Os leitores de radiofrequência são o aliado perfeito para seguir as instruções do WMS durante a preparação de pedidos

Terminais de radiofrequência, terminais de picking e leitores de código de barras

16 jun 2021

Os terminais de radiofrequência (o popular leitor de códigos de barras) é um dispositivo imprescindível dentro de qualquer armazém: transmite confiabilidade, exatidão e em tempo real envia os dados compilados ao Sistema de Gerenciamento de Armazém. Seu uso está associado a operações como o picking ou o inventário, no entanto, este "canivete suíço" da logística vai muito além.

Independentemente do grau de automação da instalação, praticamente todos os armazéns têm leitores de radiofrequência, uma vez que são muito úteis dinamizando qualquer tipo de operação logística. Sem eles, seria necessário recorrer ao papel e à caneta, o que implica mais erros, mais devoluções e, finalmente, a insatisfação de nossos clientes.

Neste artigo abordamos a essência e o funcionamento desse dispositivo inteligente que lhe permite controlar o estoque e verificar a rastreabilidade dos produtos sem margem de erro e economizando tempo e recursos.

O que é um terminal de radiofrequência

Os leitores de radiofrequência são terminais, geralmente sem fio, destinados à leitura de códigos de barras (ou outros tipos de etiquetas, como as QR ou RFID), que são utilizados dentro dos armazéns para conectar as tarefas do operador ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS).

Esses leitores, conhecidos também como leitores ou terminais de picking, se conectam mediante ondas de radiofrequência aos pontos de conexão do armazém para intercambiar informações com o WMS ou outros softwares da empresa.

Uma das vantagens desses dispositivos é que, como normalmente são sem fio, permitem que os operadores trabalhem com total liberdade de movimentos sem perder eficácia na captura de dados. E quando esses terminais incorporam uma tela, o operador simplesmente deve seguir as instruções do Sistema de Gerenciamento de Armazém e ir confirmando à medida que finalize cada tarefa. Em suma, graças ao terminal de radiofrequência, o WMS dirige o armazém, gerenciando de forma eficaz as tarefas de cada operador.

O terminal de radiofrequência também pode ser utilizado para gerenciar o estoque do armazém
O terminal de radiofrequência também pode ser utilizado para gerenciar o estoque do armazém

Quais operações podem ser otimizadas com um leitor de códigos de barras

Os leitores de radiofrequência podem ter um aplicativo para várias operações logísticas, entre as quais se destacam:

  • Recebimento. Os operadores inspecionam os paletes recebidos na área de docas de carga. Dessa forma, e após identificar a mercadoria, o WMS comprova se o palete recebido é o mesmo que foi introduzido no sistema anteriormente para receber a mercadoria sem erros.
  • Gerenciamento de localizações. Onde devo localizar a mercadoria recebida? Através do leitor de radiofrequência e graças às indicações do WMS, os operadores unicamente devem seguir as orientações que aparecem na tela para realizar um slotting eficiente.
  • Picking. É, provavelmente, a operação que mais se beneficia da ajuda de um terminal de radiofrequência. A complexidade e a porcentagem de erros na preparação de pedidos sofrem uma redução drástica com a ajuda desses dispositivos, pois, nos modelos mais avançados a tela reflete o corredor ao qual dirigir-se, a referência a localizar, o número de unidades e a caixa em que deve ser enviado cada pedido.
  • Expedição dos pedidos. O leitor de radiofrequência transmite as ordens do WMS, respeitando o sequenciamento e ordenando cada pedido de acordo com o destino ou a rota de transporte. Dessa forma, é possível dinamizar o processo de expedição de mercadoria porque se deixa tudo preparado à espera de carregar o caminhão.

Além disso, o terminal de radiofrequência também pode ser utilizado em outras operações, tais como: reposição da mercadoria, o gerenciamento das devoluções, controle do estoque, etc.

O recebimento e expedição da mercadoria é mais eficiente com a ajuda de um leitor de códigos de barras
O recebimento e expedição da mercadoria é mais eficiente com a ajuda de um leitor de códigos de barras

Como funciona um terminal de picking

Existem duas premissas que devemos considerar no momento de utilizar um leitor de radiofrequência: o terminal deve estar vinculado ao sistema de gerenciamento de nossa empresa e toda a mercadoria do armazém deve estar devidamente etiquetada.

Normalmente esse programa é um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), como o Easy WMS da Mecalux, dado que oferece funcionalidades mais especializadas para o armazém. A comunicação entre os dispositivos e o servidor eletrônico é sem fio, por Wi-Fi ou bluetooth, embora também existem dispositivos capazes de trabalhar com conexão 3G ou 4G (e, provavelmente, 5G no futuro) no caso de estar no exterior.

A mercadoria do armazém deve estar corretamente codificada mediante uma etiqueta aderida ao produto. Essa etiqueta pode ser um tradicional código de barras, sua evolução bidimensional em forma de códigos QR ou Bidi, ou a última tendência em identificação, o sistema RFID, que não exige uma visão direta entre o leitor e a etiqueta. Após escanear o produto, o operador deve seguir as ordens exibidas em sua tela e, através do teclado do terminal, confirmar cada operação para assim receber novas indicações.

Com a utilização do leitor de radiofrequência se trabalha em tempo real. O sistema de gerenciamento sabe, automaticamente e a cada segundo, onde está a mercadoria, qual a quantidade, em quais circunstâncias, qual processo, etc. Trata-se, portanto, de um inventário permanente, que se traduz em uma rastreabilidade de produto exaustiva.

Este vídeo mostra como o terminal de radiofrequência, através do WMS, indica ao operador todas as tarefas que deve executar para conseguir um processamento de pedidos eficiente. Essas instruções estão disponíveis em diversos idiomas para que o operador possa trabalhar de uma forma mais confortável.

Tipos de terminais de radiofrequência

Existe uma grande variedade de leitores de radiofrequência, com funcionalidades e características diferentes. Obviamente, quanto mais funcionalidades, mais elevado será seu preço.

Os dispositivos foram se modernizando ao longo dos anos e, atualmente, o mercado oferece terminais de radiofrequência de mesa (para postos fixos) e sem fio (para poder mover-se livremente pelo armazém), com diversas funcionalidades. Alguns possuem tela tátil, outros admitem cartões SD e têm porta USB e, inclusive, os mais recentes são capazes de reagir à fala através de tecnologias de reconhecimento de voz.

Dessa forma, a melhor forma de classificar os diferentes tipos de terminais de radiofrequência é de acordo com seu sistema operacional. Os mais comuns são: Android e Windows. Alguns fabricantes são referência no campo de terminais, tais como a Zebra, Datalogic, Honeywell, Metrologic (que agora é da Honeywell) ou Motorola, entre muitos outros.

O WMS Easy WMS da Mecalux está preparado para trabalhar com as principais marcas de terminais de radiofrequência, assim como com os diferentes sistemas operacionais disponíveis.

Vantagens de utilizar leitores de códigos de barras no armazém

Utilizar um terminal de radiofrequência para dar apoio às operações logísticas realizadas em um armazém proporciona os seguintes benefícios:

  • Aumento da produtividade. Esse dispositivo é ideal para agilizar qualquer operação do armazém que esteja relacionada à identificação de mercadoria, sobretudo no que se refere ao processamento de pedidos. Com um terminal de RF, o operador já não precisa do papel para consultar as informações necessárias, pois todas as indicações estão na tela. Por exemplo, o operador logístico Ruche Logistique atualizou seu armazém com a implementação do Easy WMS e com leitores de radiofrequência, o que lhe permitiu passar de preparar 150 pedidos diários para 500 compostos por mais de 3.000 linhas.
  • Diminuir erros. Além de agilizar os processos, eliminará o possível extravio de informações ou os erros originados de um gerenciamento e uma operação 100% manuais. As tarefas dos operadores tornam-se muito mais fáceis, pois unicamente devem limitar-se a seguir o que o dispositivo lhes indica para não cometer erros.
  • Controle exaustivo do estoque. Com o leitor de radiofrequência é possível verificar a qualquer momento onde está localizado um determinado produto, qual a quantidade, etc. Além de conseguir uma informação logística fluida, verdadeira e em tempo real para registrar todos os movimentos que ocorrerem, também permitirá evitar imprevistos e adiantar-se a problemas. A Caffè d’Autore, empresa de serviços e distribuidora de máquinas de café, reduziu em 50% o tempo investido no cálculo do inventário com a ajuda de leitores de radiofrequência conectados ao Easy WMS da Mecalux.
  • Redução de custos. Ao gerenciar corretamente os recursos e minimizar o tempo dedicado ao gerenciamento dos processos verifica-se uma notória redução de custos. Uma solução de radiofrequência aumenta a produtividade e a eficácia das operações do armazém para oferecer um serviço de grande qualidade. Além disso, a incorporação dessa tecnologia reduz o uso do papel, uma vez que as ordens chegam diretamente aos terminais informáticos dos operadores.
  • Facilidade no treinamento do pessoal. Ao simplificar o gerenciamento, os operadores poderão realizar qualquer processo logístico em pouco tempo e sem erros. Isso representa um aumento na eficiência e uma redução dos custos provenientes do treinamento do pessoal.

A utilização de terminais de radiofrequência em um armazém ajuda a melhorar o desempenho dos operadores e a potencializar ao máximo a produtividade de sua logística.

Os terminais de radiofrequência intercambiam informações com o WMS do armazém
Os terminais de radiofrequência intercambiam informações com o WMS do armazém

Dispositivo indispensável para qualquer armazém

O uso dos terminais de radiofrequência representa um ponto de inflexão no gerenciamento da logística de qualquer empresa. Na atualidade praticamente todos os armazéns contam com esses dispositivos para realizar as operações logísticas, pois é muito útil poder transmitir todas as informações de forma remota e instantânea sem possibilidades de erros.

Gostaria de começar a utilizar leitores de radiofrequência? A Mecalux possui o Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém que oferece todas as funções necessárias para tirar o máximo partido do uso de terminais de RF. Entre em contato com a Mecalux para obter mais informações.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: