A aliança entre armazenamento compacto e Pallet Shuttle permite operar com mercadorias volumosas

Armazenagem compacta e Pallet Shuttle: uma combinação vencedora

19 fev 2020

Os desafios mais comuns aos armazéns atuais são: a necessidade de aumentar capacidade de armazenagem utilizando mesmo espaço e a exigência de movimentos de mercadorias mais rápidos e eficazes.

A armazenagem compacta permite maximizar o espaço disponível, porém como otimizar a movimentação e conseguir deslocamentos mais velozes e com menos erros? Existe uma estratégia que é a predileta de muitas empresas: a combinação entre os sistemas de armazenagem compactos e os carros motorizados Pallet Shuttle (em sua versão semiautomática ou completamente automatizada).

Vantagens da combinação entre estantes compactas e Pallet Shuttle:

  • As estantes compactas aumentam a capacidade de armazenagem de paletes ao trabalhar com canais em profundidade, eliminando o espaço destinado aos corredores.
  • A instalação do Pallet Shuttle junto a sistemas compactos diminui o número de movimentos manuais.
  • Os carros satélite (Pallet Shuttle) garantem uma rotatividade de estoque rápida seguindo os critérios estabelecidos FIFO ou LIFO.
  • A versatilidade de ambos os sistemas faz com que sejam adaptáveis a qualquer tipo de instalação: armazéns frigoríficos, armazéns de mercadorias perigosas, armazéns de produtos volumosos, entre outros.

Instalações que utilizam armazenagem compacta e Pallet Shuttle

A combinação da armazenagem compacta com Pallet Shuttle foi pensada para empresas que contam com um alto volume de paletes por referência e uma elevada atividade de carga e descarga. Confira como funciona o sistema no vídeo abaixo:

A seguir, vamos analisar projetos desenvolvidos pela Mecalux onde esses sistemas são protagonistas:

- O armazém da Hemosa, exemplo de Pallet Shuttle automático e estantes compactas

A empresa Hemosa, dedicada ao fornecimento de produtos elaborados de carne suína, automatizou seu armazém com temperatura controlada graças à ajuda da Mecalux.

O projeto para a Hemosa abrangia a instalação de sistemas compactos de dois tipos: estantes dinâmicas com roletes e armazenagem compacta combinadas com Pallet Shuttle e um transelevador de paletes.

A versão automática do Pallet Shuttle utiliza o transelevador como equipamento de transporte ao longo do corredor central. Ao parar no canal indicado, o carro satélite entra em busca do palete indicado. Tudo isso é controlado pelo Sistema de Gerenciamento de Armazéns Easy WMS, que otimiza os percursos para conseguir a máxima agilidade e eficiência.

Representação de sistemas de armazenagem compacta e Pallet Shuttle automático
Representação de sistemas de armazenagem compacta e Pallet Shuttle automático

Graças à seleção adequada dos diferentes tipos de estantes junto aos sistemas automáticos e o software Easy WMS, o armazém da Hemosa conseguiu a capacidade desejada (mais de 1 000 paletes) e aumentou a produtividade global.

- A versatilidade do Pallet Shuttle semiautomático através dos armazéns da Didactic e Rockwool

Pallet Shuttle no setor da saúde: o projeto da Didactic

O crescimento da empresa Didactic, fabricante francesa de instrumentos médicos para diagnósticos, colocou à prova a capacidade operacional de seu armazém. Antes, equipado com estantes para paletes convencionais da Mecalux, as instalações precisavam melhorar seu espaço de armazenamento disponível, mas sem que esse novo layout comprometesse o grande fluxo contínuo das entradas e saídas.

A solução proporcionada pela Mecalux para a Didactic consistiu na instalação de estantes compactas auxiliadas pelo Pallet Shuttle semiautomático. Cada bloco de estantes conta com características adaptadas ao tipo de estoque e à sua rotatividade. O carro satélite deposita ou coleta os paletes dentro de cada canal. O operador manuseia os movimentos a partir de um tablet, sem necessidade de descer da empilhadeira.

Um operador controla o carro Pallet Shuttle semiautomático a partir da empilhadeira
Um operador controla o carro Pallet Shuttle semiautomático a partir da empilhadeira

Rockwool, o sistema Pallet Shuttle sob medida para mercadorias volumosas

O projeto da empresa Rockwool é um exemplo claro da versatilidade da armazenagem compacta com Pallet Shuttle. A Rockwool fornece lã de rocha, material utilizado para fabricar isolamentos em edifícios.

O tipo de produto armazenado pela Rockwool é muito volumoso e manuseado em paletes de 1 000 x 2 400 mm com um peso de 200 kg. Essa particularidade além de complicar o movimento das cargas também representa um desafio para o espaço de armazenamento nas instalações.

A Mecalux determinou como solução adaptar os sistemas de armazenagem compactos ajustando a largura dos canais e automatizou os movimentos dentro das estantes graças ao Pallet Shuttle semiautomático.

Se quiser saber se a opção ideal para seu armazém é a aliança entre armazenagem compacta e Pallet Shuttle, não hesite em entrar em contato conosco, um especialista da Mecalux analisará seu caso específico.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: