A Maheso renova sua câmara de congelamento de pratos pré-preparados

A Maheso renova sua câmara de congelamento de pratos pré-preparados

A empresa armazena pratos pré-preparados congelados em estantes com o sistema Pallet Shuttle

A Maheso renova sua câmara de congelamento de pratos pré-preparados

O sistema Pallet Shuttle é uma solução adequada para câmaras de congelamento, pois são estantes compactas que otimizam a distribuição do frio entre os paletes e que, consequentemente, reduzem seu consumo energético.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Câmara de congelamento de Maheso
    Capacidade de armazenamento: 744 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 7 m
    Profundidade das estantes: 7 m
  • Baixar PDF

O sistema Pallet Shuttle é uma solução adequada para câmaras de congelamento, pois são estantes compactas que otimizam a distribuição do frio entre os paletes e que, consequentemente, reduzem seu consumo energético. Além disso, ao utilizar um carro para executar os movimentos da mercadoria de forma autônoma, o tempo de carga e descarga também se reduz. Com todas essas vantagens, o fabricante de pratos prontos e pré-preparados Maheso renovou sua câmara de congelamento em Dos Hermanas (Espanha) implementando esse sistema que oferece capacidade para 744 paletes.

Grande fabricante de produtos congelados

Fundada na Espanha em 1978, a Maheso é uma das maiores fabricantes de pratos prontos e pré-preparados congelados do país. Inicialmente, comercializava produtos frescos para lojas pequenas e restaurantes, principalmente croquetes e canelones. Com o passar dos anos, renovou tanto seus processos quanto seus produtos. Em 1986 a empresa se converteu na primeira exportadora de pratos preparados de Espanha, estando presente atualmente em mais de 15 países da União Europeia. Graças à inovação, ampliou seu catálogo de produtos e agora inclui lasanhas, nuggets, produtos sem glúten, etc. A Maheso possui uma fábrica de 20.000 m2 (a maior de Espanha dedicada à elaboração de produtos congelados) no município barcelonês de Montcada i Reixac, além de centros de distribuição em Barcelona, Madrid e Sevilha.

Reorganização da câmara de congelamento

A empresa dispõe de uma câmara de congelamento de 1.500 m2 na cidade de Dos Hermanas (Sevilha) “a partir de onde atendemos todos os nossos clientes do sul da Espanha”, explica Francisco Echegoyan, responsável pelo armazém da Maheso.

A empresa distribui sua ampla gama de produtos mediante grandes redes de hipermercados e supermercados, atacadistas de produtos congelados e lojas especializadas. Nos últimos meses, a Maheso decidiu renovar suas instalações porque segundo Francisco Echegoyan, “queríamos aumentar a capacidade de armazenamento para depositar cerca de 700 paletes com diferentes referências”.

A Mecalux propôs a instalação de um bloco de estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle por três razões: - Aproveitamento de toda a superfície do armazém para oferecer a maior capacidade de armazenamento possível.

  • Agilidade no fluxo de movimentos da mercadoria.
  • SEconomia no consumo de energia para gerar frio ao distribuí-lo entre um maior número de paletes armazenados.

A câmara de congelamento, que opera a uma temperatura controlada de -21 ºC, foi equipada com um bloco de estantes compactas de 7 m de altura, dividido em três níveis e com uma profundidade que permite armazenar até oito paletes. No total, há espaço para 744 paletes de 800 x 1.200 mm.

“Tínhamos muito bem definido que precisávamos de um sistema de armazenagem compacto e a equipe técnica da Mecalux nos recomendou implementar o Pallet Shuttle porque é muito mais rápido, ágil e seguro”, afirma Francisco Echegoyan.

A solução consiste em um carro motorizado que circula pelo interior dos canais de armazenamento com a função de colocar os paletes em suas localizações e extraí-los quando for necessário. Os operadores utilizam um tablet com conexão Wi-Fi para emitir as ordens de movimento ao Pallet Shuttle. Com ele, também é possível selecionar a quantidade de paletes a extrair, fazer o inventário e gerenciar os usuários e o pessoal autorizado.

Francisco Echegoyan - Responsável pelo armazém da Maheso

“Estamos muito satisfeitos com essa instalação, tanto com o planejamento e execução dos trabalhos quanto com os resultados que proporcionou ao nosso negócio. Frente a outras soluções de armazenagem compacta, o Pallet Shuttle é um sistema mais rápido, ágil e seguro.”

Benefícios para a Maheso

  • Ampliação da capacidade de armazenamento: ao colocar em funcionamento essa nova câmara de congelamento, a Maheso obteve uma capacidade de armazenamento para 744 paletes com produtos que são distribuídos no sul da Espanha.
  • Maior diversificação: cada canal pode armazenar uma referência diferente, permitindo que a Maheso possa gerenciar com eficiência várias referências.
  • Alta produtividade: o sistema Pallet Shuttle minimiza as manobras dos operadores, o que se traduz em uma maior produtividade do armazém.
Câmara de congelamento de Maheso
Capacidade de armazenamento: 744 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 7 m
Profundidade das estantes: 7 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento