Pallet Shuttle semiautomático no armazém da SaarGummi Ibérica em Madrid

Pallet Shuttle semiautomático no armazém da SaarGummi Ibérica em Madrid

A borracha da SaarGummi Ibérica usada na indústria da construção e automotiva se armazena no sistema Pallet Shuttle

Pallet Shuttle semiautomático no armazém da SaarGummi Ibérica em Madrid

A SaarGummi, empresa que fabrica perfis de vedação (principalmente de borracha), renovou suas instalações logísticas em Madrid com um novo bloco de estantes que utiliza o sistema Pallet Shuttle semiautomático e estantes convencionais. As duas soluções da Mecalux, que oferecem uma capacidade de armazenamento total para 853 paletes, têm em comum a agilidade proporcionada às entradas e saídas da mercadoria.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Sistema Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 520 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 6 m
    Comprimento das estantes: 19 m
    Profundidade dos canais: 11 m
    Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 333 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm e 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.600 kg
    Altura das estantes: 6 m
  • Baixar PDF

A essência da borracha

O Grupo SaarGummi fabrica e comercializa produtos de borracha que são utilizados principalmente na indústria da construção e automotiva. Um dos benefícios mais destacados da borracha é que permite selar as construções e veículos contra qualquer exposição climática.

A SaarGummi nasceu em 1947 na pequena localidade alemã de Wadern-Büschfeld, expandindo-se para a América do Norte, Europa, Brasil, Índia e China. A empresa está presente na Espanha desde 1992 e sua fábrica, desde 2005, está localizada no município de Loeches (Madrid).

Rubén Pelegrí - Supply Chain Manager da SaarGummi Ibérica
“A implementação desse sistema representou uma grande melhoria do ponto de vista da confiabilidade e monitoramento rigoroso do método FIFO, assim como otimizou a superfície de armazenamento e reduziu a mão de obra nos armazéns.”

Sistema Pallet Shuttle semiautomático

A Mecalux equipou o centro de distribuição com um bloco de estantes compactas que utiliza o sistema Pallet Shuttle semiautomático e que de acordo com Manuel Mas, responsável pelo departamento de compras da empresa, “adapta-se muito bem às nossas necessidades no momento de gerenciar as matérias-primas”. O sistema Pallet Shuttle aproveita toda a superfície disponível proporcionando uma maior capacidade de armazenamento. O armazém mede 6 m de altura, 19 m de comprimento e 11 m de profundidade. É possível armazenar um total de até 520 paletes de 1.000 x 1.200 mm com misturas de borracha que logo serão utilizadas no processo de produção. “Esse sistema conseguiu aumentar em 20% nossa capacidade de armazenamento em relação ao sistema de armazenamento que tínhamos anteriormente”, indica Mas.

Além disso, a gestão da mercadoria é muito ágil. Os operadores não têm que entrar no interior dos corredores de armazenamento, uma vez que é o carro que desloca os paletes de forma automática. De acordo com Manuel Mas, “melhoramos a produtividade de nosso armazém graças à diminuição de uma grande parte dos movimentos da mercadoria”.

Os paletes são introduzidos por um dos lados do bloco de estantes e extraídos pelo lado oposto, que coincide com as linhas de produção. Isso significa que a mercadoria é gerenciada de acordo com o método FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro palete a entrar é o primeiro a sair.

“Essa solução representou um avanço na gestão de nossas matérias-primas reduzindo a frequência de erros”, explica o responsável por compras da SaarGummi.

Manuel Mas - Responsável pelo departamento de compras da SaarGummi Ibérica
“Embora sempre seja difícil implantar um sistema de armazenamento completamente novo, os operadores já se adaptaram ao funcionamento do Pallet Shuttle, por isso estamos satisfeitos com o controle do estoque proporcionado por essa solução”.

Estantes para paletes

A Mecalux também instalou estantes convencionais de 6 m de altura com uma capacidade de armazenamento para 333 paletes.

A escolha desse sistema se deve à sua adaptabilidade para qualquer tipo de carga, peso e volume variáveis. As estantes destinam-se à matéria-prima necessária no processo de produção, assim como fitas e papelão para embalar a mercadoria.

O acesso direto proporciona igualmente uma grande agilidade no momento de gerenciar a mercadoria para abastecer a fábrica com a maior rapidez possível.

Benefícios para a SaarGummi

  • Aproveitamento do espaço: em uma superfície de 209 m2 e considerando o sistema que a SaarGummi tinha anteriormente, o bloco de estantes com o sistema Pallet Shuttle aumentou a capacidade de armazenamento em 20%.
  • Gestão correta da mercadoria: os produtos são gerenciados de acordo com o método FIFO, entram nos canais por um lado e saem pelo oposto, garantindo assim uma rotatividade perfeita.
  • Alta produtividade: tanto o sistema Pallet Shuttle quanto as estantes convencionais permitem gerenciar a mercadoria com agilidade para que o fluxo de entradas e saídas seja constante.
Sistema Pallet Shuttle
Capacidade de armazenamento: 520 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 6 m
Comprimento das estantes: 19 m
Profundidade dos canais: 11 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento