Entrevista com Dejan Šeruga, CEO Carglass na Eslovênia

27 mar 2023
Dejan Šeruga, diretor geral de Carglass na Eslovênia

“A digitalização nos proporciona um controle exato dos processos logísticos no armazém”

Sobre a Carglass

Fundada em 1897 na Cidade do Cabo (África do Sul), Carglass é uma empresa do Grupo Belron que se dedica à reparação, substituição e recalibração de para-brisas de veículos de qualquer marca, modelo ou ano de fabricação. Em Celje (Eslovênia), a empresa digitalizou seu armazém central de 600 m² com o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux para controlar suas 8.000 referências e otimizar todas as operações.

Mecalux entrevista Dejan Šeruga, diretor geral de Carglass na Eslovênia, para conversar como a digitalização tem ajudado a empresa de reparação de para-brisas de veículos a otimizar sua cadeia de fornecimento.

  • Por que decidiu digitalizar o armazém da Carglass?

    Precisávamos de uma ferramenta que nos oferecesse o controle absoluto do estoque e nos informasse sobre a localização exata dos para-brisas do carro no armazém. Nosso principal problema era que não sabíamos onde os para-brisas do carro estavam depositados, por isso era difícil localizá-los e rastreá-los. Além disso, o número de referências não parava de crescer e começamos a ter impedimentos para controlar todas elas. Quando recebíamos um pedido, os operadores tinham de percorrer o armazém à procura do material e era complicado porque temos mais de 10.000 artigos em estoque. Imagine a dificuldade que tiveram para encontrar o artigo que precisavam, ainda mais quando os para-brisas são muito parecidos e difíceis de distinguir.

  • Como era a logística da Carglass antes de introduzir a digitalização?

    Antes cometíamos erros devido ao gerenciamento manual da mercadoria. Outra desvantagem era que a ausência de qualquer um dos operadores poderia causar atrasos no serviço. Em geral, nossa forma de trabalhar era muito rudimentar. Por exemplo, quando uma oficina nos enviava pedidos por e-mail, a equipe do armazém imprimia notas de entrega especificando os artigos a serem localizados nas estantes. Concluídas os pedidos, os operadores incluíam no software de gestão empresarial ERP quais para-brisas eles coletaram para comunicar sua remessa às oficinas. O risco de errar era muito alto, então sabíamos que era uma forma inviável de trabalhar a longo prazo. Assim que o número de referências e pedidos começou a aumentar, percebemos que tínhamos de abandonar o gerenciamento manual de mercadorias.

    A eliminação de erros é uma das principais vantagens que obtivemos graças à digitalização da nossa logística
  • Como foi o processo de digitalização do armazém?

    Foi um dos maiores projetos que a Carglass Eslovênia realizou nos últimos anos. Desde o início, ficou claro que queríamos contar com o apoio e assessoria de um parceiro que tivesse o conhecimento necessário e experiência comprovada no setor. Escolhemos a Špica porque é um dos principais fornecedores de soluções tecnológicas para a cadeia de abastecimento do nosso país e, além disso, possui uma equipe de especialistas altamente qualificados e com excelentes referências. A empresa se dedicou totalmente a resolver nosso problema e juntos encontramos o sistema de gerenciamento mais conveniente para a Carglass: Easy WMS da Mecalux.

  • Que melhorias experimentaram com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS?

    Agora o trabalho é muito mais fácil. Easy WMS da Mecalux gerencia todas as operações, desde o recebimento e o armazenamento da mercadoria, até a preparação e expedição dos pedidos. O trabalho é muito preciso porque o sistema orienta e informa qual para-brisa de carro é solicitado. Por exemplo, se no armazém tivermos dez para-brisas com o mesmo tipo de vidro, o software calculará a rota ideal para o operador ir até o mais próximo. Outra das melhorias que temos experimentado é a redução do tempo de execução das operações. Nossos funcionários não perdem mais tempo em visitas desnecessárias ao armazém procurando para-brisas de carros. Os operadores encontram os artigos rapidamente e assim que um cliente solicita um para-brisa, é expedida o mais rápido possível. Antes de digitalizar logística, o risco de errar era muito alto. Isso agora não acontece mais, o que resulta na satisfação do cliente.

  • Carglass digitaliza seu armazém na Eslovênia com o software Easy WMS da Mecalux
    “Sem o sistema de gerenciamento de armazém, nossa expansão não seria possível”

    Como o Easy WMS tem contribuído para minimizar erros na preparação de pedidos?

    Enviando instruções muito precisas aos operadores. Os trabalhadores são equipados com terminais de radiofrequência onde recebem instruções do software. Em comparação com nosso sistema de trabalho anterior, os operadores agora são muito mais rápidos e conscientes na execução de qualquer tarefa. Digamos que um trabalhador pegue o para-brisa errado. Ao digitalizá-lo, o Easy WMS notificará que você cometeu um erro. Também evitamos erros graças a sermos integrado com nosso ERP, Easy WMS indica automaticamente a localização de cada para-brisa. A eliminação de erros é uma das principais vantagens que obtivemos graças à digitalização da nossa logística.

  • Que outras vantagens, a digitalização trouxe para o seu negócio?

    Aproveitamos a digitalização do nosso armazém central para tomar uma série de decisões destinadas a melhorar o resto dos armazéns. Maximizamos o espaço disponível, priorizando a ordem e a limpeza. Também optamos por armazenar apenas o estoque essencial para atender nossos clientes, treinar continuamente nossos operadores e renovar nossa frota de empilhadeiras. Como resultado, nossas operações são muito mais tranquilas e a satisfação do cliente aumentou.

  • Como será a logística da Carglass no futuro?

    Com processos otimizados. Afinal, somos uma empresa voltada para o cliente e nossa prioridade é solucionar suas necessidades com eficiência. Estamos a implementar medidas que esperamos que nos ajudem a prestar um melhor serviço aos nossos clientes. Por exemplo, queremos minimizar os processos de armazém. Propomos ter operações cada vez mais curtas para poder realizá-las mais rapidamente.

  • E como pensa que a digitalização ajudará a impulsionar o crescimento dos negócios?

    A digitalização sempre nos ajudou a crescer. Antes, podia acontecer de um cliente chegar em uma loja e o para-brisa solicitado não estar lá quando fosse buscá-lo. Frequentemente, nossos operadores percebiam no último minuto que o para-brisa não estava lá e, claro, os clientes ficavam chateados. Isso nos obrigava a fazer um novo pedido. No entanto, agora não sofremos mais com esses erros. O software de gerenciamento coleta dados sobre os processos logísticos e, com estas informações, analisamos diferentes cenários e aplicamos melhorias estratégicas. A verdade é que começamos com quatro oficinas, mas agora temos doze. Para os próximos anos, planejamos abrir mais. Sem o sistema de gerenciamento de armazém, nossa expansão não seria possível.