A rotatividade de estoque afeta a atividade no armazém

Giro de estoque: o que é e como afeta o armazém?

17 fev 2020

O giro ou rotatividade do estoque refere-se ao número de vezes necessários para repor o estoque do armazém em um determinado período de tempo, normalmente um ano. Conhecer esse índice na empresa é de vital importância, pois ajuda a controlar os riscos associados a uma gestão deficiente do estoque. Como se calcula a rotatividade ou giro de estoque? O que implica contar com um giro de estoque alto ou baixo?

Definição de giro de estoque aplicado ao armazém

O giro do estoque também pode ser entendido como a quantidade de vezes que um artigo passa por todo o processo do negócio: é vendido, sai do armazém e é cobrado durante um tempo determinado. Dessa forma, a empresa recupera o investimento inicial que fez ao adquiri-lo e ganha o lucro associado.

Em geral, os altos valores de rotatividade de estoque indicam que a empresa é mais eficiente e mais rentável, pois é um indicador que mostra a eficácia da cadeia de suprimentos.

Como se calcula o giro de estoque de cada produto?

A fórmula utilizada para calcular a taxa de rotatividade de estoque é um quociente entre o valor das referências vendidas (a preço de custo, não a receita) e o valor médio de estoque. O resultado mostra o número de vezes que o estoque é renovado no tempo que determinarmos (se os dados forem anuais, será ao longo do ano).

Taxa de rotatividade = Valor das referências vendidas/ Valor médio de estoque

Por exemplo, se saírem 30 000 reais em produtos por ano a preço de custo e nosso valor médio de estoque for de 10 000 reais, a taxa é três. Isso significa que nossas mercadorias são renovadas três vezes por ano.

Se a taxa for de 360, se venderiam todos os produtos todos os dias do ano (considerando aqui um ano comercial de 360 dias), chegando à inalcançável situação de ter um inventário inexistente com custo zero. Quanto mais distante o valor estiver de um, maior será a rotatividade de estoque da empresa.

A partir da taxa de rotatividade de estoque é possível encontrar o período médio de armazenagem, que mostra a cada quantos dias os produtos armazenados são repostos. Para isso, é preciso dividir os dias (360) ou meses (12) pelo índice de giro de estoque. Seguindo o exemplo anterior, o período médio de armazenamento de nosso estoque seria de quatro meses (120 dias, ao dividir 360 por 3).

Finalmente, uma vez calculada a taxa de giro de nosso armazém, em função do valor podemos enfrentar duas situações:

1. Giro de estoque alto

Geralmente consiste em um indicador positivo, pois reflete vendas efervescentes. Por exemplo, a indústria da moda ou o setor da alimentação contam com altos índices de giro de estoque, pois são produtos que são renovados com muita frequência.

No entanto, trabalhar com um índice de giro muito alto significa que o inventário está em constante movimento e isso acarreta fluxos de trabalho mais complexos no armazém. Por isso, os custos de gestão também são mais elevados (ligados ao manuseio de mercadorias, preparação de pedidos…). Além disso, é conveniente estar atento à margem de estoque de segurança para que não ocorram as indesejadas quebras de estoque.

2. Giro de estoque baixo

Se o giro de estoque for baixo e os produtos demoram para serem repostos, isso pode traduzir-se em um volume de estoque excessivo. A manutenção do estoque parado envolve maiores custos de armazenagem e, consequentemente, o risco de os artigos ficarem obsoletos.

Para evitar o excesso de estoque no armazém, muitas empresas optam por implementar estratégias comerciais como ofertas, vendas flash ou liquidações de estoque. Em outros setores manufatureiros ou industriais, é tolerável manter uma rotatividade de estoque mais baixa. Por exemplo, um carro não fica obsoleto após estar um mês armazenado.

De qualquer forma, convém encontrar um ponto de equilíbrio: o giro de estoque ideal deverá aproximar-se do tempo mínimo necessário para repor os produtos vendidos. É essencial que um artigo não permaneça no armazém mais tempo do que o necessário.

Esse exemplo de layout mostra as diferentes áreas de um armazém em função do giro de estoque.
Esse exemplo de layout mostra as diferentes áreas de um armazém em função do giro de estoque.

Impacto do giro de estoque no armazém

O giro de estoque afeta o funcionamento do armazém e determina:

Em suma, o giro de estoque permite avaliar a capacidade de armazenagem necessária nas instalações, os fluxos esperados de entradas e saídas, e ajuda a planejar com eficácia a atividade do armazém.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: