
O hidrogênio verde, uma energia limpa para a logística
À medida que os países de todo o mundo buscam a descarbonização para reduzir a poluição e cuidar do meio ambiente, as energias renováveis e os combustíveis verdes, como o hidrogênio verde, se tornam cada vez mais importantes.
O que é o hidrogênio verde?
O hidrogênio é um elemento químico, embora existam outros métodos, normalmente sua produção como combustível é gerada através de um processo químico conhecido como eletrólise. Nele, o hidrogênio (H₂) e o oxigênio (O₂) presentes na água (H₂O) são separados através do uso de uma corrente elétrica. Quando essa eletricidade é produzida a partir de fontes de energia renováveis, significa que se obteve hidrogênio verde. Por isso, o hidrogênio limpo é um elemento-chave para avançar rumo à descarbonização e cumprir os compromissos assumidos de neutralidade carbônica até 2050 na luta contra as mudanças climáticas.
O hidrogênio é o elemento químico mais leve de todos e o mais abundante no universo. Apesar de ser utilizado há muito tempo como matéria-prima na indústria química e metalúrgica, assim como combustível, a utilização maciça de energia do hidrogênio verde ou de baixa emissão ainda é incipiente. No entanto, de acordo com a Agência Internacional da Energia, sua produção mundial poderia quintuplicar até 2030.
Onde o hidrogênio verde pode ser utilizado?
O hidrogênio verde pode ser utilizado em vários processos industriais, assim como para produzir derivados como amônia ou metanol verde, cruciais na descarbonização da indústria pesada, fabricação de fertilizantes ou transporte marítimo. O uso do hidrogênio verde na logística está emergindo como uma alternativa sustentável, por isso cada vez mais veículos funcionam com esse tipo de combustível. Assim, os caminhões, vans e veículos comerciais constituem um meio limpo e eficiente para o transporte de mercadorias. Da mesma forma, os equipamentos de manuseio de materiais como empilhadeiras e paleteiras estão fazendo a transição para o hidrogênio verde com o objetivo de tornar o gerenciamento de armazém e os centros de distribuição um pouco mais ecológicos.
Além disso, o hidrogênio verde também é útil para armazenar o excedente de energia produzido a partir de fontes renováveis, como a solar ou a eólica, permitindo abastecer frotas de veículos ou apoiar sistemas energéticos em armazéns e centros de distribuição. Portanto, permite reforçar a eficiência e a sustentabilidade de toda a cadeia logística.

Como o hidrogênio verde é produzido?
O processo mais comum para obter esse combustível verde é semelhante ao da produção de hidrogênio. Em primeiro lugar, a eletricidade é usada para decompor a água (H₂O) em seus componentes básicos, ou seja, hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂). Essa técnica, conhecida como eletrólise, é realizada em eletrolisadores, ou seja, conjuntos de eletrodos condutores separados por uma membrana aos quais é aplicada alta voltagem e intensidade.
Como funciona o hidrogênio verde? Para que a energia resultante seja considerada limpa, a eletricidade utilizada no processo anterior deve provir de fontes renováveis. Dessa forma, se consegue que a produção não emita gases de efeito estufa. Em seguida, o hidrogênio verde é coletado e armazenado para sua posterior distribuição na forma líquida ou gasosa. Finalmente, o combustível é transferido ao seu destino final, seja uma indústria ou um posto de combustível para veículos ecologicamente corretos.
O combustível do futuro
A crescente relevância econômica do hidrogênio verde surge do consenso, cada vez mais estendido, de que essa forma de criar energia pode contribuir para a descarbonização de quase todos os setores que ainda dependem de combustíveis fósseis. Por isso, regiões como a Europa já estão promovendo iniciativas relacionadas a ele, como a fabricação de eletrolisadores mais competitivos.
No entanto, a obtenção do hidrogênio verde é mais cara em relação ao hidrogênio cinza, o mais utilizado atualmente. O mais comum deles é produzido a partir de gás natural que, embora seja barato obtê-lo, libera grandes quantidades de CO₂ na atmosfera durante o processo. No entanto, uma queda no preço das energias renováveis pode tornar o hidrogênio verde mais competitivo e econômico.
O hidrogênio verde também é diferente do hidrogênio azul, pois embora este último seja obtido de forma semelhante ao hidrogênio cinza, são aplicadas técnicas de captura, uso e armazenamento de carbono, o que permite reduzir em até 95% as emissões de CO₂ geradas durante o processo.
Uma energia limpa
Se nos perguntarmos onde está o hidrogênio na natureza, a verdade é que, embora constitua aproximadamente 75% da matéria conhecida do universo, ele não se encontra livre, mas sim combinado com outros elementos como o oxigênio. Assim é como forma moléculas de água ou, por exemplo, compostos orgânicos quando combinados com carbono. O hidrogênio verde é considerado uma energia limpa uma vez que, ao contrário do que acontece com o carvão e o petróleo, durante sua produção só emite vapor de água.

Vantagens e desvantagens do hidrogênio verde
Optar pelo hidrogênio verde como combustível para operações logísticas proporciona vários benefícios, mas também traz alguma potencial complicação:
- Ao contrário do que acontece com algumas baterias elétricas, as frotas de veículos movidas a hidrogênio verde são carregadas rapidamente. Dessa forma, as empresas podem fazer um melhor aproveitamento de suas vans e caminhões e chegar antes aos seus clientes.
- O hidrogênio verde é limpo, renovável, armazenável e transportável, pois é um elemento muito leve que pode ser comprimido e armazenado em tanques por muito tempo.
- É um combustível versátil porque pode ser transformado em eletricidade ou em combustíveis sintéticos.
- Enquanto a energia renovável for mais cara de gerar, a obtenção do hidrogênio verde também será.
- A produção de hidrogênio verde exige mais energia do que a de outros combustíveis.
- Trata-se de um elemento muito volátil e inflamável que envolve requisitos de segurança muito rigorosos para evitar possíveis vazamentos ou explosões.
Rumo a uma logística mais sustentável
A logística verde pode representar uma vantagem competitiva, por isso cada vez mais empresas integram a sustentabilidade como um pilar fundamental de sua estratégia empresarial. A automação e a digitalização do armazém promovem processos mais verdes e sustentáveis sem restringir a qualidade do serviço, por isso a Mecalux oferece um extenso leque de soluções automáticas e digitais que potencializam a logística sustentável das empresas. Entre em contato conosco, nosso especialista em armazenamento irá assessorá-lo sem compromisso sobre a melhor solução para sua empresa.