
WMS para hardware: dispositivos para otimizar o armazém
Complementar o uso de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) com hardware multiplica as possibilidades desses programas criados para potencializar a produtividade e a capacidade das instalações.
O que são os dispositivos de armazém para WMS?
Os WMS para hardware são dispositivos e equipamentos externos ou internos que permitem, a quem manuseia um sistema de gerenciamento de armazém, inserir ou extrair dados de armazenamento, comunicação ou processamento adicionais. Quando um Sistema de Gerenciamento de Armazém ou WMS (do inglês Warehouse Management System) e outro hardware trabalham juntos, os operadores podem, por exemplo, receber instruções relacionadas a aspectos como a atribuição de localizações ou o sequenciamento de tarefas através de fones de ouvido, terminais de radiofrequência ou outros aparelhos.
Assim, o WMS para hardware torna-se um aliado para receber mercadorias, localizá-las no armazém e preparar pedidos para serem expedidos. Os melhores, como o Easy WMS da Mecalux, podem ser integrados com os principais hardwares e softwares ERP do mercado. Isso facilita o manuseio de grandes quantidades de estoque e a logística das empresas é adaptada para satisfazer as exigências das estratégias omnichannel.
Qual hardware é essencial para o WMS funcionar?
Um WMS é um sistema de gerenciamento de armazém que controla a logística de uma empresa e intervém em todas as operações. Oferece uma visão global e transparente daquilo que está ocorrendo em cada ponto da cadeia de suprimentos em tempo real, no entanto, é preciso contar com alguns elementos básicos para sua implementação.
Tipo de hardware | Descrição |
---|---|
Conexão à internet | São aplicativos para Web que exigem conexão à internet. Os terminais de radiofrequência, por sua vez, podem trabalhar com Wi-Fi ou 4G. |
Terminais de radiofrequência | Um sistema de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS, faz com que as tarefas a realizar cheguem aos terminais móveis de radiofrequência dos operadores, evitando ter que receber instruções por voz ou utilizar documentos em papel. |
Impressora de etiquetas | Utilizada para obter os adesivos que serão lidos pelos leitores de radiofrequência. |
Impressora de documentos | Para gerar romaneios de carga ou packing lists do Easy WMS. |
Computador ou tablet | Embora não seja essencial, é necessário para ajustar algumas operações e recomendado aos profissionais de logística ou diretores de supply chain para supervisionar o fluxo de mercadorias e planejar suas estratégias. |
Um servidor (interno ou externo) | É preciso escolher entre a modalidade SaaS ou on-premise. No primeiro caso, é implementado em um ambiente na nuvem, enquanto no segundo, é colocado um servidor nas instalações da empresa. |
Hardware WMS para melhorar as operações no armazém
As mercadorias são descarregadas conforme vão chegando ao armazém, os operadores verificam o conteúdo de cada entrega e se a quantidade e códigos SKU estão corretos. No entanto, a contagem dos estoques e as tarefas de inspeção podem ser muito demoradas se forem realizadas de modo analógico, por isso, é melhor contar com terminais de radiofrequência.
Alguns elementos adicionais que podem simplificar ou acelerar o recebimento de produtos ao serem combinados com um sistema de gerenciamento de armazém ou WMS são as luvas leitoras de códigos de barra, que permitem identificar o estoque com maior rapidez e sem ter que usar uma mão para segurar o leitor de radiofrequência.

Quais dispositivos são essenciais para aproveitar ao máximo o potencial do WMS?
Embora não sejam necessários para o funcionamento básico de um sistema de gerenciamento de armazém, os seguintes dispositivos ajudam a multiplicar seu impacto na eficiência operacional em instalações como centros de distribuição e aceleram significativamente as operações:
- Voice picking ou picking por voz. Os sistemas de gerenciamento de armazém por voz ou voice-directed warehousing guiam os operadores nos processos de preparação de pedidos através de instruções sonoras. Dessa forma, eles podem manter as duas mãos livres para desenvolver suas funções. A sincronização com o hardware ocorre graças ao WMS e costuma ser utilizada em tarefas de recebimento, picking, armazenamento, classificação de produtos, reabastecimento, contagem de ciclos, devoluções e inclusive auditorias.
- Sistemas pick to light. Por vezes, a parte da frente das estantes dinâmicas, têm um visor numérico dotado de botões controlados através de um WMS. Quando o dispositivo é ligado, o operador é informado sobre a mercadoria que deve ser extraída desse canal enquanto a tela lhe indica quantas unidades de cada referência devem ser coletadas. Essa tecnologia é útil para preparar vários pedidos ao mesmo tempo.
- Put to light. O picking assistido put to light consiste em um conjunto de dispositivos luminosos que avisam, através de luzes LED, em qual localização deixar o estoque e a quantidade de produto a ser inserida em cada pacote ou caixa.
- Dispositivos RFID. O sistema se baseia no uso de etiquetas inteligentes que são transponders via rádio, ou seja, ao receber um sinal respondem com outro. Essas tags contêm informações do produto que podem ser lidas ao longo de toda a cadeia logística.
- Luvas leitoras. Trata-se de luvas de digitalização inteligente que permitem escanear códigos de barras de modo automático durante o processo de coleta de produtos. Assim, os operadores não precisam procurar os códigos de barras dos artigos e podem usar as duas mãos para trabalhar.
Existem outros elementos que, apesar de serem opcionais, podem ser muito úteis em alguns setores. Um exemplo são as balanças e instrumentos de medição, que também podem ser utilizados em coordenação com os sistemas de gerenciamento de armazém e proporcionam uma vantagem competitiva.
Tire o máximo partido de seu hardware com o WMS da Mecalux
A Mecalux desenvolveu o Easy WMS para melhorar o desempenho de armazéns manuais e automáticos, e centenas de clientes o utilizam diariamente em suas operações. Suas funcionalidades são vitais para o armazém, por isso uma equipe composta por mais de 400 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de software é responsável por mantê-lo sempre atualizado. Entre em contato conosco, podemos assessorá-lo sobre esta e outras soluções de armazenagem.