Combinação de sistemas no armazém da ANVI Plasturgie na França

Combinação de sistemas no armazém da ANVI Plasturgie na França

Os produtos de plástico da ANVI Plasturgie são armazenados em estantes para paletes e compactas

Combinação de sistemas no armazém da ANVI Plasturgie na França

ANVI Plasturgie, fabricante francês de produtos de plástico, ampliou seu centro de distribuição em Saint-Germain-du-Plain para enfrentar a expansão de seu negócio. O armazém foi dividido em duas áreas: uma com estantes para paletes e outra com estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle. A capacidade total de armazenamento é de 4.171 paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro de distribuição da ANVI Plasturgie: Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 1.792 paletes
    Medidas dos paletes: 800 x 1.200 x 2.500 mm
    Peso máx. dos paletes: 600 kg
    Altura das estantes: 8 m
    Centro de distribuição da ANVI Plasturgie: Sistema Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 2.379 paletes
    Medidas dos paletes: 800 x 1.200 x 2.300 mm
    Peso máx. dos paletes: 600 kg
    Altura das estantes: 8,5 m
  • Baixar PDF

Três tecnologias de fabricação

A ANVI Plasturgie é uma empresa francesa que se dedica ao desenho e fabricação de peças de plástico destinadas a diferentes usos industriais: desde vasos e produtos destinados ao mercado da jardinagem, até recipientes de segurança para resíduos ou material médico.

A empresa possui três fábricas na França onde trabalham ao redor de 200 operários moldando o plástico seguindo três métodos: rotacional, por injeção e sopro.

Recentemente, a empresa ampliou suas instalações em Saint Germain du Plain (no centro da França) com a finalidade de enfrentar o aumento da demanda e, consequentemente, da produção. Para tal, entrou em contato com a Mecalux e, segundo afirma Víctor Bouillard, gestor de projeto da ANVI Plasturgie, “após ouvirem nossas necessidades, elaboraram uma proposta muito interessante que nos permitia dispor de uma maior capacidade de armazenamento”.

Características do armazém

O armazém da ANVI Plasturgie é formado por duas áreas. Em uma delas foram instalados quatro blocos de estantes compactas com o sistema Pallet Shuttle e na outra área estantes para paletes.

As estantes para paletes medem 8 m de altura, com três níveis adaptados às dimensões da mercadoria: 800 x 1.200 x 2.500 mm Nessas estantes se armazena uma grande quantidade de paletes com muitas referências diferentes.

Uma das particularidades dessa solução é o acesso direto aos produtos, o que proporciona uma grande agilidade na gestão da mercadoria. Também garante um perfeito controle do estoque, uma vez que cada localização se destina a uma mesma referência.

Os níveis que ficam na parte superior têm uma tela eletrossoldada para evitar a queda acidental de material.

Sistema Pallet Shuttle

As estantes com o sistema Pallet Shuttle, destinadas aos produtos de maior consumo (tipo A), medem 8,5 m de altura, divididos em três níveis. “Recorremos a essa solução porque podíamos obter uma grande capacidade de armazenamento a um custo menor”, explica Victor Bouillard.

Além disso, tal como indica o gestor do projeto, “mantivemos a agilidade na gestão da mercadoria”. O motivo é que os operadores não têm que entrar nos corredores para manusear os paletes, pois é o carro que se encarrega de fazer o trabalho automaticament.

Essa solução simplificou a gestão da mercadoria de acordo com o sistema FIFO”, indica Bouillard. Cada bloco de estantes tem um corredor de carga e outro de descarga, o que evita interferências entre as entradas e saídas dos produtos.

Victor Bouillard – Gestor de projeto da ANVI Plasturgie
Estamos totalmente satisfeitos com o novo armazém, sobretudo com o sistema Pallet Shuttle. Proporcionou muitos benefícios ao nosso negócio e é muito fácil de usar. Antes da sua implementação, a equipe técnica da Mecalux ensinou como utilizar os carros automáticos aos nossos operadores.

Benefícios para a ANVI Plasturgie

  • Ótima distribuição da mercadoria: os paletes com produtos de maior demanda são armazenados nas estantes com Pallet Shuttle, enquanto os demais, nas estantes para paletes.
  • Máximo desempenho: o sistema Pallet Shuttle, ao ser um carro automático que executa os movimentos, consegue uma grande agilidade na entrada e saída da mercadoria.
  • Acesso direto aos paletes: as estantes para paletes facilitam o trabalho dos operadores no momento de introduzir e retirar os paletes em suas localizações.
Centro de distribuição da ANVI Plasturgie: Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 1.792 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 x 2.500 mm
Peso máx. dos paletes: 600 kg
Altura das estantes: 8 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento