SAM Outillage: uma ferramenta produtiva

A SAM pode entregar aos seus clientes até 10.000 referências em apenas 24 horas

SAM Outillage: uma ferramenta produtiva

Transcrição vídeo

SAM Outillage é uma empresa francesa centenária dedicada à fabricação e comercialização de ferramentas manuais utilizadas principalmente na manutenção, revisão e reparação para os setores da indústria e automotivo. 

Devido ao crescimento de vendas experimentado nos últimos anos, a empresa reorganizou os 6.000 m2 de seu armazém para aproveitar ao máximo o espaço e otimizar todas as operações de picking. 

Didier Denizot, Diretor de Logística / SAM Outillage
Escolhemos a Mecalux por 5 razões principais:

  • a primeira, porque se comportou como um parceiro e não apenas como um simples fornecedor;
  • a segunda, por ter sido capaz de definir conjuntamente uma solução que satisfaça perfeitamente nossas necessidades;
  • a terceira, porque a linha automática que projetamos em conjunto nos permite gerenciar 85% do fluxo total de nossa logística.
  • toda a operação está organizada em torno do armazém automático de caixa, que ocupa uma área inferior a 25% de todo o centro logístico.
  • e, finalmente, a instalação que projetamos em conjunto corresponde absolutamente ao nosso objetivo de um rápido retorno do investimento. 

A solução que a Mecalux implementou combina um armazém automático de caixas para peças pequenas com estantes para paletes. 

O armazém automático de caixas miniload está formado por tres corredores com estantes de profundidade dupla em cada lado. 

Sua capacidade de armazenamento é de 19.448 caixas. 

ARMAZÉM AUTOMÁTICO 

Todas as operações de preparação e consolidação de pedidos são realizadas na parte frontal e nas laterais do armazém automático, onde um circuito de transportadores move as caixas a uma velocidade de 45 m/min, garantindo um fluxo contínuo entre as diferentes áreas de trabalho. Aqui também são realizadas duas operações fundamentais para SAM: a criação de kits – lotes de ferramentas ou maletas preparadas sob medida para cada cliente – e a preparação de outros pedidos, sejam kits ou ferramentas avulsas. 

O armazém automático foi projetado especificamente para melhorar estas duas operações seguindo o critério "produto ao homem". Os operadores permanecem nos locais de trabalho à medida que os transelevadores e os transportadores de caixa trazem a mercadoria de que precisam. 

PREPARAÇÃO DE KITS

Na parte frontal do armazém estão duas estações de preparação de kits. 

Cada um deles é composto por uma mesa de trabalho ampla o suficiente para os operadores classificarem as ferramentas e colocá-las dentro das maletas rapidamente. 

Aqui também é gravado o logotipo do cliente mediante solicitação.  

PREPARAÇÃO DE PEDIDOS 

Na parte lateral do armazém automático de caixas, 3 estações de picking foram instaladas. 

Os operadores podem preparar pedidos diretamente em caixas ou em paletes. 

À esquerda, os pedidos são compostos por 4 caixas correspondentes a 4 pedidos diferentes. A parte direita é reservada para pedidos maiores, em paletes. Os pedidos são preparados com o material contido nas caixas que chegam do armazém automático. 

As estações de picking incorporam dispositivos luminosos put-to-light, que garantem a máxima eficácia do picking. Os visores mostram o número exato de produtos que o operador deve depositar em cada caixa para completar o pedido. Em seguida, o operador pressiona o botão para confirmar que a tarefa está completa. 

Candice Aubert, gerente de logística
Em cada estação de preparação do pedido, 9 pedidos podem ser preparados simultaneamente e com segurança: 4 caixas, 4 envelopes e um palete. 

CONSOLIDAÇÃO E EXPEDIÇÃO 

Depois que os pedidos são concluídos, eles são direcionados para a àrea de consolidação. 

Lá o conteúdo é verificado, o peso é verificado e é inserida na caixa, a documentação de cada pedido. 

Dois operadores são responsáveis por paletizar os pedidos para posterior expedição. 

SISTEMA EASY WMS 

EASY WMS é o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux que gerencia o armazém automático. 

Didier Denizot, Diretor de Logística
A transformação experimentada pela SAM Outillage nos últimos anos consolida nossa empresa como uma inovadora fabricante francesa em seu setor. 

Com a nova instalação, a SAM Outillage conseguiu otimizar seus processos logísticos, aumentando a produtividade e a capacidade de armazenamento graças a um armazém moderno e produtivo.