O excesso de estoque ocorre devido ao mau planejamento entre os diferentes elos da cadeia de suprimento

Excesso de estoque: estratégias para evitá-lo

18 fev 2021

O excesso de estoque é um dos problemas logísticos mais comuns em instalações de armazenagem. O excesso de estoque surge, principalmente, do mau planejamento e/ou falta coordenação entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. Mas quais são suas consequências?

Neste artigo analisamos o que é o excesso de estoque, por que é gerado, o que significa para um armazém e, acima de tudo, apresentamos três estratégias para eliminar o excesso de estoque no depósito.

O que é o excesso de estoque?

O estoque em excesso é o estado do armazém quando a matéria-prima e os produtos acabados armazenados na instalação excedem em muito a demanda. Nesse contexto, as entradas do produto superam as saídas e o armazém se torna um gargalo.

Isso ocorre em decorrência do mau planejamento ou falta de coordenação entre as áreas de vendas, logística e produção, entre outras. Um erro de excesso de estoque devido à não atribuição do giro adequado a um produto é uma falha comum em muitas empresas. Na verdade, o excesso de estoque geralmente ocorre nas instalações que fornecem ou armazenam produtos produzidos em rede. Por que é gerado um excesso de estoque?

O excesso de estoque pode ser causado por múltiplas causas, por exemplo, a sazonalidade do produto, a reputação da marca, a entrada de novos agentes no mercado ou a deterioração das condições socioeconômicas de determinado mercado.

Nesse sentido, podemos agrupar as condições que levam ao excesso de estoque em dois grandes grupos:

  • Fatores externos: originam-se de mudanças socioeconômicas alheias à atividade da empresa. Nesse caso, o armazém ainda possui o mesmo estoque marcado no planejamento logístico, mas a demanda pelo produto não é mais a mesma. Isso leva a uma situação em que o armazém deve realocar os pedidos de mercadorias que entram e saem para equilibrar a incompatibilidade. Um exemplo disso seria uma mudança na moda ou uma crise econômica.
  • Fatores internos: decorrem de erros na própria organização da empresa. Podem ser falhas de logística (má gestão de estoque) ou do departamento de vendas/compras, que errou em suas previsões de crescimento.

4 problemas causados ​​pelo excesso de estoque

Excesso de estoque no armazém pode causar um sério aumento nos custos logísticos, estas são as principais consequências:

  • Movimentos e fluxos de mercadorias ineficientes: a necessidade de armazenar mais mercadorias no armazém impede a formação de rotas eficientes de localização, extração e picking na instalação. Quanto maior o volume de itens a armazenar, mais difícil será o estabelecimento de um pedido no depósito.
  • Deterioração do estoque: um descuido no controle das entradas e saídas do armazém pode comprometer a rastreabilidade do produto. Atenção especial deve ser dada a isso em setores como a indústria farmacêutica ou alimentícia, cujos produtos são regulamentados com um prazo de validade ou de consumo preferencial. Se houver abundância de estoque de cada referência no armazém, é mais fácil que ocorram erros em operações como preparação de pedidos ou envio de itens.
  • Aumento do custo de armazenagem: excesso de estoque gera maior investimento em espaço logísticos e mais gastos com equipamentos e mão de obra para gerenciar o armazém.
  • Má reputação corporativa: um erro em qualquer operação de armazém rompe com um serviço logístico de qualidade. Consequentemente, diante do excesso de mercadoria, os operadores têm maior probabilidade de cometer erros nos pedidos, causando insatisfação e reclamações do cliente final. Isso constitui um grande risco em nossos dias, especialmente crucial devido ao aumento do e-commerce. Uma má experiência do usuário pode fazer com que os clientes busquem a concorrência.

O excesso de estoque gera menores margens de lucro para a empresa, seja por causa de uma diminuição na demanda ou diante de um aumento na oferta, a empresa deve reinvestir em instalações de armazenagem para aumentar sua capacidade. A solução, muitas vezes, não envolve a aquisição de mais metros logísticos, mas a implementação de sistemas de armazenagem convencionais ou automáticos ajustados ao fluxo de trabalho da instalação.

Um WMS é capaz de prever o estoque necessário de acordo com a demanda de cada SKU
Um WMS é capaz de prever o estoque necessário de acordo com a demanda de cada SKU

3 estratégias para aliviar o excesso de estoque

O excesso de estoque é um problema que pode ser resolvido com soluções intralogísticas que garantem a eficiência e a produtividade do armazém. Embora cada empresa tenha necessidades especiais, essas três são as principais estratégias para reduzir o excesso de estoque:

  • Warehouse Management System (WMS): uma ferramenta digital, como um sistema de gerenciamento de armazém, prevê o fornecimento preciso de estoque com base na demanda de cada SKU e em suas características. Assim, o software otimiza o fluxo de trabalho da empresa, evita o excesso de estoque de cada referência e atribui as localizações dos produtos e rotas de picking mais adequadas. Tudo isso, com o objetivo de maximizar a produtividade da instalação.
  • Sistemas de armazenagem adequados: sejam convencionais ou automáticos, a instalação deve apostar em soluções que se adaptem às reais necessidades da empresa. Por exemplo, quando a rotação do produto não é prioridade, as estantes compactas aproveitam ao máximo a capacidade de armazenagem, evitando o excesso de estoque de um determinado produto.
  • todos de trabalho otimizados: o excesso de estoque pode ser reduzido com operações como produção just-in-time ou estratégia de logística cross-docking. Em ambos os casos, o armazém não exige um grande volume de referências, já que se coordena com outras instalações para ter a matéria-prima ou o produto semiacabado no momento certo.

Excesso de estoque: um problema para o armazém

A multiplicação dos canais de venda, ou seja, omnichannel, mudou a relação bidirecional entre cliente e empresa. Hoje em dia, as organizações devem maximizar sua eficiência para se manterem competitivas em um ambiente cada vez mais complexo.

Portanto, uma das primeiras estratégias de logística que toda empresa deve especificar é como otimizar os recursos do armazém, especialmente para economizar recursos. É neste contexto de armazéns cada vez mais diversificados que as empresas têm que apostar em novas metodologias que lhes permitam ser eficientes mesmo quando não dispõem de stock de todos os seus SKUs.

Uma boa gestão dos pedidos em atraso(backordering) começa com a simplificação dos processos logísticos e a implementação de sistemas automáticos de armazenagem e ferramentas digitais, garantindo o máximo desempenho e eliminação de erros de instalação.

Na Mecalux, oferecemos soluções intralogística que garantem a produtividade dos mais diversos armazéns há mais de 50 anos. Se você estiver enfrentando excesso de estoque no seu armazém, entre em contato conosco e um consultor especializado oferecerá a melhor solução para o seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: