O novo armazém do operador logístico Katoen Natie na Itália

O novo armazém do operador logístico Katoen Natie na Itália

Pallet Shuttle semiautomático no armazém portuário da Katoen Natie na Itália

O novo armazém do operador logístico Katoen Natie na Itália

O novo armazém do operador logístico Katoen Natie, na Itália, é composto por estantes convencionais e pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático da Mecalux. Essas soluções aproveitam ao máximo o espaço disponível proporcionando uma capacidade de armazenamento para 7.765 paletes. As estantes foram reforçadas para proteger os trabalhadores e a mercadoria contra os possíveis abalos sísmicos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Sistema Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 6.850 paletes
    Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Número de canais: 780
    Altura das estantes: 11,5 m
    Comprimento das estantes: 62 m
    Profundidade dos canais: 13 m
    Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 915 paletes
    Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 11,5 m
    Comprimento das estantes: 62 m
  • Baixar PDF

Armazenamento e transporte para todas as indústrias

Fundada no porto da Antuérpia (Bélgica) em 1854, a Katoen Natie é um operador logístico e portuário que presta seus serviços a empresas de diferentes setores (bens de consumo, farmacêuticos, químicos, alimentícios, etc.).

A empresa possui 6.000 m2 de armazenamento distribuído- em mais de 30 países nos cinco continentes. Cada um deles foi adaptado às necessidades específicas dos clientes (por exemplo, alguns operam à temperatura controlada, outros à temperatura ambiente, etc.).

Recentemente, com a ajuda da Mecalux, a Katoen Natie acaba de inaugurar um novo armazém na plataforma logística intermodal de Rivalta Scrivia, ao norte da Itália (uma das regiões mais desenvolvidas e industriais do país).

Armazém de teste sísmico

O armazém mede 11,5 m de altura e foi dividido em quatro câmaras diferentes e, em cada uma delas, foi instalado um bloco de estantes com o sistema Pallet Shuttle semiautomático e estantes convencionais. A capacidade total de armazenamento permite receber 7.765 paletes de 1.000 x 1.200 mm com um peso máximo de 1.000 kg cada. As estantes são autoportantes, ou seja, suportam seu próprio peso, o da mercadoria, o dos equipamentos geradores de frio, o dos fechamentos verticais e o do telhado.

Para o desenho e construção das estantes, a Mecalux levou em consideração as especificações da norma italiana NTC 2008 e a norma europeia UNE-EN 16681.

Ambas as normas definem o peso que os painéis da fachada e do telhado do armazém devem ter, bem como o peso dos equipamentos geradores de frio.

Terremotos na Itália

A Itália é o país europeu mais sensível aos terremotos. Quando a placa tectônica adriática se submerge abaixo da placa euroasiática (um fenômeno conhecido como processo de subducção), esta última colide com a africana, causando tremores.

Por isso, a prevenção torna-se imprescindível. Os edifícios devem cumprir as normas antissísmicas relativas às medidas que devem ser aplicadas para proteger as construções dos movimentos sísmicos. Tudo isso com o objetivo de minimizar, dentro das possibilidades, as devastadoras consequências dos terremotos.

Garantir a embalagem a vácuo

O novo armazém da Katoen Natie destina-se a armazenar a matéria-prima de um dos seus principais clientes, uma empresa italiana líder na indústria de doces. A empresa utiliza sacos big-bag para armazenar produtos a granel, nesse caso específico avelãs. Os sacos são depositados em paletes, o que facilita o manuseio e armazenamento nas estantes.

Antes de entrar no armazém, os sacos são embalados a vácuo para conservar as propriedades dos frutos secos durante os meses em que permanecerão armazenados.

Para o cliente da Katoen Natie, a embalagem a vácuo é essencial para garantir a qualidade de seus produtos. “Evitar que se interrompa o vácuo de ar é uma prioridade, por isso, o material armazenado precisa de controles periódicos” indica Giacomo Alberto Mongini, chefe de projetos da Katoen Natie. A Mecalux levou em consideração esse importante fator no desenho dos sistemas de armazenamento, proporcionando uma solução que facilita o controle da mercadoria.

O último nível das estantes tem menores dimensões e não permite depositar os paletes porque não cabem, apenas circula o Pallet Shuttle.

Este incorpora uma câmera e os operadores têm um tablet para visualizar as imagens e, dessa forma, inspecionar o estado dos sacos e verificar se a embalagem a vácuo não foi danificada.

Elementos essenciais para operações de armazém

De acordo com os chefes de projeto da empresa, “o sistema Pallet Shuttle reduziu significativamente o tempo de manuseio da mercadoria. Além disso, reduziu o risco de acidentes, uma vez que evita que as empilhadeiras retráteis penetrem no interior das ruas de armazenamento”.

De fato, o funcionamento desse sistema de armazenamento é muito simples e as entradas e saídas são muito rápidas. Os operadores colocam o Pallet Shuttle no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes e o carro os transfere para a primeira localização livre. Para retirar a mercadoria, realiza-se a mesma operação mas de forma inversa.

Isso beneficia muito a Katoen Natie, uma vez que o produto tem uma entrada sazonal (com picos muito altos entre os meses de janeiro e abril), embora as saídas sejam constantes ao longo do ano (os paletes são transportados diariamente para a fábrica, localizada a poucos quilômetros do armazém). Em suma, a agilidade era uma prioridade que o sistema Pallet Shuttle conseguiu resolver.

Da mesma forma, para esse armazém, toda a superfície disponível foi aproveitada ao máximo para "aumentar a capacidade de armazenamento no mesmo espaço", explica Mongini.

Giacomo Alberto Mongini – Chefe de Projeto da Katoen Natie
“O tempo para projetar e executar esse projeto foi muito rápido. A Mecalux foi exemplar ao entregar o sistema Pallet Shuttle com pontualidade e precisão. O tempo de fornecimento e montagem das estantes atendeu todas as nossas expectativas.”

Benefícios para a Katoen Natie

  • Sistema por compactação ágil: dentro dos sistemas por compactação, o Pallet Shuttle é o mais ágil para facilitar a introdução e extração dos paletes nos canais com a mínima intervenção dos operadores.
  • Controle da mercadoria: os produtos exigem um controle muito rigoroso para evitar que se interrompa o processo da embalagem a vácuo. O sistema Pallet Shuttle incorpora uma câmera para verificar o estado dos paletes sem precisar retirá-los de suas localizações.
  • Proteção contra abalos sísmicos: o armazém foi especialmente protegido devido aos fatores condicionantes que representam estar em uma área com um alto risco de abalos sísmicos.
Sistema Pallet Shuttle
Capacidade de armazenamento: 6.850 paletes
Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
Número de canais: 780
Altura das estantes: 11,5 m
Comprimento das estantes: 62 m
Profundidade dos canais: 13 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento