O Lean Six Sigma é um método de trabalho utilizado por empresas que buscam a excelência operacional

A metodologia 'Lean Six Sigma' e sua aplicação em logística

16 jul 2025

Existem diferentes técnicas e ferramentas que permitem melhorar os sistemas de produção e garantir a qualidade dos produtos e serviços reduzindo os erros. Uma das mais famosas é o Six Sigma (também conhecido como 6σ, 6 Sigma ou Seis Sigma).

O que é ‘Lean Six Sigma’ e qual sua função?

O Six Sigma é um método de trabalho utilizado pelas empresas que desejam aplicar a melhoria contínua em seus processos para alcançar a excelência operacional. O foco dessa metodologia lean é o controle de qualidade e seu nome refere-se ao conceito estatístico do desvio padrão. O objetivo do Lean Seis Sigma é conseguir trabalhar de uma forma tão eficiente que as falhas possam ser reduzidas no máximo até 3,4 por cada milhão de unidades produzidas ou gerenciadas. Isso significa que uma distância de seis vezes o desvio padrão é mantida entre a média do processo e os limites de especificação.

Esse sistema, que deu seus primeiros passos na Motorola nos anos oitenta, é utilizado por empresas dos setores manufatureiro, saúde, finanças e serviços industriais para aumentar a satisfação de seus clientes, reduzir custos e maximizar o lucro. Os programas de certificação Lean Seis Sigma organizam suas classificações em faixas que vão da cor branca à preta, da mesma forma que ocorre nas artes marciais.

Qual é a relação entre a metodologia 'lean' e o 'Six Sigma'?

A metodologia de melhoria contínua Lean Seis Sigma e a filosofia lean logistics compartilham objetivos comuns. Se o Six Sigma pretende reduzir erros, o conceito lean, que tenta obter" mais com menos", ambiciona atingir a eficiência através da simplificação dos processos de produção.

As semelhanças que ambos os estilos apresentam hibridizaram em uma nova metodologia denominada Lean Six Sigma. Portanto, enquanto a abordagem lean otimiza os processos ao melhorar os fluxos de trabalho, o Lean Seis Sigma enfatiza a análise de dados como uma ferramenta para identificar e eliminar as causas dos potenciais problemas. O método Six Sigma também pode recordar outras técnicas como o ciclo de Deming ou PDCA.

O Lean Seis Sigma segue as cinco fases DMAIC: definir, medir, analisar, melhorar e controlar
O Lean Seis Sigma segue as cinco fases DMAIC: definir, medir, analisar, melhorar e controlar

DMAIC: as cinco fases do 'Lean Six Sigma' em produção

As cinco fases necessárias para implementar esse programa com sucesso correspondem à DMAIC, as iniciais dos verbos definir, medir, analisar, melhorar e controlar (do inglês Define, Measure, Analyze, Improve and Control):

  1. Definir (Define). Trata-se de esclarecer o que o cliente necessita, quais são seus requisitos de qualidade, o escopo do projeto e a equipe que o executará.
  2. Medir (Measure). Para verificar em que consiste o problema a ser resolvido, são identificadas e medidas todas as variáveis relacionadas ao mesmo.
  3. Analisar (Analyze). Uma vez compilados os dados, estes são interpretados com o objetivo de compreender a origem do problema.
  4. Melhorar (Improve). São implementadas soluções para corrigir e prevenir o surgimento de defeitos e otimizar processos.
  5. Controlar (Control). Finalmente, os resultados são monitorados para verificar se os objetivos foram atingidos.

Tipos de metodologia 'Six Sigma': DMAIC e DMADV

Além do sistema DMAIC, há outra submetodologia Seis Sigma que também tem cinco fases: DMADV, do inglês Define, Measure, Analyze, Design e Verify (definir, medir, analisar, projetar e verificar). Se o DMAIC é utilizado com processos ou produtos que já são oferecidos aos clientes, a metodologia DMADV é útil para aqueles que ainda não existem. As três primeiras siglas, definir, medir e analisar, são comuns, mas as duas últimas, projetar e verificar, respondem a objetivos diferentes:

  1. Definir (Define). Nessa fase, se estabelecem as necessidades do cliente, os padrões de qualidade, o escopo do projeto e quem fará parte da equipe.
  2. Medir (Measure). Para entender bem o problema, se identificam e quantificam todos os fatores que o afetam.
  3. Analisar (Analyze). Com os dados em mãos, se buscam as causas profundas do problema a resolver.
  4. Projetar (Design). É fundamental basear-se nos parâmetros identificados durante as fases anteriores para atingir os objetivos estabelecidos.
  5. Verificar (Verify). Consiste em comprovar se o processo está sendo desenvolvido de acordo com o planejado.
A metodologia Six Sigma visa que os processos atinjam uma eficácia de 99,99966%
A metodologia Six Sigma visa que os processos atinjam uma eficácia de 99,99966%

Usos e benefícios do 'Lean Seis Sigma'

O conceito Seis Sigma e os cinco passos que ele propõe para organizar o trabalho proporcionam inúmeras vantagens para as empresas que o adotam:

  • Maior eficiência. A metodologia Seis Sigma pretende atingir uma eficácia de 99,99966%, ou seja, apenas 3,4 produtos de cada milhão chegam ao cliente com algum defeito.
  • Controle das atividades. Ao estabelecer variáveis para medir o que ocorre na empresa, essa metodologia faz um acompanhamento dos processos da empresa em prol da excelência.
  • Aumento da produtividade. Envolver todas as áreas do negócio na busca da melhoria contínua pode impulsionar o desempenho de vários departamentos.
  • Resolução de problemas estruturais. São identificadas áreas de melhoria e implementadas soluções para superar possíveis falhas.

Exemplos de 'Seis Sigma'

Há várias formas de aplicar o modelo Seis Sigma em uma empresa de logística para melhorar seu funcionamento. Uma delas consiste em tentar reduzir o tempo de resposta às solicitações ou reclamações dos usuários.

Assim, recomenda-se registrar as reclamações apresentadas pelos clientes, analisá-las e identificar quanto tempo demora para serem resolvidas. Para tal, podem ser colocadas em uma tabela e categorizadas, incluindo também a origem do problema. Após esses dados serem compilados, é fácil determinar quais são as principais falhas e áreas de melhoria.

As empresas dedicadas ao comércio e à distribuição também podem conseguir um controle e otimização de todos os seus processos e recursos do armazém através do uso de um software de gerenciamento. Por exemplo, o Easy WMS, o sistema de gerenciamento de armazém da Mecalux, garante a rastreabilidade total dos produtos em tempo real para reduzir erros e aumentar a produtividade.

Melhore a eficiência de seu armazém com a Mecalux

Na Mecalux impulsionamos a ordem e a eficiência das operações de qualquer tipo de armazém com sistemas de armazenagem, instalações automáticas e programas. Também trabalhamos junto aos nossos clientes para personalizar o sistema de gerenciamento de armazém que resolve as necessidades específicas de cada empresa. Caso deseje potencializar sua cadeia de suprimentos, não hesite em entrar em contato conosco, podemos ajudá-lo a otimizar sua logística.