Um armazém de ingredientes em pó para a indústria agroalimentar

Um armazém de ingredientes em pó para a indústria agroalimentar

O Easy WMS e a Integração do SGA com o Pallet Shuttle são os dois novos software da Huijbregts Groep

Um armazém de ingredientes em pó para a indústria agroalimentar

Huijbregts Groep, empresa que produz ingredientes em pó para a indústria de alimentos, conta com um novo bloco de estantes que utiliza o sistema Pallet Shuttle com capacidade para 2.295 paletes em seu armazém da fábrica localizada em Helmond (ao sul dos Países Baixos). Para dirigir as cargas e descargas dos produtos implementou o Sistema de Gestão de Armazéns Easy WMS da Mecalux, assim como um software específico para controlar o funcionamento dos carros automáticos. A produtividade e a rentabilidade proporcionadas pelo Easy WMS convenceram a empresa que decidiu utilizar este SGA em todas as suas instalações visando realizar um melhor gerenciamento das operações executadas ali.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Huijbregts Groep
    Capacidade de armazenamento: 2.598 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
    Altura das estantes: 13 m
    Profundidade das estantes: 26,5 m
    Nº de carros: 5
  • Baixar PDF

Inovadora e avançada para sua época

A Huijbregts Groep é uma empresa que se dedica à gestão e acondicionamento de ingredientes em pó para a indústria de alimentos. Sua história é caracterizada pela constante evolução, inovação e adaptação às mudanças do mercado.

Em 1936, Wim Huijbregts fundou esta empresa que, inicialmente, comercializava substitutos dos alimentos. Depois da Segunda Guerra Mundial, este empreendedor começou a misturar ervas e especiarias para açougueiros da região de Eindhoven (ao sul do país).

Foi a partir de 1973, quando seu filho Frans Huijbregts ingressou no negócio, que a empresa registrou um crescimento enorme que se mantém até a presente data. Hoje em dia, 80% dos alimentos comercializados nos Países Baixos incluem algum tipo de preparado com misturas de ingredientes da Huijbregts Groep. Além disso, as perspectivas são de continuidade de sua expansão, inclusive em âmbito internacional.

Mais capacidade para uma empresa que não deixa de crescer

Em 2010, a Huijbregts Groep inaugurou uma fábrica de grandes dimensões (ocupa uma superfície de 5.000 m2) em Helmond. Trata-se de instalações modernas, com tecnologia de última geração para conseguir o máximo desempenho de todas as operações, incluída a mistura dos ingredientes e seu processo de embalagem baseado em cada pedido e no armazenamento. De acordo com Erik van den Nieuwelaar, responsável pelo departamento de inovação da Huijbregts Groep, “nossa empresa gerencia ao redor de 2.500 referências de matéria-prima e outras 14.000, além de produtos acabados.”

O crescimento de nossa empresa avança a passos gigantescos”, reconhece Erik van den Nieuwelaar. Ao final de pouco tempo, a fábrica ficou pequena, por isso a empresa precisou ampliar sua capacidade de armazenamento com uma solução destinada a armazenar a matéria-prima e os produtos acabados.

Não tínhamos mais superfície para construir um novo armazém, então tivemos que aproveitar ao máximo cada milímetro do espaço disponível”, acrescenta Erik van den Nieuwelaar. “Além disso, a montagem das estantes devia ser realizada com a maior rapidez possível porque precisávamos com urgência desse espaço de armazenamento.”

A empresa recebe diariamente uma média de 200 paletes com matéria-prima que é enviada para a área de produção. Conforme o responsável por inovação, “esses paletes provêm de todo o mundo, majoritariamente da Europa (em um raio de 1.000 km), embora 30% deles vêm de fora”.

Por outro lado, também foram expedidos entre 250 e 300 paletes com produtos acabados para seus clientes distribuídos em todo o mundo. Embora seja verdade que para a Huijbregts Groep são considerados produtos acabados, para seus clientes não são.

Na realidade, são produtos semielaborados utilizados para produzir margarina, pão, iogurte, sopas, molhos ou petiscos, entre outros alimentos.

Considerando este volume de trabalho, a Mecalux equipou o armazém com um bloco de estantes com o sistema Pallet Shuttle. A montagem e a instalação foram concluídas em um período aproximado de quatro meses a fim de que a Huijbregts Groep não tivesse que interromper suas operações em momento algum.

Também foi instalado o Easy WMS, o potente Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) que gerencia todas as operações da fábrica, assim como o software de controle do Pallet Shuttle, preparado para comandar os carros automáticos desse sistema de armazenamento.

É a primeira vez que trabalhamos com a Mecalux. Antes de tomar qualquer decisão, comparamos sua proposta com a de outros dois fornecedores de soluções de armazenamento. Finalmente, optamos pela Mecalux porque nos ofereceram uma resposta mais adequada para nossas necessidades e, evidentemente, também avaliamos o preço”, indica Erik van den Nieuwelaar.

Características do Pallet Shuttle

O bloco de estantes mede 13 m de altura, tem um total de 85 canais de 26,5 m de profundidade, armazena 2.295 paletes com um peso máximo unitário de 1.100 kg.

A gestão da mercadoria cumpre o critério FIFO (first in, first out). Os paletes são colocados por um dos lados do bloco de estantes (por exemplo, o que fica nas docas de carga quando se trata de matéria-prima) e são retirados pelo lado contrário (que, nesse caso, fica na área de produção). A entrada e saída também podem ser executadas ao contrário (da área de produção para as docas) no caso dos produtos acabados e prontos para serem expedidos. O armazém dispõe de cinco Pallet Shuttle para gerenciar o volume de movimentos no decorrer de cada dia de trabalho.

Em uma das laterais do armazém foram instaladas duas estantes convencionais de 14 m de altura com seis níveis. Essas desempenham a função de buffer, ou seja, são armazenados até 303 paletes que permanecem à espera até serem depositados nas estantes com o Pallet Shuttle.

Um potente software para controlar o Pallet Shuttle

A Mecalux instalou um software específico para controlar o Pallet Shuttle. Sua principal vantagem é que ajuda a controlar melhor os produtos e permite uma excelente organização das tarefas de armazenamento que devem ser executadas. De acordo com Erik van den Nieuwelaar, “também é um software muito completo e simples.”

Os operadores têm um tablet com conexão Wi-Fi para emitir as ordens aos carros motorizados (colocar ou retirar os paletes).

Sua interface é muito intuitiva, portanto, os operadores não precisam de um treinamento específico para utilizá-lo. Com ele é possível realizar inúmeras funções, tais como selecionar a quantidade de paletes que desejamos extrair ou fazer o balanço de estoque.

Além disso, ao mesmo tempo que executa a carga e descarga dos paletes, os operadores podem consultar as ordens que devem ser efetuadas depois.

É um software versátil e flexível, que foi adaptado às particularidades e características do armazém da Huijbregts Groep: basicamente, um mesmo bloco gerencia tanto a entrada de matéria-prima quanto a saída dos produtos acabados. O software que comanda o Pallet Shuttle da Mecalux proporciona um maior controle e segurança para a entrada e saída dos paletes.

Easy WMS: uma ferramenta preparada para crescer

Erik van den Nieuwelaar afirma que “normalmente somos nós quem criamos nosso próprio software no departamento de inovação. No entanto, devido à expansão do negócio e à chegada de novos projetos, pedimos ajuda à Mecalux.”

Em um primeiro momento, a Huijbregts Groep contratou o Easy WMS em sua versão mais básica, denominada Pro. Esse sistema gerencia e coordena todos os movimentos e processos do armazém: recebimento, armazenamento e expedição das ordens de saída.

No entanto, tal como indica Erik van den Nieuwelaar, “precisávamos de um sistema flexível e que estabelecesse comunicação com nosso ERP.

A empresa percebeu do enorme potencial do Easy WMS e decidiu implementar a versão Enterprise, que é mais robusta e avançada, visando gerenciar todas as operações de sua fábrica de Helmond.

Erik van den Nieuwelaar – Responsável por inovação da Huijbregts Groep
“Estamos muito satisfeitos com o sistema Pallet Shuttle, com o software para controlar os carros automáticos e com o Easy WMS da Mecalux. Desde sua instalação, o armazém nos tem proporcionado resultados excelentes. É complicado especificar cifras exatas, mas entre fevereiro e agosto de 2018 aumentamos o volume de vendas em cerca de 8%.”

Benefícios para a Huijbregts Groep

  • Gestão eficiente de todas as operações: o Easy WMS da Mecalux está preparado para otimizar as operações de toda a fábrica da Huijbregts Groep, tanto manuais quanto automáticas, assim como pode ser adaptado às futuras modificações.
  • Sistema por compactação ágil: no âmbito dos sistemas por compactação, o Pallet Shuttle é o mais ágil uma vez que facilita a colocação e retirada dos paletes nos canais.
  • Aproveitamento do espaço: o bloco de estantes otimiza toda a superfície disponível com a finalidade de oferecer capacidade para 2.295 paletes.
Armazém da Huijbregts Groep
Capacidade de armazenamento: 2.598 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
Altura das estantes: 13 m
Profundidade das estantes: 26,5 m
Nº de carros: 5

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento