Veículo guiado automaticamente AGV e LGV

Os veículos guiado automaticamente AGV e LGV são equipamentos de transporte, similares às empilhadeiras, que se deslocam automaticamente seguindo uma trajetória traçada ou programada de antemão. Para guiá-las, se recorre a dois possíveis sistemas: o autoguiado por fio ou laser guiado.

 

Veículo guiado automaticamente por fio AGV

Os veículos que são capazes de seguir o caminho que lhes foi atribuído mediante um sistema guiado automaticamente são denominados veículos guiados automaticamente (ou em sua sigla em inglês, AGV). No chão do armazém é embutido um fio que emite um campo magnético e este, por sua vez, é captado pela máquina. O fio descreve a trajetória do percurso e o AGV o segue. 

 

Veículos guiados por laser LGV 

O segundo sistema é o guiado a laser. As máquinas que o incorporam são conhecidas como veículos guiados a laser (LGV, em sua sigla em inglês). Esses elementos emitem um sinal de laser, que reflete nos defletores colocados em pontos próximos ao percurso e é lido de volta pela máquina. A diferença de tempo entre a emissão do laser e a captura do feixe de reflexão é calculada mediante um processador montado na máquina, o que lhe permite saber a cada momento a distância em que se encontra dois pontos de controle e deduzir sua posição. Com essa informação, o veículo realiza, por si mesmo, as correções necessárias para seguir a trajetória especificada. Tecnicamente, programar e modificar as trajetórias é muito fácil. 

Há máquinas com elevação e diferentes tipos de garfo para a manipulação de paletes ou volumes. E no mercado existem modelos de AGV e LGV especificamente concebidos para o transporte de paletes, caixas, bobinas e cargas volumosas.

O uso destes veículos é muito conveniente para unir pontos distantes entre si e fazê-lo a uma velocidade moderada e sem obstáculos. Também é preciso considerar que nos pontos de parada (coleta e descarga de mercadoria), é necessário colocar transportadores de rolos cilíndricos ou correntes ou outro tipo de dispositivo que possa traspassar a carga e servir de ligação com o resto da instalação.

 

Imagem cedida pela Asti

Imagem cedida pela Asti

Imagem cedida pela Artisteril

Imagem cedida pela Artisteril

 
Imagem cedida pela Artisteril

Imagem cedida pela Artisteril

Centro logístico e de manipulação de peixes

Centro logístico e de manipulação de peixes

 

Other topics in this category