Existem diferentes tipos de transelevadores que podemos instalar em um armazém

Tipos de transelevadores: qual é o mais adequado para seu armazém?

13 mai 2021

O mercado oferece diferentes tipos de transelevadores que se ajustam às necessidades e características de cada armazém: desde instalações de 8 a 45 metros de altura até diferentes unidades de carga (caixas e paletes) com fluxos de movimentos muito variados.

O sistema de extração dos transelevadores também pode adaptar-se a estantes de profundidade simples, dupla e tripla, dependendo do objetivo, obter mais agilidade ou maior capacidade de armazenamento.

Neste artigo explicamos os diferentes tipos de transelevadores que são instalados nos armazéns automáticos e suas peculiaridades, assim como iremos guiá-lo no momento de escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

Tipos de transelevadores para caixas e paletes

Existem diferentes tipos de transelevadores de acordo com a mercadoria que deve ser manuseada: os transelevadores para paletes e aqueles que trabalham com unidades de carga mais leves ─ como as caixas ─ também denominados miniload. A principal diferença entre ambos são as dimensões do transelevador e o peso suportado, pois o de paletes é muito maior e robusto que o de caixas.

Além da mercadoria com a qual trabalham, podemos classificar cada tipo de transelevador de acordo sua estrutura e, mais especificamente, o número de colunas. A coluna ou mastro é o corpo do transelevador e nela se integra o que se denomina berço, que incorpora garfos que sustentam a unidade de carga. De acordo com as dimensões da carga ou da velocidade com a qual se deseja operar, o transelevador é formado por uma coluna (monocoluna) ou por duas (bicoluna).

O conjunto do transelevador se desloca sobre um trilho inferior que vem fixado na laje de concreto e um trilho guia superior preso aos perfis das estantes, que se encarrega de estabilizar o transelevador e absorver as forças laterais no momento de depositar ou extrair a mercadoria das estantes.

Todos os transelevadores podem operar 24 horas em temperaturas negativas de até -30 ºC. Para seu funcionamento, tanto em armazéns frigoríficos quanto em armazéns à temperatura ambiente, os transelevadores possuem um software de controle SCA/WCS que executa os movimentos indicados pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Transelevadores monocoluna

É um tipo de transelevador disponível tanto para caixas quanto para paletes, composto por uma única coluna, que foi projetado para oferecer uma maior funcionalidade e eficiência aos armazéns com cargas mais leves.

Os transelevadores monocoluna, tanto para paletes quanto para caixas, proporcionam um elevado desempenho com cargas leves

Os transelevadores monocoluna, tanto para paletes quanto para caixas, proporcionam um elevado desempenho com cargas leves

No que se refere aos paletes, a Mecalux possui até cinco modelos de transelevadores monocoluna para paletes. Desde o modelo MT-1, adequado para instalações de menor altura, até os MT-5, capazes de alcançar até 45 m.

A altura do transelevador está condicionada pelo peso da unidade de carga, ou seja, quanto maior a altura, menor deve ser o peso do palete, por isso o peso ideal dos paletes para esse tipo de transelevador situa-se entre 1.000 e 1.500 kg. Sua vasta gama de modelos possibilita a escolha do transelevador mais adequado para o espaço disponível e a mercadoria que será manuseada.

CARACTERÍSTICAS MT-1 MT-2 MT-3 MT-4 MT-5
Altura máx. profundidade simples 18 m 24 m 33 m 36 m 45 m
Altura máx. profundidade dupla 15,5 m 22 m 27 m 33 m 45 m
Garfo telescópico profundidade simples Sim
Garfo telescópico profundidade dupla/tripla Opcional
Pallet Shuttle automático Opcional
Carga máx. admitida profundidade simples 1.500 kg 1.500 kg 1.500 kg 1.000 kg 1.000 kg
Carga máx. admitida profundidade dupla 1.000 kg 1.000 kg 1.000 kg 1.000 kg 1.000 kg
Velocidade de translação máx. 220 m/min
Aceleração em translação máx. 0,5 m/s
Velocidade em elevação máx. 66 m/min
Aceleração em elevação máx. 0,6 m/s
Cabine embarcada lateral Opcional
Intervalo de temperaturas possíveis De -30 ºC a +40 ºC
Dimensões máx. de carga 1.000 x 1.300 x 2.400 mm
Tipo de palete Europalete de 800 mm e 1.000 mm de largura (EN-13382)
Sistema de recuperação de energia Opcional
 

Em relação às caixas, o transelevador monocoluna oferece duas modalidades. Uma mais leve (ML 50) concebida para conseguir uma alta produtividade ao manusear uma caixa de 50 kg a uma altura de 12 m e outra modalidade intermediária (ML 100), mais robusta e capaz de carregar duas caixas, de 50 kg cada uma, a uma altura de 12 m.

CARACTERÍSTICAS ML-50 ML-100
Capacidade de carga Até 50 kg Até 100 kg
Altura máx. 12 m 12 m
Unidade de carga Eurobox 1 ud de 400 x 600 mm Eurobox 1 ud de 600 x 800 mm / 2 ud de 400 x 600 mm
Garfo telescópico profundidade dupla Sim Sim
Garfo de extração dupla Não Sim
Velocidade de translação máx. 180 m/min 200 m/min
Aceleração em translação máx. 1 m/s 0,7 m/s
Velocidade em elevação máx. 100 m/min 90 m/min
Aceleração em elevação máx. 1,2 m/s 0,75 m/s
Tipo de extrator Pá telescópica Adaptável ao tipo de caixa
 

Transelevadores bicoluna

Sua estrutura é composta por duas colunas verticais e, no meio, se localiza o berço de elevação, através do qual se tem acesso a todos os níveis de armazenamento. É um transelevador mais robusto e resistente em relação ao monocoluna, por isso é perfeito para manusear cargas mais pesadas. Além disso, proporciona um elevado desempenho em termos de agilidade.

Os transelevadores bicoluna para paletes e para caixas são mais robustos e sua estrutura é mais resistente a cargas pesadas

Os transelevadores bicoluna para paletes e para caixas são mais robustos e sua estrutura é mais resistente a cargas pesadas

Em sua modalidade de transelevador para paletes, é o mais adequado para manusear paletes de até 1.500 kg. Em função da altura necessária, a Mecalux oferece sete modelos de transelevadores bicoluna MTB. A essa família se soma o transelevador MTB0, um modelo mais econômico e de baixo consumo energético, que manuseia paletes de 1.500 kg mas com uma altura limitada: 18 metros.

CARACTERÍSTICAS MTB-1 MTB-2 MTB-3 MTB-4 MTB-5 MTB-6 MTB-7
Altura máx. profundidade simples 12 m 17 m 22 m 27 m 35 m 40 m 45 m
Altura máx. profundidade dupla - 12 m 20 m 27 m 35 m 40 m 45 m
Garfo telescópico profundidade simples Sim
Garfo telescópico profundidade dupla/tripla Opcional
Carga máx. admitida 1.500 kg
Velocidade de translação máx. 220 m/min
Aceleração em translação máx. 0,5 m/s
Velocidade em elevação máx. 66 m/min
Aceleração em elevação máx. 0,8 m/s
Pallet Shuttle automático Opcional
Cabine opcional de manutenção com elevação ou embarcada sem elevação Sim
Intervalo de temperaturas possíveis De -30 ºC a +40 ºC
Dimensões máx. de carga 1.100 x 1.300 x 2.400 mm
Tipo de palete Europalete de 800 mm e 1.000 mm de largura (EN-13382)
Sistema de recuperação de energia Opcional
 

Os transelevadores para caixas bicoluna podem alcançar 20 metros de altura e manusear até quatro caixas de 50 kg cada uma.

CARACTERÍSTICAS MLB100Q-2EPSF MLB100Q-2EPDF MLB100Q-2ECDF
Altura máx. 12,29 m 12,29 m 12,29 m
Altura mín. 5,04 m 5,04 m 5,04 m
Tipo de sistema de extração Pá telescópica dupla de profundidade simples Pá telescópica dupla de profundidade dupla Pá telescópica dupla de profundidade dupla com correias
Carga máx. admitida 2 x 50 kg / 2 x 100 kg 2 x 50 kg 2 x (50+50) kg
Tamanho de caixa/contêiner 400 x 600 / 600 x 800 mm 400 x 600 mm 400 x 600 mm
Velocidade de translação máx. 250 m/min 250 m/min 250 m/min
Aceleração em translação máx. 1,45 m/s 1,45 m/s 1,8 m/s
Velocidade em elevação máx. 90 m/min 90 m/min 90 m/min
Aceleração em elevação máx. 1,5 m/s 1,5 m/s 1,5 m/s
 

Transelevadores bicoluna com Pallet Shuttle

A combinação de transelevador com Pallet Shuttle só pode ser aplicada em mercadoria paletizada. Trata-se de uma evolução do transelevador bicoluna anterior, com a particularidade de que seu berço incorpora um carro motorizado Pallet Shuttle, encarregado de extrair ou depositar os paletes das estantes. O carro pode ser depositado em canais de até 40 m de profundidade.

É uma solução muito utilizada para maximizar a capacidade de armazenamento. No entanto, essa otimização do espaço implica uma menor acessibilidade à mercadoria, por isso é especialmente útil para as empresas que tenham uma diversidade de referências baixa-média. Por outro lado, é uma opção muito conveniente para câmaras frias automatizadas, já que se consegue uma importante economia do consumo energético.

Transelevadores trilaterais

Ao contrário dos anteriores, o transelevador trilateral tem capacidade para coletar e depositar os paletes nas estantes em três posições graças ao seu cabeçote giratório: um frontal e dois laterais. Pelo contrário, os transelevadores monocoluna e bicoluna unicamente podem trabalhar em duas posições, fato que impede, por exemplo, deixar os paletes em suportes localizados nas extremidades das estantes ou coletar paletes ao nível do solo em posição frontal.

O transelevador trilateral é a solução ad hoc para armazéns que já operam com empilhadeiras trilaterais manuais e desejam automatizar o armazém sem interromper sua operação. Por quê? Sua instalação é muito simples, pois também se deslocam sobre dois trilhos, mas, se os compararmos com os demais transelevadores, não precisam de um testeiro superior (ou seja, não há fixação superior no transelevador). Isso permite serem instalados com maior facilidade em armazéns com estantes já existentes sem modificar a estrutura do armazém.

Um caso prático desse tipo de instalação é o da empresa Disalfarm, em seu armazém de Rubí (Barcelona). Essa empresa líder no setor da distribuição farmacêutica transformou 15 corredores de estantes para paletes gerenciados com empilhadeiras manuais em um armazém completamente robotizado operado mediante transelevadores trilaterais. O mais destacável desse projeto é que a Mecalux otimizou o armazém sem que a empresa tivesse que parar suas atividades em momento algum.

Tipos de sistemas de extração

No âmbito da configuração de cada tipo de transelevador, podemos escolher o tipo de sistema de extração que melhor se adapte ao número de unidades de carga em profundidade das estantes. Convém ressaltar que o berço dos transelevadores pode ser personalizado para manusear várias unidades de carga simultaneamente (uma em cada lado), mas isso não significa trabalhar em estantes de duas ou mais profundidades.

O sistema de extração é um elemento determinante no desempenho dos transelevadores. A escolha do tipo de sistema de extração está diretamente relacionada à agilidade e/ou a capacidade de armazenamento exigida por cada armazém. Ou seja, quanto menos unidades de carga em profundidade, maior será a agilidade nos movimentos e, quanto mais posições em profundidade, maior será a capacidade e menor o desempenho.

Os sistemas de extração dos paletes são, em geral, garfos telescópicos formados por dois braços unidos entre si mediante uma árvore de transmissão acionada por um motor. Será colocado um motor caso se trabalhe em estantes de profundidade simples ou dois motores se operarmos em estantes de profundidade dupla.

Os transelevadores para caixas, por sua vez, utilizam como sistema de extração pás telescópicas compostas por dois corpos deslizantes. Também é muito comum utilizar uma pá de correia motorizada, acionada por dois sistemas de correias que arrastam a caixa.

A pá telescópica permite extrair e armazenar caixas em estantes de profundidade dupla

A pá telescópica permite extrair e armazenar caixas em estantes de profundidade dupla

Sistema de profundidade simples

O sistema de profundidade simples é um mecanismo que permite extrair unidades de carga em estantes de profundidade simples

Esse tipo de sistema de extração proporciona um desempenho superior, pois ao carregar uma única unidade de carga a agilidade no manuseio prevalece em relação à capacidade de armazenamento. Além disso, é o mais recomendável para trabalhar com unidades de carga muito pesadas.

Sistema de profundidade dupla

Com a ajuda de garfos ou pás telescópicas, é possível extrair ou depositar paletes ou caixas em estantes de profundidade dupla. Dessa forma, se obtém um equilíbrio entre agilidade e capacidade de armazenamento.

É um recurso habitual para otimizar o espaço de armazenamento, não exige um elevado fluxo de movimentos e se trabalha com poucas referências.

 

Sistema de profundidade tripla ou quádrupla

É um sistema de extração que pode operar em estantes com três ou quatro unidades de carga em profundidade. Não é uma solução muito comum, por isso costuma ser implementada apenas se houver alguma necessidade muito específica e quando o armazém priorizar capacidade sobre agilidade.

Este é o caso do armazém da WOK na Polônia, onde a Mecalux equipou dois corredores de 86,3 m de comprimento com estantes que permitem depositar quatro paletes em profundidade por cada nível. Dois transelevadores bicoluna se encarregam de manusear até quatro paletes que não ultrapassam os 600 kg de peso.

Plataforma de roletes motorizados

É um sistema de extração utilizado para alimentar estantes dinâmicas de roletes com várias posições em profundidade. Proporciona uma elevada velocidade de carga e descarga das unidades de carga, uma vez que o movimento é contínuo e sincronizado.

É o sistema instalado nos Laboratorios Maverick em seu armazém de Tarragona, onde um transelevador monocoluna com um transportador de roletes a bordo deposita os paletes em canais dinâmicos, facilitando assim o deslocamento por gravidade da carga da parte mais alta para a mais baixa.

Como escolher o transelevador necessário

Decidir o tipo de transelevador mais adequado para um armazém não é tarefa fácil e não há uma regra matemática, pois cada instalação possui suas especificidades. Os diferentes tipos de transelevadores também podem ser modificados para oferecer uma solução mais personalizada.

Considerando tais aspectos, a primeira coisa que devemos ter bem definido é o objetivo e as necessidades da empresa, o tipo de produto armazenado (quantidade, tamanho, peso, número de referências, etc.), o fluxo de mercadoria necessário, o layout do armazém e o orçamento disponível.

Posteriormente, podemos analisar os movimentos que são capazes de executar os diferentes tipos de transelevadores, sempre em função do sistema de extração utilizado. Tudo isso dependerá de:

  • Velocidade de translação
  • Velocidade em elevação
  • Acelerações em qualquer eixo
  • O tempo necessário para extrair ou depositar a unidade de carga

Dentre todas as opções disponíveis, é importante avaliar aquela que nos proporcionará os melhores benefícios funcionais e econômicos, sempre procurando encontrar o equilíbrio.

Cabe destacar que os diferentes tipos de transelevadores podem ser ajustados e adaptados às exigências de cada armazém e que tanto a altura quanto o tipo de sistema de extração estão condicionados, entre outros aspectos, à profundidade e dimensões das estantes.

Se você ainda não definiu o tipo de transelevador que melhor se ajusta às suas necessidades, entre em contato com a Mecalux. Uma equipe de especialistas irá ajudá-lo a escolher o transelevador que lhe proporcionará um serviço ágil, eficiente, sem erros e com o menor custo.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: