Nupik Internacional, uma referência em logística ativa

Um armazém totalmente automatizado que, em uma área de 8.000 m2, pode atender aos picos de pedidos gerados pelas demandas sazonais.

Nupik Internacional, uma referência em logística ativa

Transcrição vídeo

A Nupik Internacional, empresa líder na fabricação de vasilhames descartáveis, centralizou cinco de seus armazéns na sede de Polinyà, Barcelona.

Um armazém totalmente automatizado que, em uma área de 8.000 m2, pode atender aos picos de pedidos gerados pelas demandas sazonais.

O novo armazém automatizado, projetado pela Mecalux, é formado por um edifício destinado à armazenagem, expedição e preparação dos pedidos.

Junto a ele, há um armazém autoportante com uma altura suficientemente elevada para permitir uma capacidade total de armazenamento de 28.000 paletes.

Os processos de armazenagem, entradas e expedição são completamente automatizados e otimizados graças ao software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux, que permite um controle de inventário permanente e uma total rastreabilidade das mercadorias.

As entradas de mercadorias no armazém podem ser feitas de forma automática ou manual.

Na área de expedição, foi alocada uma zona para as entradas manuais ou automáticas de paletes de outros centros de produção ou manipulação.

Um túnel serve de comunicação entre as linhas de produção e o armazém, através de um sistema de transporte automático que permite um fluxo contínuo de paletes. Esse sistema é bidirecional, pois também permite levar as mercadorias para a zona de produção.

Seis elevadores conectam com grande fluidez e eficácia os diversos níveis dos armazéns, o centro de produção e a área de expedição.

Os paletes são agrupados nos transportadores de acumulação e se deslocam automaticamente até o ponto de identificação e controle.

Um scanner faz a leitura, e o software de armazéns Easy seleciona onde ele será posicionado.

Se necessário, o palete é envolvido, para evitar movimentos imprevistos da carga.

O posto de identificação de entrada mede, pesa e verifica o perfeito estado de cada palete.

Dentro da instalação, os paletes podem ter diversos destinos: a área de armazenamento, a área de preparação de pedidos, ou diretamente para a expedição.

O armazém automático da Nupik é atendido por transelevadores de fundo duplo e transelevadores com Radio-Shuttle, que utilizam a tecnologia mais avançada.

Na área de armazenagem de fundo duplo foram instalados cinco transelevadores que alocam os paletes com destino à área de preparação de pedidos e as referências com média rotação.

Os garfos telescópicos são capazes de colocar e recolher a carga situada em uma segunda profundidade.

As entradas e saídas do material podem ser executadas em um mesmo movimento; dessa forma, são cumpridos os 229 ciclos combinados por hora.

O armazém automático também possui 3 transelevadores com Radio-Shuttle que permitem a armazenagem de um grande número de paletes conforme a referência, e também os paletes expedidos completos. Esse sistema de armazenagem aproveita o máximo de espaço disponível.

Os transelevadores erguem a mercadoria, deslocando-a longitudinalmente e, dessa forma, melhoram os tempos de posicionamento e coleta.

O Radio-Shuttle move os paletes da posição inicial até a posição determinada pelo sistema de gestão Easy WMS.

Com o uso do Radio-Shuttle, é possível reduzir o tempo de manobra de cada operação e é aplicado o sistema LIFO, onde o último palete que entra é o primeiro que sai.

Um corredor de comunicação entre as áreas integra fisicamente os diversos setores: produção, plataforma de preparação de pedidos e área de armazenamento.

Na área de preparação dos pedidos, eles são feitos de forma automática e manual, podendo chegar a preparar até 32 pedidos simultaneamente.

Na área central, são acumulados os paletes que serão manipulados pelo robô conforme as necessidades dos próximos pedidos.

O monitor indica quais serão as camadas que serão liberadas, e o operário corta o filme protetor.

Posteriormente, o robô, ou a lançadeira, coloca os paletes vazios nas posições de preparação.

O robô antropomórfico pode preparar três pedidos simultaneamente e é capaz de manipular até 150 camadas/hora, o que equivale a mais de 1.000 caixas/hora.

O software de gestão Easy WMS otimiza a capacidade de empilhamento e o sequenciamento das cargas, ganhando-se assim eficácia, economizando tempo e reduzindo os custos.

Alguns pedidos são realizados de forma semiautomática; o robô inicia sua preparação e a lançadeira transporta o palete até o operário, para que ele possa preenchê-lo.

A preparação manual de pedidos é composta por duas plataformas com 16 postos de preparação que permitem a manipulação de inúmeras referências de forma rápida e fácil.

Esse processo é sempre orientado por indicações visuais interativas.

Existem sistemas de segurança que garantem a proteção e a integridade do pessoal que trabalha na instalação.

As lançadeiras retiram os pedidos preparados e os transportam para a área de envolvimento dos paletes.

A mercadoria é envolvida em um ritmo de mais de 70 paletes por hora.

Finalmente, os paletes são etiquetados e transportados através dos elevadores até a área de expedição para serem despachados.

Os paletes completos que não passam pela área de preparação de pedidos são etiquetados na área de expedição.

Todos os paletes chegam a essa área e são transportados até uma lançadeira dupla, que os depositam nos canais dinâmicos, possibilitando agrupá-los e fazer o sequenciamento da mercadoria.

O software de gestão Easy WMS agrupa a mercadoria por rotaeiro, veículo, cliente, ordem de entrega ou outras características.

Esse armazém automático é uma solução tecnológica de alto nível que permite à Nupik oferecer um serviço rápido aos seus clientes e consolidar sua expansão internacional.

 

UMA REFERÊNCIA EM LOGÍSTICA ATIVA