A reposição de estoque no armazém deve ser organizada de forma que as prateleiras de picking contenham os produtos necessários

Quais são as principais estratégias de reposição do estoque no armazém?

07 set 2020

A reposição de estoque é processo de reabastecimento das estantes do armazém após o recebimento de novas mercadorias por parte da fábrica ou de fornecedores. Também pode referir-se à transferência de materiais das estantes destinadas à armazenagem para as estantes que abastecem o picking.

A reposição de estoque deve ser organizada considerando as todas as outras tarefas realizadas na instalação. A tendência é encontrar o equilíbrio entre as prioridades próprias do serviço e as restrições que temos que enfrentar no armazém (sobretudo de espaço).

Principais estratégias de reposição do estoque no armazém

O objetivo final das atividades de reposição do estoque é evitar que o operador vá coletar o produto e encontre a estante de picking vazia. Existem três métodos principais:

1. Estratégia de reposição de estoque sob demanda

Com a reposição de estoque sob demanda os produtos que vão formar as ordens de pedido por dia são selecionados e colocados nas estantes de picking. Este é o método de reposição de estoque que costuma ser utilizado quando a preparação de pedidos é executada com wave picking ou picking por ondas. Dessa forma, quando se entra na fase de reposição de estoque são escolhidas as referências que posteriormente serão embaladas e preparadas para seu envio na seguinte onda.

A reposição de estoque sob demanda é dinâmica e ajustada de forma contínua em cada onda. Esse método de reposição de estoque é utilizado sobretudo:

  • Se a área de picking não tiver capacidade suficiente para depositar produtos de todas as referências.
  • Se a demanda for muito variável e, portanto, difícil de prever.

2. Reposição de estoque por ruptura de estoque mínimo configurado

A reposição de estoque com esse método é ativada cada vez que o inventário chega a um ponto de estoque mínimo dentro de uma localização de picking. Com esse procedimento os deslocamentos destinados ao reabastecimento são minimizados ficando reservados para quando forem estritamente necessários.

Esse método é recomendável se:

  • A demanda das referências é estável ou são produtos de baixa rotatividade. Como são referências com pouco movimento não é tão urgente repor o estoque na hora, sendo possível programar um estoque de segurança que indique o momento exato para a reposição de tais estoques.
  • Existe suficiente espaço nas estantes de picking.
O objetivo da reposição de estoque é que o operador não encontre a estante vazia quando for coletar o produto
O objetivo da reposição de estoque é que o operador não encontre a estante vazia quando for coletar o produto

3. Estratégia de reposição de estoque ‘top off’ ou baseada no ‘lean time’

A reposição de estoque top off aproveita as flutuações na atividade de preparação de pedidos no armazém para reabastecer as estantes de picking. É um método de reposição de estoques muito flexível que otimiza os fluxos de trabalho. Também pode ser aplicado para repor estoque antecipadamente se o armazém estiver em um momento de baixa atividade e à espera de uma nova onda de pedidos.

A grande diferença em relação ao tipo anterior é que aqui as mercadorias são repostas continuamente, sem esperar a chegada de um ponto de estoque mínimo. A reposição de estoques top off é utilizada sobretudo:

  • Para as referências que têm uma rotatividade muito alta e precisam de estoque de forma contínua para fazer picking.
  • Quando o picking for muito intenso a reposição top off serve para evitar a etapa prévia de reabastecimento para a extração de mercadorias. Assim, o tempo é aproveitado seguindo a lógica do Lean logistics.

Organizar a reposição de estoques com um WMS

No momento de organizar a reposição dos estoques um software de gerenciamento de armazém será muito útil para seu planejamento. O comum é encontrar uma combinação de métodos em função do giro dos estoques e das próprias exigências vinculadas a cada pedido.

Nesse sentido, os sistemas de gerenciamento de armazém permitem estabelecer estratégias de reposição de mercadorias de acordo com seus parâmetros logísticos. O próprio programa distribuirá o tempo, as tarefas de picking e de reposição de estoque para otimizar ambos os processos no armazém e assim limitar ao máximo a falta de eficiência.

O Easy WMS da Mecalux conta com potentes funcionalidades em relação ao controle e à reposição de estoques. Se quiser conhecê-las mais profundamente, não hesite em solicitar-nos uma demonstração, um de nossos especialistas se encarregará de mostrar para você as opções de configuração de forma personalizada.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: