Solução omnichannel da Danone para logística

A implementação do Easy WMS ─ e seus módulos Multi Carrier Shipping and Supply Chain Analytics─ ajudou a Danone a se beneficiar de uma cadeia de suprimentos ágil, flexível e capaz de se adaptar às mudanças

Solução omnichannel da Danone para logística

Transcrição vídeo

A apenas 25 km de Madrid, no município de Valdemoro, está localizado um dos centros de distribuição de Danone, multinacional do setor alimentício presente em mais de 130 países.

Este centro de 4.000 m2 foi projetado para armazenar os produtos alimentícios especializados de Danone, ou seja, infantil e médico.

É um armazém omnichannel, uma vez que gerencia pedidos que são enviados para atacado, varejo e clientes que adquiriram os produtos através da página web. Possui uma operação de trabalho complexa e um grande número de referências.

Mecalux se encarregou de otimizar a operação do armazém existente instalando o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, capaz de aumentar a produtividade do trabalhador e controlar o estoque.

O armazém está dividido em três áreas:

  • Um armazém autoportante com empilhadeira trilateral e uma área de picking para produtos especiais e delicados.
  • Na área de picking, os operadores preparam os pedidos diretamente dos paletes localizados no nível inferior das estantes. Por ter os produtos de reserva em cima, a reposição é muito rápida.
  • A última área é a de produtos especiais e delicados, principalmente para hospitais e farmácias. Estes tipos de produtos requerem um acompanhamento meticuloso para garantir sua rastreabilidade em toda a cadeia logística. Por este motivo, esses pedidos devem conter etiqueta azul do Ministério da Saúde nas caixas em que a composição dos produtos é especificada detalhadamente.

O WMS intervém em todas as operações: recepção de mercadorias, atribuição de localização, preparação de pedidos e expedição. Além disso, garante a rastreabilidade dos produtos, desde a entrada no armazém até à entrega aos clientes.

Os operadores identificam cada artigo conforme ele chega ao armazém com o auxílio de terminais de radiofrequência. Por meio destes terminais, eles recebem as ordens e confirmam que foram finalizadas.

É um sistema muito ágil que facilita o trabalho dos operadores e, como resultado, seu desempenho é muito superior.

Uma vez efetuadas as recepções, os operadores armazenam a mercadoria seguindo as instruções do WMS.

A distribuição é baseada na rotatividade. Os produtos de maior demanda são depositados diretamente na área de picking, enquanto os demais ficam nas estantes administradas com empilhadeira trilateral.

Ao ter todos os produtos identificados, Easy WMS controla o estado do estoque em tempo real bem como a sua localização, informação vital para poder melhorar os processos e, se necessário, bloquear a saída de determinados lotes de produtos.

Assim como na entrada de mercadoria, Easy WMS otimiza o trabalho dos operadores na preparação dos pedidos. Por um lado, informa quais produtos devem ser retirados das estantes e em que quantidade e, por outro, otimiza seus percursos.

O WMS também calcula o número de caixas que compõem cada pedido e gera uma etiqueta para cada uma das caixas.

Para o correto gerenciamento dos pedidos online, foi instalado o módulo Software para gestão da expedição logística, desenvolvido pela Mecalux, para que o WMS possa comunicar com as principais agências de transporte que distribuem este tipo de pedidos.

Easy WMS funciona na modalidade SaaS, com servidores de alto desempenho na nuvem, o que garante um comportamento adaptado ao volume de operações do negócio.

Easy WMS também permite a consulta e análise de todos os dados gerados através do módulo Supply Chain Business Intelligence.

Outra particularidade deste centro é que são utilizados paletes alugados a outra empresa, pelo que a empresa deve manter um registo de todos os seus movimentos. Por ter cada palete identificado, Easy WMS pode transmitir estas informações para a empresa com facilidade.

A implementação do WMS ajudou a Danone a se beneficiar de uma cadeia de suprimentos ágil, flexível e capaz de se adaptar às mudanças. Assim, pode operar de forma eficiente em um mercado competitivo como o de atual.