
O que é inteligência aumentada? Exemplos e benefícios
A inteligência aumentada é uma tendência que aproveita o poder da IA ao realizar tarefas rotineiras e analisar grandes volumes de dados, permitindo que os humanos foquem na criatividade, adaptabilidade e intuição para fomentar a inovação nos negócios.
O que é inteligência aumentada?
A empresa de consultoria norte-americana Gartner oferece a seguinte definição de inteligência aumentada: uma combinação entre humanos e inteligência artificial que visa "potencializar o desempenho cognitivo e facilitar o aprendizado, a tomada de decisão e a geração de novas experiências".
Essa tendência surge a partir da percepção generalizada da inteligência artificial como uma tecnologia fria, que elimina a inteligência humana do processo de tomada de decisão e que poderia, inclusive, substituí-la. Nada poderia estar mais distante da realidade. A IA é especialmente útil para aumentar a produtividade em tarefas repetitivas, por isso, foi integrada dentro dos armazéns através de soluções como robôs de picking, veículos de condução autônoma ou sistemas de planejamento de demanda.
A inteligência aumentada aproveita a IA para auxiliar os humanos em seu trabalho em vez de substituí-los. Segundo um estudo da Prairie Vie University A&M University (Texas, Estados Unidos), setores que geram uma grande quantidade de dados, como a área do direito, da saúde ou da agricultura, são pioneiros na aplicação nessa tecnologia. Por quê? Porque a inteligência aumentada pretende criar processos novos e automatizados desenvolvidos para impulsionar 20% das atividades que, devido à sua complexidade ou natureza, não foram automatizados até agora porque exigem avaliação e criatividade humana.
Exemplos de inteligência artificial aumentada
Vejamos alguns exemplos de inteligência aumentada: no campo da medicina, pode ser aplicada para fazer diagnósticos em pacientes com sintomas complexos. A IA analisa milhões de registros e sugere possíveis diagnósticos baseados em dados semelhantes, no entanto é um profissional quem interpreta os resultados a partir do histórico do paciente para tomar a decisão final com empatia e critério humano: uma combinação que potencializa a precisão e o atendimento personalizado.
E no âmbito empresarial? Imaginemos um cenário em que uma empresa deve lançar um novo produto no mercado. A IA pode analisar tendências, o comportamento dos consumidores e os dados da concorrência para identificar oportunidades e riscos. Contudo, os líderes empresariais, com sua visão estratégica e criativa, decidem como posicionar o produto, sintonizar com o consumidor e adaptar a estratégia baseando-se em fatores humanos e culturais que nenhuma máquina pode interpretar completamente. Essa colaboração entre a IA e as pessoas facilita uma tomada de decisão mais informada e uma execução mais inovadora, combinando o poder da análise de dados com o critério humano para alcançar o sucesso.

Como funciona a inteligência aumentada?
A inteligência aumentada segue uma cadência de cinco funções que lhe permite aprender sob a influência humana:
- Compreensão (understanding). Os sistemas recebem dados, os desmembram e extraem significados que a IA "entende" identificando padrões, relações e estruturas.
- Interpretação (interpretation). Novos dados são inseridos e o sistema utiliza os antigos (ou seja, seu conhecimento prévio) para interpretar essas informações.
- Raciocínio (reasoning). O sistema produz resultados baseando-se nos dados interpretados. A IA gera conclusões, previsões ou recomendações a partir dessa análise.
- Aprendizagem (learn). Nesse ponto, os humanos intervêm retroalimentando os resultados. Caso sejam incorretos ou precisem de ajustes, o sistema será atualizado e aprimorado. Essa etapa permite que a IA evolua a partir da experiência e da interação com os humanos.
- Garantia (assure). Garante a segurança dos sistemas e que estejam em conformidade com as regulamentações através da utilização de tecnologias como blockchain ou ferramentas de IA para auditoria e validação.
Qual a diferença entre IA e inteligência aumentada?
A inteligência artificial e a aumentada possuem duas abordagens diferentes, mas perseguem o mesmo objetivo. Enquanto a primeira procura realizar tarefas de forma autônoma, a aumentada foi desenvolvida para trabalhar ao lado dos humanos visando complementar suas habilidades.
A IA opera sem intervenção humana, no entanto, a inteligência aumentada foi desenvolvida para complementar e enriquecer as capacidades cognitivas e funcionais das pessoas. A IA realiza tarefas repetitivas e mecânicas, em contraposição à inteligência aumentada, e sua especialidade é auxiliar os usuários na realização de suas atividades com maior eficiência.
A diferença entre IA e inteligência aumentada é que a IA automatiza tarefas que exigem inteligência humana, enquanto a inteligência aumentada fortalece a capacidade das pessoas para escolher e agir. Os sistemas de IA tomam decisões baseadas em conjuntos de dados e regras predefinidas, enquanto a inteligência aumentada utiliza o machine learning e a análise preditiva de conjuntos de dados para otimizar os processos de raciocínio e as ações decorrentes desses avanços.
Inteligência artificial | Inteligência aumentada |
---|---|
As máquinas trabalham de forma autônoma, sem intervenção humana. | As máquinas fornecem velocidade, análise de dados e processamento, enquanto as pessoas fornecem avaliação, criatividade e tomada de decisão. |
Todo o processamento das informações é realizado unicamente com sistemas automáticos. | As máquinas processam e analisam dados, embora as decisões e resultados finais incluam o critério das pessoas. |
Os resultados podem ser imprecisos porque dependem unicamente dos dados e algoritmos através dos quais o sistema foi treinado. | Os usuários participam do processo, verificando e ajustando os resultados gerados automaticamente. |
Espera-se que as máquinas substituam ou automatizem certas tarefas e trabalhos humanos (os mais repetitivos e monótonos). | Espera-se que as máquinas, em vez de substituir as pessoas, melhorem suas capacidades e criem novas oportunidades de trabalho. |
As máquinas executam tarefas com extrema rapidez devido à sua capacidade de processamento e poder computacional. | A participação humana retarda o processo, pois as pessoas necessitam verificar, ajustar, tomar decisões ou validar os resultados gerados pelas máquinas. |
Tabela: Comparação entre inteligência artificial e inteligência aumentada.
Quais são os benefícios e aplicações da inteligência aumentada?
Na logística e na cadeia de suprimentos, a inteligência aumentada combina a eficiência da IA na análise de grandes quantidades de dados com a capacidade humana para a tomada de decisão informada. As empresas podem otimizar as operações logísticas, melhorar a previsão da demanda e gerenciar os estoques de forma mais racional. Os benefícios mais relevantes são os seguintes:
- Otimização de processos operacionais. A IA identifica padrões e oportunidades que, combinados com as capacidades humanas, ajudam a tomar decisões mais precisas que permitem prestar um serviço de qualidade aos clientes.
- Melhorar a previsão da demanda. Os responsáveis pela logística das empresas utilizam previsões de demanda geradas por IA para ajustar a produção, planejar estoques e evitar sua ruptura ou situações de excesso de estoque.
- Gerenciamento eficiente de estoques. A inteligência aumentada facilita o planejamento e o controle dos estoques. Com os dados fornecidos pela IA, as empresas podem prever as necessidades de reabastecimento, otimizar o espaço de seus armazéns e garantir a disponibilidade dos produtos.
- Maior resiliência e adaptabilidade. A análise preditiva da IA, unida à experiência humana, fortalece a resiliência e permite a adaptação das estratégias de negócio a um ambiente em constante transformação.
- Redução de custos e erros. A análise de dados da IA e a supervisão humana diminuem o número de erros em tarefas essenciais, como o planejamento da demanda e o gerenciamento dos pedidos. Portanto, não só reduz os custos associados às falhas logísticas, como também promove a eficiência e a satisfação dos clientes.

O objetivo da inteligência aumentada
A inteligência aumentada representa uma importante evolução no modo como os humanos trabalham com a tecnologia ao fazê-lo de forma conjunta. Ao aproveitar o poder da IA para realizar tarefas repetitivas e análises complexas, as pessoas focam em áreas onde se destacam: criatividade, intuição e tomada de decisões estratégicas.
A Mecalux sabe o quão importante é integrar tecnologias avançadas para otimizar processos e maximizar resultados. Caso esteja em busca de soluções tecnológicas inovadoras que potencializem o desempenho de sua empresa, entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos.