Estantes industriais em um armazém

Como escolher uma estante industrial

03 Janeiro 2020

As estantes industriais são soluções de armazenagem utilizadas em armazéns, plataformas logísticas ou lojas. Entre as mesmas podem ser montadas várias estantes formando conjuntos ou sistemas de estantes industriais.

Essas estantes permitem armazenar qualquer tipo de unidade de carga: pesadas, leves, longas, frágeis, etc. Mas com tantas opções existentes no mercado, não é fácil determinar a solução que melhor satisfaça as necessidades de sua empresa. No entanto, no coração de suas operações logísticas é importante escolher a solução correta. Hoje, a Mecalux deseja oferecer-lhe mais informações sobre o uso dos principais tipos de estantes industriais, assim como os fatores que devem ser considerados no momento de adotar a opção mais adequada.

1) Que tipo de produto é possível armazenar?

Quais são as propriedades intrínsecas e extrínsecas de suas mercadorias? Como vimos no artigo Como organizar suas mercadorias, inclusive antes de escolher a estante industrial, seria necessário conhecer impreterivelmente a natureza de seus produtos.

De fato, nem todas as soluções de armazenagem se adaptam a qualquer tipo de mercadoria. Por exemplo, se armazenar vigas, tubulações ou outras mercadorias longas, a estante cantilever é sem dúvida alguma a indicada.

2) As mercadorias estão paletizadas?

Se este for o caso, precisará de uma estante industrial adaptada ao armazenamento de paletes em vez de uma para o armazenamento de caixas ou gavetas.

Por exemplo, se sua empresa gerencia grandes volumes de paletes, o Pallet Shuttle pode ser uma boa alternativa frente a outros sistemas convencionais.

3) Que princípio de saídas de estoque utiliza? FIFO/LIFO?

Quanto melhor definir corretamente suas necessidades, mais probabilidades terá de encontrar a estante industrial necessária. Por exemplo, os sistemas convencionais dinâmicos foram projetados especialmente para o método FIFO, além de outros, tais como o sistema push-back para o método LIFO de saídas de paletes.

Recomendamos que analise com calma antes de escolher e que consulte profissionais que possam aconselhá-lo para não tomar uma decisão precipitada, que se refletirá negativamente em seus custos.

4) Que equipamentos de manuseio utilizar?

Se estiver em fase de reacondicionar o armazém, ou simplesmente reformulá-lo, deverá analisar as necessidades em termos de equipamentos de manuseio. Sua empresa dispõe de todo o material necessário para transportar seus produtos?

Se formos utilizar empilhadeiras convencionais, devemos considerar a segurança do armazém e escolher estantes específicas e práticas para manusear com empilhadeiras elevadoras.

5) Quais são suas condições ambientais de armazenamento?

Determinar as condições ambientais de seu armazém significa se preocupar com a segurança das mercadorias. Alguns ambientes úmidos exigem manutenções especiais e estão sujeitos a normas particulares. Se, por exemplo, uma empresa armazenar alimentos em uma câmara fria, deverá certificar-se de que suas estantes industriais cumprem as normas de contato com alimentos.

6) Qual é sua superfície de armazenamento?

Essa pergunta é extremamente importante. O espaço e a altura dos tetos são dois fatores importantes a considerar. Efetivamente, tais fatores permitem encontrar a estante industrial que melhor se adapte a todas as suas necessidades materiais de armazenamento.

Embora seja verdade que frequentemente os produtos propostos no mercado podem adaptar-se ao seu armazém, nem todos satisfazem as necessidades de sua empresa.

Cada armazém e plataforma logística são únicos para cada empresa, pois é sua atividade que determina suas necessidades em termos de armazenamento. Se quiser encontrar a estante industrial adequada para seu armazém é necessário que se faça todas essas perguntas. Algumas empresas, como a Mecalux, oferecem estantes industriais personalizadas que se adaptam a qualquer necessidade. Se precisar de mais informações não hesite em entrar em contato conosco. Nossos profissionais terão muita satisfação em ajudá-lo a encontrar sua estante industrial ideal.