Armazéns automatizados são um exemplo de transformação digital em logística

A transformação digital na logística

02 out 2020

O rápido avanço da logística 4.0 está impulsionando a transformação digital na logística das empresas, cada vez mais global. No entanto, a digitalização das operações do armazém não traça um caminho livre de obstáculos.

Em nosso artigo, analisamos em que consiste esse novo paradigma e quais mudanças estão causando na organização dos processos logísticos. Falaremos sobre as tecnologias que estão participando da evolução em direção a um armazém hiperconectado com o restante dos elos da supply chain.

O que significa a transformação digital em logística?

O conceito de transformação digital refere-se à implementação de novas tecnologias em todas as áreas de uma empresa para melhorar sua eficiência. Dessa forma, a transformação digital em logística representa a integração de novas capacidades digitais em áreas como armazenagem, separação de pedidos ou transporte, entre outras.

A digitalização de todos os setores de uma empresa é uma tendência que continuará no futuro e está gradualmente penetrando nos principais setores econômicos, embora a uma taxa desigual. Segundo um estudo da consultoria americana McKinsey, as empresas estão priorizando o uso de novas tecnologias em sua estratégia de marketing (49% estão fazendo isso) e em seus produtos e serviços (21%). Apenas 2% dos entrevistados reconhecem que estão implementando iniciativas de transformação digital na cadeia de suprimentos.

No entanto, isso não é algo que o setor ignore. De acordo com uma pesquisa da Forbes Insights, 65% dos gerentes de logística estão cientes que precisam renovar seu modelo de negócio se quiserem sobreviver na era digital.

O software de gerenciamento de armazém é um exemplo de tecnologia que facilita a transformação digital em logística

O software de gerenciamento de armazém é um exemplo de tecnologia que facilita a transformação digital em logística

Tecnologia que torna possível a transformação digital no armazém

A tecnologia visa alcançar uma gestão automatizada e inteligente da documentação de uma empresa, a organização de seus procedimentos ou fluxos de trabalho, entre outros.

Entretanto, é impossível dissociar os processos de transformação digital das tecnologias que formam o núcleo da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Através da contextualização, revisamos as principais tecnologias ligadas à transformação digital no gerenciamento de armazém:

  • Armazenamento de dados na nuvem: mais e mais soluções de software de gerenciamento de armazém estão disponíveis no modo SaaS (Software as a Service, na nuvem), em oposição à instalação tradicional on-premise (nos servidores locais da empresa ). Essa tecnologia reduz o investimento inicial necessário na implementação de um WMS, pois é pago um aluguel mensal pela licença, em vez de adquirir toda a infraestrutura técnica.
  • Dispositivos de IoT (Internet of Things): a tecnologia de IoT (Internet das coisas) aplicada ao armazém está intimamente relacionada aos diferentes sensores que capturam informações do mundo físico e as despejam em bancos de dados digitais. Exemplos disso são etiquetas RFID e detectores de movimento integrados em sistemas automáticos, como transelevadores ou transportadores para paletes.
  • Robótica: nas operações intralogísticas, máquinas e sistemas automáticos coexistem com os operadores na execução de suas tarefas. Por exemplo, os Pallet Shuttles economizam viagens das empilhadeiras e os carros inteligentes, em combinação com o pick-to-light, permitem uma coleta mais precisa do pick-to-cart.
  • Inteligência artificial em logística: a inteligência artificial tornou possível a análise massiva de dados de diferentes áreas da cadeia de suprimentos. Por exemplo, essa interpretação das informações permite o cálculo avançado das previsões de demanda (demand forecasting), ao mesmo tempo, em que facilita o gerenciamento das referências no armazém ou a otimização da última milha logística.
  • Simulação de ambientes com gêmeos digitais (digital twins): essa tecnologia é muito útil ao projetar um armazém ou ao aplicar alterações em seu layout. De fato, é possível testar a operação da nova organização, em um ambiente digital, antes de mudar a maneira de operar na realidade. Já implementada em alguns WMS, como o Easy WMS da Mecalux, a aplicação de gêmeos digitais reduz a margem de erro e alcança a melhoria contínua do processo.

Estas são algumas das principais tendências que irão revolucionar o funcionamento do armazém a curto prazo. Mesmo assim, surgem periodicamente novas tecnologias e novos conhecimentos que podem trazer eficiência aos processos logísticos, portanto, não é uma lista fechada.

Estratégias de transformação digital: como aplicá-las na logística?

Todas as iniciativas de transformação digital em logística devem considerar a situação específica de cada empresa, considerando as dificuldades que enfrenta, as oportunidades que possui em seu setor e os objetivos que define. Portanto, é conveniente ir passo a passo:

1 - Estabelecer um ponto de partida e definir objetivos: a análise inicial deve abordar o estado atual das áreas mais afetadas pela transformação digital na logística. Por exemplo, a gestão de documentos (abandonar definitivamente o uso de papel), software e hardware disponíveis, organização de processos, etc. Esse estudo será a base necessária para definir os objetivos do projeto de transformação digital.

2- Garantir a rápida aprovação dos orçamentos: com prioridades claras, a burocracia interna da empresa não pode ser um impedimento para a realização dos investimentos em tecnologia necessários à transformação digital.

3 - Confiança no talento 4.0: a empresa deve apostar em trabalhadores com treinamento especializado no gerenciamento da cadeia de suprimentos, mas também em habilidades avançadas no campo de software e digitalização.

4 - Alcançar a melhoria contínua: nos processos logísticos é essencial analisar cada etapa e medir seus resultados (KPI) para tomar decisões que aumentem a eficiência.

Nesse sentido, existem empresas que já lançaram com sucesso seus projetos de digitalização no armazém. Indicamos dois casos que servem de exemplo de transformação digital na logística em diferentes níveis: o gerenciamento inteligente do armazém Rent a Book, graças à implementação de um WMS e a automação do centro de logística da BH Bikes, usando um miniload e transelevadores para paletes.

O picking to cart é um exemplo de transformação digital em logística, pois agiliza a preparação de pedidos
O picking to cart é um exemplo de transformação digital em logística, pois agiliza a preparação de pedidos

Uma vantagem competitiva no presente e uma obrigação para os armazéns do futuro

Um dos erros comuns é ver a digitalização como um objetivo em si, quando, na realidade, é o caminho para alcançar uma gestão empresarial e logística mais eficiente. De fato, de acordo com a pesquisa da Deloitte, Industry 4.0 investment, o motor da transformação digital em metade das empresas é a melhoria da produtividade, seguida de perto pela pressão da concorrência e pelas exigências dos clientes.

O segredo não é investir em sistemas mais atraentes ou revolucionários, mas estudar em profundidade as necessidades da empresa e avaliar o retorno que cada inovação terá.

Na Mecalux, temos uma equipe de profissionais preparados para implementar a tecnologia necessária para que sua empresa cumpra os padrões do setor 4.0. Se você deseja que nossa ajuda experiência na transformação digital de suas instalações e processos, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: