Calcular sua capacidade de armazenagem

Como calcular sua capacidade de armazenagem? Quando aumentá-la?

20 jan 2020

Se planeja ampliar seu armazém, comprar novas estantes ou simplesmente saber se está aproveitando ao máximo a capacidade de armazenagem disponível, recomendamos que leia este artigo.

Hoje em dia, existem muitas empresas de logística com um projeto de armazém que considera apenas o tamanho de seu estabelecimento e ignora muitos outros fatores que são essenciais. Por isso, este artigo vai ajudá-lo a calcular corretamente sua capacidade de armazenamento.

Calcule a capacidade de estocagem de seu armazém

Para fazer esse cálculo e obter um resultado confiável, faça o seguinte:

  • Calcule a superfície total de seu armazém em metros quadrados. Esse dado se obtém ao adquirir o edifício, mas não hesite em confirmar sua exatidão. Não se esqueça de subtrair os espaços que não se destinem ao armazenamento de mercadorias: banheiros, vestiários, escritórios, etc.
  • Determine a altura máxima de armazenamento. Isso se obtém subtraindo elementos, tais como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.

Exemplo:

Capacidade de armazenagem = (Superfície do armazém - áreas não dedicadas ao armazenamento) x Altura máxima de armazenamento
= (45 000 m² - 5 000 m²) X 10 m
= 40 000 m² X 10 m
= 400 000 m³

Calcule o espaço de armazenagem utilizado

Para saber se a capacidade de seu armazém está sendo utilizada com critério, convém fazer a seguinte pergunta: minhas estantes e sistemas de armazenagem cobrem a altura máxima de estocagem de meu galpão ou armazém?

O espaço não utilizado, também conhecido como espaço vazio, representa uma perda de dinheiro para sua empresa. Portanto, se seus sistemas ocupassem a altura máxima de armazenamento de seu armazém, seria possível armazenar mais mercadorias.

Espaço de armazenagem utilizado = Espaço efetivamente utilizado/ Espaço total x 100

Quanto maior for a porcentagem, maior é o aproveitamento do espaço disponível. Caso contrário, será necessário tirar as medidas necessárias para ajustar esse resultado.

Área de armazenagem de um armazém tradicional
Área de armazenagem de um armazém tradicional

Outros fatores que devem ser avaliados

Agora você já sabe como calcular a capacidade de armazenagem de seu armazém e avaliar se seu espaço é utilizado de forma eficaz. No entanto, para que esse tipo de dado seja o mais exato possível, é necessário considerar uma série de fatores, tais como:

  • O tipo de estantes ou sistemas utilizados: certifique-se de utilizar a solução de armazenagem correta.
  • Os tipos de bens armazenados: líquidos, produtos soltos, etc.
  • O número de referências.
  • A forma em que suas mercadorias são armazenadas: siga nossas dicas para organizar seus produtos.
  • O tipo de palete: madeira, plástico, europeu, americano, etc.
  • As normas de armazenagem.
  • O projeto de seu armazém.
  • O processo de preparação de pedidos: nem sempre é rentável priorizar o espaço em detrimento dos processos de preparação de pedidos.

Agora que você sabe como calcular sua capacidade de armazenagem e o espaço de armazenamento utilizado, já tem todas as cartas na mesa para tomar as decisões corretas: reorganizar seu armazém ou, se for necessário, ampliá-lo.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: