Selecionadora de pedidos

As selecionadoras ou preparadoras de pedidos são uma evolução das transpaleteiras e das empilhadeiras elétricas. São especialmente adaptadas para facilitar a preparação de pedidos ou encomendas, pois o operador pode acessar os controles da máquina por um lado e o palete ou a carga por outro, agilizando assim, as manobras de coleta da mercadoria.

Há preparadoras com as quais se trabalha no nível do chão e outras que se elevam. Em ambos os casos, elas têm três características básicas em comum

  1. Em primeiro lugar, é necessário que a transpaleteira seja capaz de alojar o operador e, para tal finalidade, o conjunto do corpo da máquina está separado dos garfos de carga. Neste espaço abre-se uma plataforma de tamanho reduzido, onde o condutor pode subir. 
  2. Em segundo lugar, para que o operador possa acessar os controles a partir dessa posição, foi modificada a configuração do timão, girando-o 180° em relação a como este elemento é montado nas transpaleteiras convencionais e nas empilhadeiras. 
  3. Por último, para as aplicações às quais esses equipamentos costumam estar destinadas, é conveniente, embora não imprescindível, usar as versões de garfos extralongos, entre 1.600 e 2.400 mm, pois isso permite efetuar a preparação simultânea de dois ou três pedidos

Selecionadoras operando em um armazém com estantes convencionais

Selecionadoras operando em um armazém com estantes para picking

 

No mercado é possível encontrar uma ampla variedade de equipamentos com características muito diferentes. No entanto, elas podem ser agrupadas em três tipos principais.

  • Selecionadora de pedidos ao nível do chão : A variedade mais básica é a das selecionadoras de pedidos que trabalham com cargas ao nível do chão. Embora com elas só se possa preparar pedidos de artigos que estejam situados no primeiro nível de armazenamento (estante sobre o chão, etc.), alguns modelos incorporam uma pequena plataforma sobre a qual o operário pode subir para ter acesso aos vãos que estiverem situados a uma altura superior. A máquina dispõe de espaço para um condutor e tem capacidade para transportar um ou dois paletes. As preparadoras de pedidos ou encomendas com garfo extralongo podem manusear dois ou três paletes ao mesmo tempo.

 

Selecionadora de pedidos nível do chãoSelecionadora de pedidos a nível do chão com plataforma

  • Selecionadora de pedidos em níveis baixos: O segundo tipo de preparadoras de pedidos ou encomendas são as de nível baixo. Diante da necessidade dos operadores poderem ter acesso a uma altura maior, estas máquinas são desenvolvidas tendo como base as máquinas que trabalham ao nível do chão.
    Há duas opções neste tipo de máquinas:
    - A mais simples é a que incorpora uma plataforma antideslizante na parte superior do corpo da máquina. como este costuma ser bastante alto, é preciso instalar, entre a plataforma do operário e a superior, um pequeno degrau intermediário que pode ser fixo ou dobrável.
    - Outra opção, porém, mais custosa do que a anterior, consiste em incorporar um sistema de elevação eletrohidráulico na plataforma onde o operador sobe, para que este possa elevar-se à vontade.

 

Selecionadora de pedidos em níveis baixos

  • Selecionadora de pedidos em níveis médios e altos: As preparadoras de pedidos ou encomendas do terceiro tipo são capazes de chegar aos níveis médios e altos. São formadas por um corpo que contém um motor de tração, uma bomba hidráulica, uma bateria e os dispositivos de controle. Este corpo está unido, por sua base, a dois pés de apoio que são montados sobre rodas de pequenas dimensões. Ao corpo também se une um mastro elevador por onde sobe e desce uma cabine na qual o operador fica de pé. Na cabine pode ter soldados dois garfos, o que limita a altura de elevação alcançada pelo piso da cabine do operador. Outra possibilidade consiste em os garfos irem montados sobre um carro de um segundo mastro elevador incorporado à cabine, para que o operador possa subir ou descer a carga na altura que lhe for mais cômoda para efetuar seu trabalho.
     

    O corredor, para operar com estas máquinas, pode ser de ±1.150 mm, quando os paletes forem utilizados frontalmente e de ±1.500 mm, quando os paletes forem utilizados transversalmente. A altura máxima de elevação alcançada pelas preparadoras mais altas é de 10 ou 11 m. Uma alternativa para este tipo de máquina são as empilhadeiras trilaterais tipo combi, que chegam a uma altura de elevação que pode superar 12 m.

 

 

Preparadoras de pedidos em níveis médios e altos

 

Other topics in this category