Uma instalação de picking com transportadores para gestionar a venda online

A Mecalux colaborou na implantação desta solução, contribuindo com toda a sua experiência na instalação de mezaninos

Uma instalação de picking com transportadores para gestionar a venda online

Transcrição vídeo

A tecnologia, a inovação constante e o serviço de atendimento ao cliente são algumas das chaves para o sucesso das empresas ecommerce.

O comércio eletrônico elimina as fronteiras, enquanto que garante a rapidez do processo de compra, e tudo isso com o melhor preço. Uma oportunidade que não passou despercebida para três jovens franceses que em 2006 decidiram abrir sua própria loja virtual. Assim nasceu a SPARTOO, empresa de venda pela Internet de calçado, bolsas e roupa líder na Europa.

Atualmente, a SPARTOO fatura 250 milhões de euros. Sua loja virtual oferece aos clientes um extenso catálogo que permite escolher entre mais de 3.500 marcas e 300.000 referências que incluem calçado, acessórios de moda e prêt à porter.

Por trás de uma empresa com tais características, há um armazém com uma grande capacidade de armazenamento, acesso direto a cada produto e, sobretudo, um sistema de preparação de pedidos flexível e adequado ao seu negócio.

A Mecalux colaborou na implantação desta solução, contribuindo com toda a sua experiência na instalação de mezaninos.

Quando começamos a pensar em nosso projeto logístico, o qual tem uma importância crucial para nossa empresa, esperávamos contar com o apoio de uma empresa parceira que fosse mundialmente reconhecida e com uma vasta experiência para nos acompanhar e guiar, especialmente no que se refere à implementação de um e-commerce. Portanto, após fazer a licitação do projeto, nos inclinamos de forma natural e rápida pela Mecalux, pois contava com todos esses requisitos, além de nos oferecer a possibilidade de visitar outras infraestruturas muito semelhantes em relação às que queríamos o que nos permitiu ter uma ideia mais próxima da realidade. Ou seja, tudo fluiu de uma forma muito natural, assinamos o contrato rapidamente e começamos a trabalhar juntos.

STÉPHANE BULLIOD, Diretor-Geral da SPARTOO

Com uma superfície de 23.000 m², o armazém possui dois espaços interligados por um grande circuito fechado de transportadores e uma área de classificação, consolidação e expedição de pedidos.

O primeiro armazém destina-se às operações que ocupam mais da metade da superfície do armazém, as quais são realizadas no nível do solo. Nessa área foi instalada uma plataforma de três andares mais o térreo, além de um sistema de transportadores que permite organizar e preparar os pedidos.

O circuito de transportadores atravessa cada um dos andares pela sua parte central. As estantes, por sua vez, foram colocadas nas laterais. A transferência da mercadoria entre os andares é feita através de elevadores situados nas extremidades do circuito.

O armazém 1 conta com uma capacidade de armazenamento que permite depositar 400.000 peças de roupa, bolsas e complementos. O calçado é depositado em módulos de 3 níveis de 2,5 m de largura enquanto os artigos têxteis e os complementos são armazenados em módulos de 4 e 7 níveis.

O circuito de transportadores une as duas áreas e interliga os diferentes andares. Estas têm um total de 32 postos de picking para que os operadores possam preparar os pedidos.

Tal área se distingue por sua imponente plataforma de 3 andares, mais o térreo, que permite multiplicar por 4 a superfície útil. Dessa forma é possível aproveitar toda a altura para maximizar o espaço disponível e obter uma maior capacidade de armazenamento, ou seja, pode conter até 800.000 pares de sapatos armazenados em um mesmo espaço.

A preparação dos pedidos ocorre em uma área de picking que funciona de acordo com o princípio «homem ao produto»: é o operador quem se desloca para as localizações onde estão colocados os artigos que compõem os pedidos.

O método de picking utilizado é por ondas, portanto, são extraídos vários artigos da mesma referência em um mesmo percurso, o que permite limitar o tempo de deslocamento dos operadores.

O picking é realizado mediante caixas de pedidos com um único artigo ou caixas de pedidos com vários artigos. Quando o operador finaliza a tarefa em sua área, coloca as caixas no transportador central. A seguir, as caixas são selecionadas na área de expedição e os pedidos são novamente agrupados.

Finalmente, as caixas chegam aos postos de classificação, onde os operadores selecionam os artigos e preparam os pacotes que serão enviados aos clientes, com o packing list e a correspondente etiqueta de envio.

Depois os pedidos são transferidos para a área de pré-cargas onde são classificados de acordo com a rota de expedição.

A política empresarial da SPARTOO determina que todos os pedidos realizados pelos seus clientes antes das 17h00 devem ser enviados no mesmo dia. Para enfrentar tal exigência, era necessário contar com uma solução de picking suficientemente eficaz para poder organizar e expedir até 20.000 pedidos por dia.

A reposição dos produtos nas estantes é feita durante a manhã nos momentos de pouca atividade e diretamente a partir do transportador de recebimento para suas correspondentes localizações.

A instalação possui detectores de fumaça e aspersores distribuídos estrategicamente no interior das estantes. Para sua colocação, foram consideradas as dimensões das cargas e o tipo de mercadoria armazenada.

As estantes possuem prateleiras aramadas, o que garante uma excelente ventilação, assim como uma perfeita circulação da água. O mesmo ocorre com uma parte do solo, cujo piso é vazado para permitir a evacuação de fumaça em caso de incêndio.

A solução da Mecalux nos permite enfrentar o futuro com tranquilidade, pois, além de nos proporcionar uma grande capacidade de armazenamento também é uma solução escalável. O que significa que não precisamos construir desde já plataformas sobre toda a superfície de armazenamento, pois isso poderá ser feito de forma gradual. Ou seja, já começamos a construir uma pequena parte de 4.000 metros quadrados, logo faremos uma segunda parte de 1.800 metros e ainda assim vai restar capacidade para 3 vezes 2.500 metros quadrados até chegarmos à superfície completa do espaço existente. Desde o início foi pensado para ser assim, ou seja, para que fosse escalável até a conclusão completa de sua construção em um prazo de 10 anos.

STÉPHANE BULLIOD, Diretor-Geral da SPARTOO

Com a participação de outros fornecedores, a Mecalux equipou a SPARTOO com uma parte do conjunto de soluções logísticas presentes na instalação, que poderão evoluir de acordo com o futuro desenvolvimento da empresa.

A instalação de estantes de picking com passarelas, que compõem quatro andares com diferentes disposições e dimensões, se adaptam às necessidades de armazenagem de cada produto distribuído pela empresa.

Um sistema de preparação de pedidos rápido e eficaz para um armazém pensado e criado para acompanhar e apoiar a expansão da SPARTOO.