O slotting ideal multiplica a produtividade do armazém

Slotting: produtividade para as localizações do armazém

29 Janeiro 2021

O slotting é o processo para determinar a localização ideal de uma mercadoria no armazém. Uma boa estratégia de slotting é essencial para garantir a eficiência da instalação. Em realidade, a redução dos prazos de entrega e o aumento de preço de terrenos industriais fazem com que as empresas tenham que maximizar o desempenho de seu espaço de armazenagem para se manterem competitivas.

Neste artigo, nos aprofundamos na definição de slotting e exploramos as principais estratégias de gerenciamento de localizações e como certas soluções de software podem nos ajudar nesse sentido.

O que é "slotting" em logística?

O termo inglês "slotting" descreve a estratégia de distribuição de estoque nos diversos armazéns, com o objetivo de aumentar a produtividade dos processos como recebimento, reposição ou preparação de pedidos.

Esse procedimento logístico tornou-se essencial devido à dificuldade de expansão da área de armazenagem. Com as novas tendências de consumo, não só o uso do espaço deve ser priorizado, mas também a localização de cada SKU, a fim de reduzir a movimentação e atender os pedidos com mais rapidez.

Normalmente, o gestor de logística é o responsável pelo desenho da estratégia de localização de produtos. Para implementar qualquer estratégia de gerenciamento de localizações com sucesso, é preciso contar com um método de identificação que seja compartilhado por todo o pessoal do armazém. Assim, o gestor de logística deve numerar as localizações de acordo com um sistema acordado com os operadores, garantindo que não haja erros na localização e extração das diferentes referências.

Certamente, a estratégia de slotting ideal deve ser adaptada às necessidades do armazém e com base em critérios como:

  • A taxa de giro de cada produto (A, B ou C).
  • A data de validade ou lote do artigo.
  • Os fluxos de mercadorias no armazém.
  • As rotas de picking otimizadas.

Deve-se observar que os armazéns possuem mestres de itens cada vez mais heterogêneos ─ com uma maior variedade de SKUs ─, o que aumenta ainda mais a necessidade de adoção de estratégias de slotting.

É necessário numerar os diferentes slots de armazenagem para que a estratégia de localização seja eficiente
É necessário numerar os diferentes slots de armazenagem para que a estratégia de localização seja eficiente

Vantagens de otimizar as localizações do armazém

Com o slotting ou uma estratégia de localizações para o armazém, é possível obter:

1. Otimização do espaço de armazenagem: o slotting considera todos os locais disponíveis no armazém e não apenas áreas específicas com um determinado tipo de mercadoria. Desta forma, aproveitamos melhor o espaço das nossas instalações.

2. Aumento da produtividade do armazém: uma boa estratégia de localização analisa o tempo gasto em recolher cada produto e determina as posições das mercadorias. Tudo isso com o objetivo de reduzir o tempo total investido nessas movimentações, ou seja, aumentar a produtividade na instalação.

3. Rastreabilidade do produto: a estratégia de localização de produto evita falhas na rastreabilidade do produto, o que garante que a localização exata de um item seja conhecida a todo momento e em tempo real ao longo de sua passagem pelo armazém. 

Além disso, deve-se observar que, para otimizar espaço e aumentar significativamente a produtividade, a estratégia de slotting deve ser desenhada considerando as características e fluxos atuais do armazém. Para isso, teremos que primeiro extrair esses dados, algo em que o uso de um software especializado pode ser de grande ajuda.

Software para slotting, a estratégia digital

A digitalização tornou-se o melhor método para eliminar ineficiências em qualquer processo logístico, incluindo a localização de produtos. Apenas um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) pode projetar uma estratégia de localização correta e sem erros, com base nos critérios estabelecidos pelo gestor do armazém.

Um WMS como o Easy WMS da Mecalux não só garante o controle do estoque em tempo real, mas também permite saber a todo momento onde cada SKU está localizado. Mais especificamente, coordena a entrada e saída de produtos do armazém com base em variáveis ​​acordadas, facilitando significativamente o trabalho dos operadores.

A aplicação funciona da seguinte maneira: o software é configurado de acordo com os fluxos de itens e trabalho e - atuais ou desejados - que ocorrem no armazém. Com base nos critérios de entrada de mercadorias, o WMS classifica o produto e aplica regras de localização predeterminadas pelo gestor de logística.

Vamos dar um exemplo de como o software funciona: um pedido de entrada é recebido do ERP do SKU01 com uma data de vencimento uma semana antes. Por sua vez, o programa configurou que todas as referências com prazo de validade inferior a um mês sejam enviadas diretamente para a área de preparação de pedidos (em vez de serem armazenadas). Neste caso, a aplicação irá criar uma tarefa de reposição das estantes de picking, que aparecerá diretamente no terminal do operador encarregado de receber a mercadoria. Isso evitará movimentos desnecessários e possíveis perdas de estoque.

Um WMS como o Mecalux Easy WMS coordena sistematicamente a entrada e saída de produtos do armazém
Um WMS como o Mecalux Easy WMS coordena sistematicamente a entrada e saída de produtos do armazém

Automação do gerenciamento de localizações

As novas tendências de logística forçam o armazém a introduzir tecnologia para aumentar sua produtividade. A redução dos prazos de entrega e a padronização da caixa como unidade de carga no e-commerce levam os centros logísticos a buscarem procedimentos para atingir o máximo desempenho de suas localizações.

Estratégias como o slotting têm vindo em seu auxílio, o que permite maximizar a capacidade do armazém e reduzir consideravelmente o tempo dedicado à movimentação. A soma de tudo isso representa um aumento significativo da produtividade desses centros.

Afinal, o gerenciamento eficiente da localização do armazém reduz a carga de trabalho do selecionador e otimiza o fluxo de movimentação de mercadorias dentro das instalações. No entanto, para garantir a aplicação sem erros dos critérios de localização, é necessário utilizar um software que automatize a atribuição dos espaços. Caso contrário, um gerenciamento manual da estratégia de localização pode levar a erros graves e custo elevados.

Nosso sistema de gerenciamento de armazém Easy WMS já foi implementado por mais de 500 clientes em 36 países. Se deseja otimizar as localizações do seu armazém, entre em contato consco e um de nossos consultores especializados o ajudará a aumentar a eficiência de sua instalação.