Pallet Shuttle

Pallet Shuttle

Sistema de armazenamento compacto semiautomático de alto desempenho em que um carro motorizado deposita e extrai paletes do interior das estantes.

O produto

A evolução dos sistemas compactos para paletes: mais capacidade, maior velocidade e melhor desempenho

O Pallet Shuttle é um sistema de armazenamento semiautomático de alta densidade em que um carro com motor elétrico se desloca sobre trilhos no interior dos canais de armazenamento para fazer a carga e descarga dos paletes. O processo é controlado por um operador, que introduz o shuttle na estante com uma empilhadeira e passa a controlá-lo através de um tablet.

Graças ao Shuttle para paletes, é possível obter uma maior capacidade de armazenamento, aumentar o fluxo de entradas e saídas e ampliar o número de referências armazenáveis em comparação com outras soluções compactas, como as estantes drive-in. O sistema também está disponível em uma versão completamente automatizada através de transelevadores ou lançadeiras.

O sistema Pallet Shuttle aproveita ao máximo a superfície e aumenta a capacidade de armazenamento

Vantagens do sistema Pallet Shuttle

  • Economia de tempo e aumento da produtividade: o carro executa as ordens com rapidez e a empilhadeira opera no corredor, sem penetrar nas estantes, o que reduz o tempo de carga e descarga e aumenta o número de ciclos/hora.
  • Economia de espaço: os canais de armazenamento podem superar os 60 m de profundidade e as folgas entre níveis são mínimas, o que aumenta a capacidade de armazenamento.
  • Economia de custos: o excelente aproveitamento do espaço permite reduzir a superfície edificada, com a consequente economia em custos de solo, e em câmaras frias favorece a redução da superfície a refrigerar e, portanto, o consumo energético.
  • Inúmeras referências: o agrupamento de referências por canais, ao invés de corredores completos, possibilita uma maior diversificação do armazém.
  • Compatível com LIFO e FIFO: as operações podem ser realizadas de acordo com as estratégias de gerenciamento de carga LIFO (Last In, First Out) ou FIFO (First In, First Out).
  • Facilidade de uso: todas as funções do sistema são ativadas a partir do tablet de controle, equipado com uma interface de usuário muito intuitiva.
  • Segurança: como as empilhadeiras não circulam no interior das estantes, a estrutura metálica não sofre danos, reduzindo de forma significativa o risco de acidentes.

Em comparação com outras soluções de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle é um sistema mais rápido, ágil e seguro

Maheso
Francisco Echegoyan Gerente de armazém
Maheso
(Dos Hermanas, Espanha)

Aplicações do Pallet Shuttle

Para empresas que precisam de máxima compactação e alto desempenho

O Shuttle para paletes é a solução de armazenagem perfeita para aumentar a produtividade em armazéns onde é necessário ampliar consideravelmente a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, facilitar e dinamizar as operações de carga e descarga das mercadorias.

O Pallet Shuttle da Mecalux é recomendado para armazéns com muitos paletes por referência

Armazéns com muitos paletes por referência

O Pallet Shuttle é adequado para gerenciar uma grande quantidade de paletes por referência. Cada canal pode acomodar uma referência diferente.

O Pallet Shuttle é recomendado para armazéns com entrada e saída em massa de mercadoria

Armazéns com entradas e saídas em massa

Agiliza significativamente o processo de depositar e coletar paletes em empresas com uma rotatividade intensiva de referências muito homogêneas.

O Pallet Shuttle permite economizar no custo energético das câmaras frias

Câmaras frias

Graças à otimização do espaço, o volume a ser refrigerado se reduz, o que se traduz em uma significativa economia em custos energéticos.

O Pallet Shuttle agiliza as expedições em armazéns cuja demanda da mercadoria é sazonal

Armazéns com mercadoria de demanda sazonal

Ao dinamizar as expedições, permite dar uma resposta rápida aos picos de demanda concentrados em curtos períodos de tempo.

O Pallet Shuttle é a solução perfeita para equipar um buffer de armazém

Buffer de armazém

É o sistema ideal para o armazenamento temporário de mercadorias, por exemplo em fábricas.

O sistema Pallet Shuttle pode resolver os problemas de espaço

Armazéns com necessidade de otimizar o espaço

Sua estrutura compacta favorece o máximo aproveitamento da superfície disponível, especialmente em profundidade.

Como funciona o sistema Pallet Shuttle

Solução semiautomática onde intervêm o carro satélite, a empilhadeira e o operador

Com o auxílio de uma empilhadeira, o carro shuttle é introduzido na entrada do canal e, em seguida, o palete é colocado sobre os trilhos, por cima do carro. Posteriormente, o carro transporta o palete para a primeira localização livre e o deposita. Um operador emite as ordens ao carro a partir de um tablet.

Testemunhos

Nicopan

Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle da Mecalux porque nos permitiu lidar com o forte ritmo de atividade de nosso negócio.

Nicolás Espigares Diretor
Nicopan
(Atarfe, Espanha)
Coca-Cola Refrescos Bandeirantes

O Pallet Shuttle nos oferece uma maior produtividade porque o carro motorizado se encarrega de transferir automaticamente os paletes no interior dos canais. Os operadores se adaptaram rapidamente e, desde o primeiro dia, percebo que o trabalho é realizado com maior rapidez e segurança.

Alisson Ferreira Gerente de Planejamento e Operações Logísticas
Coca-Cola Refrescos Bandeirantes
(Trindade, Brasil)
Bayer

Escolhemos o sistema Pallet Shuttle semiautomático porque era a solução ideal para melhorar o desempenho de nossa atividade diária. Graças a essa solução, ganhamos capacidade de armazenamento, eficiência para armazenar e expedir os paletes, assim como melhoramos a segurança de nossos operadores.

Thomas Prunel Gerente de armazém
Bayer
(Trèbes, França)
Frío Dock

Através do Pallet Shuttle conseguimos aumentar as localizações de armazenamento, reduzir o tempo de carga e descarga da mercadoria e economizar nas tarefas de manutenção das estantes e empilhadeiras.

Ezequiel Mulhall Gerente
Frío Dock
(Tortuguitas, Argentina)
Katoen Natie

O sistema Pallet Shuttle diminuiu significativamente o tempo de manuseio da mercadoria. Além disso, reduziu o risco de acidentes, uma vez que evita que as empilhadeiras retráteis entrem no interior dos corredores de armazenamento.

Giacomo Alberto Mongini Chefe de projetos
Katoen Natie
(Rivalta Scrivia, Itália)
Huijbregts Groep

Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle e com o software que controla os carros. Desde sua instalação, o armazém nos proporciona excelentes resultados.

Erik van den Nieuwelaar Gerente de inovação
Huijbregts Groep
(Helmond, Países Baixos)

Casos práticos

SaarGummi

Pallet Shuttle semiautomático no armazém da SaarGummi Ibérica em Madrid

A SaarGummi, empresa produtora de borracha, renovou seu centro de distribuição em Madrid para atender melhor todos os seus clientes localizados na península ibérica. Para essa renovação, implementou o sistema Pallet Shuttle semiautomático que proporciona capacidade e agilidade às operações. Ler mais

SaarGummi

SLVA (Société Laitière des Volcans d'Auvergne)

O fabricante lácteo SLVA consegue manipular e armazenar mais de 7.400 paletes com nove carros Pallet Shuttle em canais de até 20 m de profundidade

Caso prático sistema Pallet Shuttle armazém de SLVA na França desenvolvido pela Mecalux. Ler mais

SLVA (Société Laitière des Volcans d'Auvergne)

Aceites Toledo

Um armazém de garrafas com o sistema Pallet Shuttle semiautomático

Caso prático de um armazém de garrafas de azeite com o sistema Pallet Shuttle, que proporciona grande capacidade de armazenamento e uma alta produtividade. Ler mais

Aceites Toledo

Rockwool Peninsular

Sistema Pallet Shuttle para mercadoria muito volumosa

A Rockwool Peninsular precisava armazenar um produto volumoso em paletes de 1.000 x 2.400 mm. Por isso, a Mecalux equipou o armazém com estantes compactas. Ler mais

Rockwool Peninsular

Croix-Rouge

Pallet Shuttle semiautomático no armazém da Croix Rouge na França

Recentemente, a Croix-Rouge insertion – Logistique renovou um de seus centros de distribuição em Pantin (França) com o sistema Pallet Shuttle semiautomático da Mecalux. A instalação tem capacidade para receber 2.322 paletes com gêneros alimentícios de primeira necessidade para ajudar muitas famílias. Ler mais

Croix-Rouge
Ver mais casos práticos

Configurações de armazém com o sistema Pallet Shuttle

Diferentes possibilidades de distribuição para encontrar a melhor solução para as necessidades logísticas da empresa

A escolha do tipo de configuração a implementar depende de certos fatores condicionantes, tais como as dimensões do armazém, o número de referências, a capacidade de armazenamento necessária, o sistema de gerenciamento da carga ou os fluxos de mercadoria precisos.

Componentes do Pallet Shuttle

O sistema de armazenamento Pallet Shuttle é composto por um ou vários carros satélite, pelo bloco de estantes para o shuttle, pelo tablet de controle e por uma série de elementos de segurança que protegem a integridade dos operadores, da mercadoria e do conjunto estrutural.

O carro é o elemento central dessa solução de armazenagem. Move-se de forma mecânica e autônoma graças a diversos componentes eletrônicos (PLC, baterias, antenas, sensores, etc.). Além disso, possui diferentes dispositivos de segurança destinados a evitar incidentes.

A estante do shuttle é uma estrutura compacta especialmente projetada para a circulação segura e fluida do carro satélite em seu interior. Possui um conjunto de trilhos ao longo dos quais o carro se move e sobre os quais os paletes se apoiam.

Além dos diferentes dispositivos de segurança incluídos no carro satélite, o sistema Pallet Shuttle da Mecalux também possui um conjunto de complementos que contribuem para reforçar a segurança dos operadores e da mercadoria cumprindo o regulamento em vigor.

Plataforma de elevação

Plataforma de elevação

Localizada na superfície superior, levanta o palete para transportá-lo pelo canal. O contato com o palete é realizado sobre os ressaltos laterais.

Rodas de deslocamento

Rodas de deslocamento

As quatro rodas principais estão apoiadas na base do trilho tornando possível o deslocamento do carro. Estão localizadas sob a plataforma de elevação.

Rodas de contraste

Rodas de contraste

Estas pequenas quatro rodas entram em contato com a parte lateral do trilho e guiam o carro em sentido longitudinal. Dessa forma se consegue um movimento suave e seguro.

PLC embarcado

PLC embarcado

O PLC é o principal processador do Pallet Shuttle: interpreta as ordens, executa os movimentos do carro e recebe as informações dos sensores.

Antena

Antena

Permite que o carro receba, por Wi-Fi, as ordens transmitidas pelo tablet de controle do operador.

Bateria

Bateria

O carro funciona com baterias de lítio que fornecem uma autonomia de até 10 horas à plena capacidade, em função das condições de temperatura e carga.

Compartimento para bateria

Compartimento para bateria

A bateria está alojada em um compartimento localizado na parte superior, de fácil acesso, o que simplifica e agiliza sua extração. Pode voltar a ser carregada no próprio compartimento ou em uma estação externa.

Sistema de bloqueio carro-empilhadeira

Sistema de bloqueio carro-empilhadeira

Eletroímãs localizados na base do carro que reforçam sua fixação sobre os garfos da empilhadeira e evitam que se mova durante seu manuseio.

Detectores de paletes embarcados

Detectores de paletes embarcados

Quatro sensores a laser verticais, localizados na parte superior do carro, contribuem para o correto posicionamento do palete.

Detectores de paletes no canal

Detectores de paletes no canal

Sensores por ultrassom que detectam a posição do último palete depositado no canal.

Leitores de fim de percurso no canal

Leitores de fim de percurso no canal

Sensores que permitem que o carro satélite determine a distância que o separa do final de percurso no canal de armazenamento.

Batentes de carro

Batentes de carro

Situados nas extremidades da parte frontal do carro para amortecer o contato com a estante no final do canal.

Botão Liga/Desliga

Botão Liga/Desliga

Botão que permite ligar e desligar o carro. Fica verde quando o carro está ligado e vermelho quando está desligado.

Indicador de falha

Indicador de falha

Comunica o status do carro. A luz vermelha fixa indica que o equipamento está pronto para trabalhar e a luz vermelha a piscar indica que existe algum erro ou avaria.

Indicador de status da bateria

Indicador de status da bateria

Seu objetivo é indicar que o status de carga da bateria é fraco. Quando piscar, a bateria deve ser substituída ou carregada.

Para-choque de segurança e antiesmagamento

Para-choque de segurança e antiesmagamento

Elemento localizado na parte frontal e traseira do carro que previne possíveis prensamentos ou esmagamentos. Atua interrompendo a potência por simples contato.

Botão de emergência

Botão de emergência

Botão que garante a parada imediata do carro. Seu uso é fundamental antes da realização de qualquer tarefa de manutenção.

Sensor de posicionamento

Sensor de posicionamento

Facilita a operação de introduzir e centralizar o carro no canal. Bastante útil em estantes de muita altura.

Estação de carga

Estação de carga

Equipamento de carga com um compartimento que serve para ligar as baterias através de um encaixe simples e que também inclui um cabo para carregar o carro sem necessidade de retirar a bateria.

Estrutura de carga

Estrutura de carga

Independente em relação à estrutura da estante, serve para armazenar os carros e, ao mesmo tempo, carregar as baterias (a partir do próprio carro ou de sua extração).

Longarinas e pilares

Longarinas e pilares

A estante é uma estrutura de longarinas, pilares e trilhos que compõe os canais de armazenamento por onde se move o carro satélite e nos quais os paletes são depositados.

Trilhos

Trilhos

Cada canal de armazenamento tem dois trilhos com dois níveis de apoio: um inferior, por onde o carro se desloca, e outro superior, sobre o qual o palete se apoia.

Suportes exteriores de trilho

Suportes exteriores de trilho

Sustentam e fixam os trilhos ao pilar exterior, ou seja, na entrada/saída de cada canal.

Suportes interiores de trilho

Suportes interiores de trilho

Fixam os trilhos às longarinas em todos os alinhamentos, exceto na entrada/saída do canal.

Batentes de final de percurso

Batentes de final de percurso

Elemento de detecção para a frenagem e parada do carro em condições de trabalho normais. Também serve como referência para o carro indicar o final de percurso.

Centralizadores de palete

Centralizadores de palete

Situados na entrada/saída dos canais de armazenamento, facilitam o posicionamento e a centralização do palete.

Proteções frontais e laterais

Proteções frontais e laterais

Indicam o limite ao qual o operador pode chegar com a empilhadeira para evitar golpear as estantes.

Fechamentos de segurança

Fechamentos de segurança

Devem ser instalados em todos os espaços abertos, ou seja, onde exista a possibilidade de ter acesso aos canais, excetuando a parte frontal da instalação, onde os canais dão para o corredor de trabalho.

Tela de proteção

Tela de proteção

Deve ser instalada em toda a altura da estante que coincida com áreas de circulação de pessoas ou de trabalho quando houver risco de queda de cargas soltas. Apenas a parte frontal está isenta de sua instalação.

Marcas pintadas no solo

Marcas pintadas no solo

Limitam a área restrita à circulação de pessoas, exceto para tarefas de manutenção. Devem ser pintadas na parte frontal das estantes.

Cartazes e pictogramas de segurança

Cartazes e pictogramas de segurança

Alertam os operadores sobre os riscos existentes e descrevem as características da instalação.

Proteção das passagens

Proteção das passagens

Quando houver corredores de passagem destinados à evacuação ou manutenção debaixo das estantes, é necessário instalar fechamentos de segurança em ambos os lados e telas na parte superior.

Proteção dos corredores de trabalho inferiores

Proteção dos corredores de trabalho inferiores

Os corredores destinados às tarefas de picking, situados debaixo das estantes, também devem ser protegidos pela parte superior com telas que evitem a queda de caixas sobre os operadores.

Funções do sistema de controle do Pallet Shuttle

Grande versatilidade operacional graças a uma ampla gama de funções

Grande versatilidade operacional graças a uma ampla gama de funções

O sistema de controle do Pallet Shuttle é o responsável por comunicar as ordens ao carro através de um tablet com conexão Wi-Fi. Trata-se de um software muito fácil de lidar, pois apresenta uma interface de usuário muito intuitiva. O tablet permite executar todas as funções e as ações de atribuição são táteis.

Catálogos

Catalog - 3 - Pallet-shuttle - pt_BR

Pallet Shuttle (catálogo)

Sistema de armazenamento compacto semiautomático de alto desempenho

Baixar
MS_Compacta+Pallet_Shuttle_BR.pdf

Manual de segurança do armazém

Funcionamento, uso, revisão e manutenção do sistema Pallet Shuttle da Mecalux

Baixar
Catalog - 3 - Easy-wms - pt_BR

Software de gerenciamento de armazém

Inovação tecnológica para armazéns eficientes

Baixar

Perguntas frequentes

O Pallet Shuttle, também conhecido como Radio Shuttle, é um sistema de armazenamento compacto semiautomático que aproveita ao máximo a superfície disponível para obter uma maior capacidade de armazenamento. É composto por um carro com motor elétrico que, controlado à distância por um operador, se desloca sobre trilhos no interior dos canais de armazenamento para depositar e coletar os paletes de forma autônoma.

O Pallet Shuttle representa uma evolução em relação aos sistemas de armazenamento compactos tradicionais. Em comparação com as estantes drive-in, por exemplo, o Pallet Shuttle permite armazenar uma maior variedade de mercadorias, pois em vez de uma única referência para todo o corredor, admite uma referência diferente para cada canal de armazenamento. Além disso, as empilhadeiras não circulam no interior das estantes com Pallet Shuttle, o que agiliza as tarefas de carga e descarga e aumenta a segurança operacional ao reduzir de forma considerável o risco de colisões e acidentes. Por outro lado, em relação às estantes push-back ou estantes dinâmicas, o Pallet Shuttle permite uma maior profundidade de canais e um melhor aproveitamento da altura do armazém, respectivamente.

Claro que sim. Dentro de um mesmo armazém podem coexistir diferentes sistemas de armazenagem (estantes convencionais, estantes drive-in, Pallet Shuttle, etc.). Uma combinação comum, por exemplo, consiste em ter uma área com estantes convencionais para armazenar uma grande variedade de referências com poucos paletes e outro setor equipado com estantes Pallet Shuttle para depositar mercadoria mais homogênea com muitos paletes por referência.

Sim, basta adicionar as longarinas e trilhos necessários para permitir a passagem do carro no interior das estantes.

O Pallet Shuttle é um sistema semiautomático no qual se destaca o carro satélite que move a carga no interior das estantes de forma automática. No entanto, exige um operador para colocar ou retirar o carro da estante, para depositar ou coletar os paletes da entrada do canal e para selecionar a partir de um tablet a operação a realizar.

Mas a Mecalux também oferece uma alternativa totalmente automatizada, o Pallet Shuttle automático. Trata-se de uma solução em que a empilhadeira é substituída por um transelevador ou um conjunto de lançadeiras que transportam o carro e o palete das posições de entrada para cada canal de armazenamento de forma totalmente autônoma. Além disso, nesse sistema, o controle de todas as operações é feito diretamente através de um software de controle.

Sim, essa é precisamente uma das suas principais vantagens. Em primeiro lugar, os operadores não precisam dirigir as empilhadeiras no interior das estantes, tal como acontece com as drive-in. Além disso, o próprio carro, que é entregue com a respectiva marcação CE, possui inúmeros dispositivos que garantem sua correta colocação dentro dos trilhos e a parada imediata caso encontre um objeto inesperado. A instalação também está dotada de fechamentos de segurança para limitar o acesso dos operadores às áreas de ação do carro motorizado e de telas antiquedas para proteger áreas de circulação ou de trabalho diante do risco de queda de cargas soltas.

Em primeiro lugar, o operador utiliza uma empilhadeira para depositar o carro na entrada do canal de armazenamento onde pretende trabalhar e, em seguida, coloca o palete sobre os trilhos do canal, exatamente acima do carro. Através do tablet de controle, o operador lança a ordem de trabalho e o carro levanta o palete levemente com o objetivo de movê-lo para a localização livre mais profunda, onde será depositado. O procedimento se repete até completar o canal. Antes de depositar um palete na última posição, o operador retira o carro. Para a coleta de paletes, o processo é realizado de forma inversa, embora, se o trabalho estiver sendo efetuado na modalidade FIFO, a descarga é feita a partir da extremidade oposta da estante.

Sim, o sistema Pallet Shuttle pode operar de acordo com a estratégia de gerenciamento de cargas FIFO (first in, first out), em que o primeiro palete armazenado é também o primeiro a ser descarregado. Para tal, devem ser disponibilizados dois corredores de trabalho, um frontal ou de carga a partir do qual os paletes são depositados e outro posterior ou de descarga para fazer a coleta da mercadoria. Dessa forma, não ocorrem interferências entre ambas as operações.

O sistema é escalável e os carros podem ser adicionados conforme necessário. A quantidade de carros recomendada é determinada em função do número de ciclos/hora necessários, assim como pela quantidade de operadores que intervenham ativamente em cada turno de trabalho. A partir de um único tablet é possível controlar até 18 carros.

Sim, mas para tal é necessário primeiro montar o meio palete ou o palete irregular sobre um palete padrão que desempenhe a função de “escravo”.

Trata-se de uma situação altamente improvável, uma vez que o carro satélite tem um indicador do status das baterias que se encarrega de avisar o operador quando o nível de carga for baixo. Se ocorrer uma descarga total da bateria e o carro ficar na cabeceira do canal, deve ser utilizada uma bateria de reposição para que o carro volte a funcionar. No entanto, se o carro ficar parado em uma localização mais profunda, se introduz um segundo carro que irá rebocá-lo utilizando para tal um gancho de resgate.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux oferece o módulo Integração WMS com Pallet Shuttle, uma funcionalidade que simplifica e agiliza o trabalho do operador ao unificar o gerenciamento do WMS e o controle do Pallet Shuttle em uma mesma tela.

Cada shuttle suporta até 1.500 kg.

O carro satélite pode atingir uma velocidade máxima de 90 m/min sem carga e de 45 m/min com carga.

A plataforma do shuttle levanta o palete em aproximadamente 2 segundos.

SIM. Por um lado, existem dois tipos de carros em função da temperatura de trabalho: aqueles que trabalham à temperatura ambiente (de +5 ºC a + 45 ºC) e os que operam com temperaturas de refrigeração e congelamento (de -30 ºC a + 5ºC). Os carros preparados para trabalhar a frio estão protegidos e calafetados para evitar a deterioração dos elementos eletrônicos.

Cada tipo de carro, por sua vez, é oferecido em três dimensões adaptadas às medidas dos paletes mais comuns. Em cada configuração a medida frontal do carro é a mesma, dado que no sistema Pallet Shuttle o palete é manuseado pelo lado mais largo (1.200 mm). O que varia é a medida do fundo, pois cada configuração corresponde a uma profundidade de palete diferente (800, 1.000 e 1.200 mm).

As baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle para seu funcionamento fornecem uma autonomia de até 10 horas à plena capacidade, de acordo com as condições de temperatura e carga.

O tempo de carga das baterias de lítio utilizadas pelo Pallet Shuttle situa-se entre 4 e 5 horas.
É recomendável ter baterias de reposição para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema.

Não há limitação técnica no que se refere à altura ou profundidade das estantes e as dimensões dependem das necessidades específicas de cada armazém. A homogeneidade da mercadoria e o número de paletes por referência determinam a profundidade dos canais. A altura, pelo contrário, é decidida em função da capacidade de elevação máxima das empilhadeiras utilizadas e da altura do armazém.

Fale com um especialista