A importância da radiofrequência na logística do armazém

Na realização das tarefas controladas pelo WMS há um aspecto de grande importância, ou seja, a comunicação entre o sistema de gestão e os operários que devem cumprir as ordens que lhes foram atribuídas e dos quais também se recebe informações, por exemplo, quando são coletados os dados de entrada de um artigo. A radiofrequência é uma das principais formas de comunicação em um armazém.

Os operadores devem receber as instruções sobre os as tarefas a serem realizadas e a ordem em que estas devem ser executadas. Isso pode ser feito por meio de um viva voz, mediante um documento escrito (como, por exemplo, uma nota de entrega) ou através de terminais de radiofrequência (RF).

A utilização da tecnologia de radiofrequência apresenta muitas vantagens:

  • Não é necessário papel, pois as ordens chegam ao terminal informático que os operadores carregam consigo ou que são presas às máquinas de transporte. A comunicação entre o servidor informático e esses dispositivos é sem fio, mediante ondas de rádio emitidas e recebidas pelo equipamento de antenas disposto estrategicamente no armazém.
  • Através do teclado do terminal (agora também pode ser feito por voz), o pessoal do armazém confirma cada operação realizada e, imediatamente, recebe uma nova ordem. O sistema é muito ágil evitando que o operador tenha que pensar ou questionar-se a cada ação, permitindo que ele possa se concentrar unicamente na execução. O resultado é de um excelente desempenho e praticamente sem erros.

 

A combinação dos terminais de radiofrequência com o Sistema de Gestão de Armazém (WMS) traz múltiplas vantagens.

 


Os terminais de radiofrequência comunicam aos funcionários do armazém as ordens transmitidas pelo WMS

 

 

  • Com a utilização da radiofrequência trabalha-se em tempo real. Ou seja, o sistema de gestão sabe, automaticamente e a cada segundo, onde está a mercadoria, em que quantidade, sob que circunstâncias ou em que processo, etc.

Os dados podem ser confirmados de forma automática porque, como já foi comentado quando falamos das operações de entrada, para poder trabalhar dessa forma com radiofrequência, tanto a mercadoria, quanto as alocações devem estar codificadas. Esse processo é feito de forma mais ágil e segura se o armazém conta com um WMS adequado

Outros artigos deste capítulo

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: