A transpaleteira é o equipamento de movimentação mais utilizado em armazéns

Como escolher os equipamentos de movimentação em um armazém

16 fev 2023

Os equipamentos de movimentação são um elemento essencial dentro de um armazém: qualquer instalação logística precisa de sistemas de transporte para mover a mercadoria da área de recebimento para a área de armazenamento e, posteriormente, para a área de expedição.

No mercado existe uma grande variedade de equipamentos de movimentação que se adapta a cada área ou operação do armazém. Para escolher a solução de transporte que melhor se adapta a cada necessidade logística, é necessário conhecer em profundidade as opções disponíveis.

A importância dos equipamentos de movimentação em um armazém é máxima porque deles depende, em grande parte, a eficiência da instalação. A escolha acertada desses equipamentos permite agilizar as operações, reduzir custos logísticos e minimizar o risco de acidentes.

O que é um equipamento de movimentação em logística

Um equipamento de movimentação em logística pode ser definido como uma máquina utilizada para transportar, armazenar, controlar e manusear materiais, bens e produtos durante os processos de fabricação, armazenamento e distribuição.

Os equipamentos de movimentação estão presentes na maior parte de instalações, como armazéns, fábricas e centros de distribuição, entre outros.

Em um armazém, a função de um equipamento de movimentação é de carregar, descarregar e transportar a mercadoria entre a área de recebimento, armazenamento, preparação de pedidos e expedição de produtos. Em cada área é efetuada uma operação diferente, por isso é preciso ter equipamentos de movimentação específicos que se adaptem a cada necessidade para atingir a máxima produtividade.

Os tipos de equipamentos de movimentação em um armazém distinguem-se entre manuais, por exemplo, as transpaleteiras; motorizados, como é o caso das empilhadeiras; ou automáticos, como os transportadores para paletes ou caixas.

A empilhadeira é um equipamento de movimentação adequado para trabalhar em estantes para paletes
A empilhadeira é um equipamento de movimentação adequado para trabalhar em estantes para paletes

Tipos de equipamentos de movimentação em um armazém

A classificação dos diferentes tipos de equipamentos de movimentação em um armazém pode ser dividida em três grandes blocos:

1. Equipamentos de movimentação manuais

Os equipamentos de movimentação manuais se caracterizam por serem operados unicamente por pessoas. A máquina mais utilizada em armazéns manuais é a transpaleteira. Trata-se de um sistema de transporte que, graças aos seus garfos paralelos, permite sustentar a carga e elevá-la levemente do solo para facilitar seu deslocamento.

A transpaleteira é um equipamento muito versátil porque pode ser utilizado em inúmeras operações: desde a carga e descarga de caminhões, até a transferência de paletes e contêineres, ou como meio auxiliar nas operações de picking.

Os equipamentos de movimentação manuais também incluem carros de picking, fundamentais para a estratégia de preparação de pedidos pick-to-cart, mesas elevadoras, que permitem preparar os pedidos de forma ergonômica, e empilhadeiras manuais para transportar caixas ou volumes sem paletizar.

O carro de picking permite preparar pedidos de pequenas dimensões
O carro de picking permite preparar pedidos de pequenas dimensões

2. Equipamentos de movimentação motorizados

Os equipamentos de movimentação motorizados são aqueles manuseados por operadores a partir de plataformas ou cabines e funcionam de forma motorizada.

Na família das empilhadeiras existe uma vasta gama de equipamentos de movimentação motorizados. Enquanto a empilhadeira contrabalançada é uma das mais frequentes devido à sua grande versatilidade, a empilhadeira retrátil é a preferida em armazéns com mercadoria muito homogênea. As empilhadeiras trilaterais, por sua vez, são utilizadas em instalações onde se gerencia mercadoria muito diversificada, mas ao mesmo tempo exige a otimização do espaço. Finalmente, as empilhadeiras de carga lateral são perfeitas para manusear mercadorias longas ou de grandes dimensões.

Também existem equipamentos de movimentação motorizados especialmente adaptados para a preparação de pedidos: as máquinas selecionadoras. Essas preparadoras permitem que os operadores façam picking dos produtos localizados, especialmente, nos níveis inferiores das estantes.

A empilhadeira trilateral pode atingir alturas de elevação da carga que se situam acima de 14 m
A empilhadeira trilateral pode atingir alturas de elevação da carga que se situam acima de 14 m

3. Equipamentos de movimentação automáticos

Os equipamentos de movimentação automáticos funcionam através de um sistema de controle de armazém (SCA) que gerencia todos os movimentos da máquina. Dentre todos os equipamentos de movimentação automáticos, destaca-se o transelevador, tanto de caixas quanto de paletes, devido à sua capacidade e agilidade para armazenar e extrair a mercadoria das estantes. Existem vários tipos de transelevadores: desde os monocoluna até os bicoluna, passando pelos transelevadores trilaterais automáticos. Estes últimos são uma solução eficaz para armazéns que já operam com empilhadeiras trilaterais manuais e desejam automatizar a instalação sem interromper as operações.

Os transportadores, tanto de roletes quanto de correntes, são por excelência equipamentos de movimentação em armazéns robotizados. Fazem o transporte interno, de caixas e de paletes, e são utilizados para interligar diferentes áreas do armazém, linhas de produção ou a área de produção e o armazém. Da mesma forma que os transportadores, os veículos AGV e os AMR são muito úteis em ambientes com um fluxo contínuo e repetitivo de materiais, o que permite economizar tempo e aumentar a produtividade.

Por outro lado, os elevadores são uma solução eficaz para evitar desníveis ou mover verticalmente mercadoria em armazéns automáticos. E, finalmente, há mais dois sistemas: enquanto a função das lançadeiras é transportar mercadoria de um ponto a outro, soluções como o Pallet Shuttle automático permitem mover os paletes dentro dos canais de armazenamento das estantes.

Os transportadores para caixas também podem ser utilizados para preparar pedidos
Os transportadores para caixas também podem ser utilizados para preparar pedidos

A importância de escolher o meio de movimentação adequado

Qual equipamento de movimentação é necessário no armazém? Esta é, provavelmente, a pergunta feita por muitos responsáveis logísticos antes de escolher os equipamentos de movimentação com os quais vão operar. A importância de escolher o meio de movimentação adequado é fundamental porque seu uso condiciona o layout do armazém e o número de operadores necessários na instalação.

Em função do sistema de armazenagem escolhido e da mercadoria armazenada, será necessário adquirir um equipamento de movimentação ou outro. Por exemplo, se forem utilizadas estantes cantilever para armazenar produtos de grande comprimento, é habitual usar empilhadeiras de carga lateral, enquanto para fazer picking de produtos de pequenas dimensões costumam ser utilizadas máquinas selecionadoras ou carros de picking.

No processo de escolha também é essencial determinar se é mais recomendável optar por um equipamento de movimentação manual ou automático. É verdade que um equipamento manual é mais econômico e não exige uma instalação prévia, mas em função do volume de negócio e dos requisitos logísticos de cada empresa, optar por equipamentos de movimentação automáticos pode ser uma solução adequada para agilizar as operações do armazém.

Equipamento de movimentação, o motor do armazém

As estantes são a pedra angular de qualquer armazém, uma vez que sem elas a mercadoria só poderia ser armazenada ao nível do solo. Mas igualmente importante é ter equipamentos de movimentação adequados para transportar, carregar e descarregar a mercadoria de suas localizações.

Os equipamentos de movimentação e as estantes convivem em harmonia visando atingir a eficiência logística. Ambos os elementos são fundamentais para o bom funcionamento de um armazém e a escolha de um ou outro está intrinsecamente ligada.

Se você quiser tirar o máximo proveito de seus sistemas de armazenagem e equipamentos de movimentação, entre em contato conosco e um profissional irá assessorá-lo para que possa começar a usufruir de uma logística eficiente.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: