77% dos executivos concordam que a inteligência artificial generativa é a tecnologia emergente com maior potencial para aumentar a produtividade e melhorar a colaboração. Isto é o que diz o relatório Generative AI in supply chain: a path to better returns de KPMG, onde mais da metade dos entrevistados pela consultoria priorizam as operações como principal área de adoção e detectam oportunidades de uso em tarefas de atendimento ao cliente, manufatura e gerenciamento de estoque.
Os princípios de valor, escalabilidade e adoção continuam a ser critérios-chave de sucesso para a genAI ou IA generativa, que utiliza modelos de aprendizado profundo para entender e criar conteúdos. De acordo com especialistas, modelos transformadores generativos pré-treinados (GPT) podem aumentar a produtividade no setor de logística respondendo a dúvidas sobre envios e ajudando na mediação entre clientes, remetentes e provedores 3PL. Da mesma forma, redes adversárias generativas (GAN) têm o potencial de criar dados sintéticos que treinam robôs e permitem que eles manuseiem pacotes com mais precisão no armazém.
IA generativa vs. tradicional
A IA discriminatória ou tradicional proporciona benefícios como maior precisão na previsão de demanda, o que muitas vezes se traduz em menos necessidade de gastar tempo com inventário. Por sua vez, a GenAI, pode aumentar a produtividade dos funcionários, uma visão compartilhada por 73% dos gerentes.
Influência de diferentes IA na cadeia de suprimentos
Em um contexto marcado pela expansão da IA nas indústrias, a KPMG observou três casos de uso típicos que buscam aumentar a produtividade entre empresas dedicadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos:
- Colaboração entre parceiros. A IA generativa ajuda a dimensionar a capacidade dos funcionários para enfrentar consultas e exceções para cada remessa com cada parceiro através de um chatbot.
- Excelência operacional e melhorias. Da mesma forma, essa tecnologia pode contribuir para a melhoria contínua ao recomendar práticas para diferentes processos através de um assistente.
- Avaliação de produtos e estoque. As equipes podem estudar cada artigo e sua localização graças aos agentes de avaliação de inventário, orientados pela genAI. Isto torna a tarefa de inspeção mais fácil e evita a má qualidade e a rotatividade deficiente.
A IA generativa representa uma mudança de paradigma em relação à IA tradicional. Por esta razão, a KPMG afirma que, ao tomar decisões de investimento críticos para a implementação da IA e sua utilização na cadeia de suprimentos, é necessária uma abordagem baseada em valores.