Impulsionar a eficiência com inteligência artificial

26 fev 2024

PESQUISA LOGÍSTICA

As aplicações da inteligência artificial para melhorar a eficiência dos negócios chamou a atenção de consumidores, líderes empresariais e investidores entre o final de 2022 e 2023. Estes últimos já investiram bilhões de dólares em aplicações de inteligência artificial gerativas. De acordo com uma pesquisa da Ernst & Young, 65% dos CEO concordam que a IA é uma força positiva para os negócios e a sociedade.

Segundo uma pesquisa de Ernst & Young, os CEO veem a IA como uma ferramenta para melhorar a eficiência nos negócios

O painel de entrevistados do relatório CEO Outlook Pulse da EY, composto por 1.200 CEO de diferentes países, conclui que esta tecnologia tem um enorme potencial para aumentar a produtividade e se traduz em resultados positivos para todos os stakeholders. Assim, alguns dos casos de sucesso mais financiados estão ligados ao desenvolvimento de medicamentos e software. Dois terços dos CEO veem a inteligência artificial como uma ferramenta que pode proporcionar resultados positivos.

65% dos CEO veem a IA como aliada e metade dos que são a favor estão absolutamente convencidos dos seus benefícios. Apenas 2% dos inquiridos opõem-se diretamente ao avanço destas tecnologias generativas.

A inteligência artificial já é uma realidade nos planos de negócios. O CEO estão a conceber estratégias de investimento que maximizam os benefícios que a IA pode trazer às suas empresas, seja a curto ou a longo prazo. A alocação de capital está focada em novas tecnologias. 43% dos CEO já investem ativamente em inovações impulsionadas pela IA.

Inteligência artificial como assistente de tomada de decisões

Os gerentes podem adotar estratégias proativas e direcionar o crescimento das suas empresas, garantindo enquanto sejam competitivas num ambiente de negócios em mudança. DE acordo com EY, os CEO devem aproveitar o potencial da inteligência artificial e avaliar como esta pode contribuir para as suas organizações, garantindo ao mesmo tempo a sua utilização ética e responsável. Além disso, devem basear a sua tomada de decisão na coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos para chegar a conclusões objetivas.

A EY também consultou gerentes sobre as perspetivas de seus negócios para o primeiro semestre de 2024. Apesar da incerteza do mercado, dois em cada três CEO continuam otimistas e acreditam que obterão melhores resultados que no início de 2023. A consultoria aconselha planejar cenários para antecipar ações ou reações externas e avaliar periodicamente portfólios de ativos, operações, ecossistemas e cadeias de suprimentos. Alinhar e ajustar cada área num contexto empresarial complexo traz benefícios para toda a organização.

A IA impulsionará a eficiência dos negócios

As empresas precisarão implementar tecnologia em um ritmo mais acelerado para atender às novas necessidades de clientes, funcionários e empresas. A tendência será investir mais na digitalização, área que a IA também partilha, e são esperadas mais transações, fusões e aquisições por parte das empresas na vanguarda. Esta é uma forma de aumentar a sua proposta de valor e ao mesmo tempo fortalecer a sua posição no mercado.