O processo de picking é determinante para conseguir uma cadeia de suprimentos eficiente

Processo de picking: máximo desempenho com um software de gerenciamento

06 jul 2023

O processo de picking inclui operações que têm como objetivo extrair e acondicionar os produtos solicitados pelos clientes através das ordens de pedido.

O picking é essencialmente a coleta e combinação de produtos unitários que compõem o pedido de um cliente. Para otimizar essa operação e conseguir o máximo desempenho, as empresas podem utilizar a tecnologia e a digitalização oferecida por um software de gerenciamento de armazém (WMS).

Como é o processo de picking utilizando um WMS?

No processo de preparação de pedidos com um software de gerenciamento de armazém, os operadores utilizam dispositivos de assistência ao picking, como terminais sem fio por radiofrequência, para receber instruções do sistema de gerenciamento de armazém (WMS). O sistema informático mostra, por exemplo, os artigos que devem localizar, sua localização exata e a quantidade que devem coletar. Quando completam uma tarefa, os operadores devem apenas confirmá-la para receber novas indicações.

O processo de picking com um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é a evolução do processo de picking em papel, um método de trabalho onde os operadores utilizam uma lista impressa especificando os artigos necessários para confeccionar os pedidos. O uso de tecnologia favorece o picking nas empresas com um volume elevado de pedidos, porque o gerenciamento manual da mercadoria envolve um alto risco de cometer erros durante o controle do estoque.

O processo de picking pode ser otimizado através do uso de um terminal de radiofrequência conectado ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS)
O processo de picking pode ser otimizado através do uso de um terminal de radiofrequência conectado ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS)

Fases do processo de picking

O processo de picking compreende uma série de operações ou fases para coletar a mercadoria de suas localizações e transferi-la para a área de expedição da forma mais rápida e eficiente.

  • Planejamento prévio. Antes de começar a preparar os pedidos, é fundamental planejar os recursos adequados para otimizar o processo de picking. Por exemplo, atribuir o equipamento de movimentação adequado para cada pedido ou padronizar as unidades de carga para que o picking seja mais fluido.
  • Percursos e deslocamentos. É a fase que consome mais tempo e, consequentemente, mais recursos quando o picking é realizado seguindo o método “homem ao produto”, ou seja, o operador percorre o armazém para coletar os produtos. Para conseguir rapidez na coleta da mercadoria, é fundamental que o armazém tenha um layout adequado, uma vez que este deve ser projetado para facilitar as rotas e eliminar obstáculos.
  • Coleta ou extração da mercadoria. Por outro lado, a maior parte dos erros ocorrem nessa fase do picking, por isso é fundamental extrair a mercadoria de forma precisa e segura. Para evitar erros, é necessário que o gerenciamento do estoque seja eficiente e as quantidades registradas corresponda ao que realmente há nas estantes.
  • Verificação e consolidação dos pedidos. Verifica se as quantidades e referências das unidades coletadas são corretas e realiza-se a embalagem e etiquetagem da mercadoria.
  • Expedição e transporte. A última fase do processo de picking consiste em transferir os pedidos para a área de expedição e imprimir o packing list ou notas de entrega para os transportadores.

Uma correta organização do picking reduz custos, além de proporcionar uma expedição de pedidos eficiente e sem erros.

Vantagens de implementar um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) no processo de picking

Incluir um software de gerenciamento no processo de picking não só ajuda os operadores a serem mais ágeis e produtivos, como também permite fazer um acompanhamento minucioso dos pedidos que estão sendo processados. Os benefícios de utilizar um WMS no processo de picking são:

  • Redução de custos. Gerenciar o picking de forma correta e minimizar os tempos dedicados a preparar e expedir os pedidos contribui para a redução dos custos logísticos.
  • Informação atualizada e digital do estoque. Ao estabelecer uma comunicação permanente com o software de gerenciamento de armazém, é possível fazer um controle em tempo real dos produtos disponíveis no armazém e, simultaneamente, um acompanhamento do desenvolvimento das diferentes operações.
  • Eliminação de erros. Ao seguir as instruções especificadas pelo software de gerenciamento de armazém, os operadores completam os pedidos mais rapidamente e sem cometer erros.
  • Aumento da produtividade. Com o software de gerenciamento conectado aos dispositivos de assistência ao picking, os operadores são mais eficientes. Ao preparar mais pedidos em um menor período de tempo, as empresas aumentam a produtividade do armazém obtendo uma maior flexibilidade e capacidade de reação diante de imprevistos.

Com a implementação de um WMS, toda a informação gerada é transferida e gerenciada digitalmente, melhorando o trabalho dos operadores e, consequentemente, garantindo um melhor serviço logístico. A implementação de um software de gerenciamento de armazém como o Easy WMS, elimina 99% dos erros cometidos na preparação de pedidos.

O sistema luminoso pick-to-light reduz erros e agiliza o processo de picking
O sistema luminoso pick-to-light reduz erros e agiliza o processo de picking

Como automatizar o picking com um WMS?

O gerenciamento do processo de picking pode ser automatizado com um programa de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux. O software organiza e dirige o processo de picking considerando fatores como o layout do armazém, a prioridade do envio, o método de picking utilizado ou número de operadores, entre outros.

Em primeiro lugar, o WMS elabora a ordem de picking de forma automática após receber o pedido do cliente. A ordem de picking é um documento interno onde constam todas as instruções que devem ser seguidas pelo operador do armazém para a preparação dos pedidos. Os operadores, através de terminais de radiofrequência ou dispositivos de ajuda de picking (por exemplo, o pick-to-light ou picking por voz), aumentam a produtividade e limitam a margem de erro durante a coleta de produtos.

O WMS controla a localização de cada produto, indica ao operador o número de corredor e de estante, o nível de armazenamento e a quantidade de mercadoria a extrair, entre outras indicações. A ordem de picking aparece diretamente na tela do terminal de radiofrequência do operador e lhe indica onde coletar cada produto e a quantidade necessária. Cada ordem é complementada com a leitura de códigos de barra para garantir que as ações estão sendo executadas de forma correta.

Posteriormente, o software de gerenciamento atribui um número ao contêiner onde serão depositados os artigos para sua expedição. Para facilitar a verificação e expedição dos pedidos, o módulo Software para gestão da expedição logística da Mecalux permite etiquetar os pedidos e elaborar os packing list de acordo com os padrões das agências de transporte.

Processo de picking, fundamental para uma cadeia de suprimentos eficiente

O processo de picking é determinante para conseguir a máxima eficiência na cadeia de suprimentos. Especialmente porque o crescimento do e-commerce fez com que as empresas tivessem que adaptar o funcionamento de sua logística às novas tendências de consumo e às características e padrões do comércio eletrônico.

A solução para ter um processo de picking competitivo é equipar o armazém com a última tecnologia e com um software de gerenciamento digital que permita multiplicar a eficiência na preparação de pedidos e, sobretudo, limitar o número de erros no picking.

Caso ainda estiver utilizando o método manual para gerenciar o processo de picking e acha que chegou o momento de melhorar o desempenho de seu armazém, entre em contato com a Mecalux para lhe mostrarmos como o WMS pode ajudá-lo a melhorar a preparação de pedidos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: