O sistema de picking put-to-light dinamiza o picking graças à utilização de dispositivos luminosos

‘Put-to-light’: picking na localização luminosa

22 ago 2023

O sistema de picking assistido put-to-light é uma solução de preparação de pedidos semiautomática que melhora o desempenho dos operadores no momento de depositar os produtos nos contêineres graças a dispositivos luminosos.

Concebidas para atingir a máxima eficiência, as soluções de picking semiautomático, que também incluem os dispositivos pick-to-light, os sistemas de picking por voz ou os terminais de radiofrequência, são as melhores aliadas para reduzir os erros na preparação de pedidos.

O que é o ‘put-to-light’?

As soluções put-to-light, também conhecidas como sort-to-light, utilizam um conjunto de dispositivos luminosos auxiliares que avisam, através de luzes LED, onde deixar a mercadoria e a quantidade de produto que deve ser depositada pelo operador em cada pacote, caixa ou gaveta da estante. O principal objetivo dos dispositivos put-to-light é classificar de forma ágil e sem erros os produtos nas caixas que serão utilizadas para enviar os pedidos.

Esse sistema luminoso pode ser localizado nas estantes para picking ou nos carros de preparação de pedidos para efetuar um pick-to-cart eficiente. O funcionamento do put-to-light é o seguinte: cada contêiner tem um dispositivo luminoso associado. Durante o processo de preparação de pedidos, o visor da localização pertinente se ilumina, indicando ao operador onde localizar a mercadoria e a quantidade necessária.

Os sistemas put-to-light estão conectados a um software de gerenciamento de armazém (WMS), que coordena os dispositivos luminosos, automatizando a tomada de decisão do operador, ou seja, o WMS indica ao operador a caixa em que deve depositar os produtos e mostra na tela quantas unidades da referência em questão devem ser introduzidas. O software também está conectado ao terminal de radiofrequência utilizado pelo operador para digitalizar os produtos que devem ser classificados.

A utilização de soluções put-to-light é habitual para reduzir ao máximo os erros na estratégia de picking por lotes, onde o operador coloca diferentes quantidades de uma mesma referência em diferentes pedidos. Para agilizar o abastecimento da mercadoria nas estações de picking onde os pedidos são classificados, pode ser disponibilizado um circuito de transportadores para caixas garantindo um fluxo de estoque constante no sistema put-to-light.

Os operadores seguem as instruções do dispositivo luminoso 'put-to-light' para colocar os produtos em cada caixa
Os operadores seguem as instruções do dispositivo luminoso 'put-to-light' para colocar os produtos em cada caixa

Como funciona o sistema ‘put-to-light’?

O sistema de picking semiautomático put-to-light se conecta ao software de gerenciamento de armazém para coordenar os diferentes dispositivos luminosos de cada localização ou contêiner, assim como as tarefas dos operadores. Através do terminal de radiofrequência, os preparadores de pedidos digitalizam a etiqueta do produto e, a seguir, o software se encarrega de guiá-los no processo de localização dos artigos.

Os contêineres ou as estantes de picking têm um visor conectado ao WMS, que indica ao picker a quantidade de referências a ser depositada em cada caixa. Uma vez realizada essa ação, o operador aperta o botão situado ao lado do visor, confirmando ao software que a tarefa foi realizada corretamente. Em seguida, a luz do visor se apaga e o picker continua depositando a mercadoria em outras localizações ou retorna à área onde está situado o estoque para digitalizar outro artigo.

Diferenças entre ‘pick-to-light’ e ‘put-to-light’

A principal diferença entre os sistemas de picking semiautomático pick-to-light e put-to-light está na função do operador durante o processo. Enquanto no sistema put-to-light o operador deve depositar o produto em caixas ou gavetas, no pick-to-light a tarefa consiste em extrair a quantidade de mercadoria indicada pelos contêineres.

Os dois sistemas de picking assistido costumam ser confundidos porque ambos utilizam dispositivos luminosos nas estantes de picking e sua finalidade é a mesma: agilizar a preparação de pedidos e reduzir erros. Além disso, os dois sistemas também precisam de um software avançado que gerencie os dispositivos luminosos e os terminais de radiofrequência utilizados pelos operadores.

Vantagens (e desvantagens) do ‘put-to-light’

O sistema de picking semiautomático put-to-light oferece diversas vantagens, entre as quais se destacam:

  • Agilidade na preparação de pedidos. O put-to-light dinamiza a preparação simultânea de vários pedidos. O operador classifica os artigos nos diferentes contêineres, depositando a quantidade exata da mercadoria indicada no visor. Esta agilidade no picking possibilita tempos de ciclo de pedido mais curtos e, consequentemente, um serviço logístico mais eficiente.
  • Diminuição de erros no picking. Os dispositivos luminosos de assistência ao picking, tanto o put-to-light quanto o pick-to-light, automatizam a tomada de decisão dos pickers, reduzindo ao máximo a possibilidade de cometer erros na preparação de pedidos devido ao gerenciamento manual de mercadoria.
  • Otimização dos deslocamentos dos operadores. Esse sistema de picking semiautomático simplifica o processo de preparação de pedidos porque o operador é capaz de completar um ou vários pedidos com os produtos necessários em um único percurso pelo armazém.

No entanto, os dispositivos put-to-light também oferecem algumas desvantagens. Esse sistema de picking é eficiente quando a classificação de pedidos é feita por artigo, ou seja, quando cada operador coleta um produto e o deposita nos diferentes contêineres ou localizações em função da quantidade indicada no visor. Em armazéns com muitas referências ou produtos com diferentes rotatividades, esse sistema poderia não ser o mais adequado para otimizar a preparação de pedidos.

Além disso, embora automatize a tomada de decisão dos operadores, o put-to-light depende da execução das tarefas realizadas pelos pickers, portanto, existe sempre um risco mínimo de erro. Automatizar as estações de picking com a instalação de soluções automáticas, como o pick and place, elimina erros e aumenta o número de picks por hora.

Exemplo de ‘put-to-light’: Aghasa Turis

A solução de picking semiautomática put-to-light tem o objetivo de agilizar a preparação de pedidos e reduzir os erros no manuseio da mercadoria. Essa foi a principal razão que levou a empresa de fornecimentos industriais Aghasa Turis a implementar esse sistema em sua instalação no município de Leganés (Espanha).

Easy WMS, o software de gerenciamento de armazém da Mecalux, exerce de cérebro da instalação. À medida que o estoque proveniente do armazém automático chega às estações de picking, o Easy WMS, através de uma tela, mostra aos operadores a quantidade de artigos a extrair. Para facilitar a classificação dos produtos, a Mecalux instalou dispositivos put-to-light que, de forma visual, indicam aos operadores a caixa em que devem deixar cada artigo, assim como a quantidade de estoque necessária.

“Graças à ajuda do Easy WMS e aos sistemas pick e put-to-light, nesta primeira fase conseguimos aumentar em 15% a velocidade do picking. Com os ajustes que estão sendo realizados e a implementação da segunda fase, triplicaremos a capacidade de preparar pedidos”, afirma Darío Alonso, presidente da Aghasa Turis.

A Aghasa Turis aumentou a agilidade na preparação dos pedidos graças aos dispositivos luminosos 'put-to-light'
A Aghasa Turis aumentou a agilidade na preparação dos pedidos graças aos dispositivos luminosos 'put-to-light'

Maior agilidade, menos erros

Os dispositivos luminosos put-to-light são um sistema de picking semiautomático que garante a eficiência na preparação de pedidos, além disso, pode ser combinado com o uso de transportadores e de outras soluções automáticas como os miniload ou transelevadores para caixas.

O picking, uma das operações mais complicadas e importantes do armazém, exige um maior esforço dos gerentes de logística. A robotização dos movimentos e a digitalização do gerenciamento são soluções tecnológicas que permitem impulsionar um picking eficiente e livre de erros. Caso pretenda começar a se beneficiar da última tecnologia para obter um melhor desempenho de suas atividades logísticas, não hesite em entrar em contato conosco, um consultor especializado lhe oferecerá a melhor solução para satisfazer suas necessidades.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: