Armazém digital: informação e agilidade

Armazém digital: informação e agilidade

Sal Vesta passou de terceirizar sua logística para gerenciá-la por si mesmo com a ajuda do Easy WMS da Mecalux.

Sal Vesta Iberia

Sal Vesta, empresa dedicada à produção de sal de alta pureza, implementou em seu armazém o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. Com a ajuda do software, a empresa rastreia com precisão todas as referências e conseguiu otimizar as operações do armazém.

Sal Vesta: rumo à mineração sustentável

Fundada em 2017, Sal Vesta é uma empresa espanhola dedicada à produção, embalagem e comercialização de sal de alta pureza para alimentação humana e animal, bem como tratamento de águas. O arranque da unidade de produção de Sal Vesta na região de Bages, uma das mais importantes regiões mineiras da Península Ibérica, visa comercializar o sal no mercado internacional.

  • Ano de fundação: 2017
  • Local: Sant Fruitós de Bages (Espanha)
  • Produção anual: até 150.000 toneladas de sal
  • Mercado: Espanha, sul da França, Itália e Portugal
 

DESAFIO

  • Gerenciar internamente a logística de forma eficaz, em vez de terceirizar para um operador externo.
  • Dispor de informações confiáveis sobre tudo o que acontece no armazém.
  • Aumentar o desempenho dos operadores do armazém e eliminar erros nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux.
  • Módulo: Supply Chain Business Intelligence.
  • Estantes para paletes e estantes para picking.

BENEFÍCIOS

  • Organização eficiente de referências e distribuição ideal do trabalho entre os operadores de armazém.
  • Obtenção de relatórios e acompanhamento de KPI para melhorar a tomada de decisão.
  • Instruções precisas aos operadores sobre como realizar cada tarefa com eficiência.

 

Sal Vesta assumiu as rédeas do seu negócio com vista a aumentar a competitividade e reforçar a sua presença internacional. Para isso, a empresa decidiu internalizar sua logística e digitalizar seu armazém com o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux.

Antes, a empresa terceirizava a logística através de um operador 3PL que realizava as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos no armazém. “Ao terceirizar a logística, os operadores só conseguiam gerenciar os produtos no armazém. Mesmo que houvesse momentos sem atividade, não estavam autorizados a ajudar seus colegas nas linhas de produção”, explica Guillem Gutiérrez, Plant Manager de Sal Vesta.

Para superar estas limitações, Sal Vesta decidiu controlar toda a planta de produção e logística de forma a reduzir custos e facilitar o fluxo de mercadorias. “Queríamos obter maior sinergia entre produção e logística, então decidimos absorver internamente todas as operações logísticas. Agora, os funcionários do armazém passam a maior parte do tempo gerenciando os produtos e, quando necessário, podem ajudar nas tarefas de produção, além de preencher o tempo ocioso com outras atividades”, diz Gutiérrez.

No momento em que a Sal Vesta assumiu a sua logística, surgiu uma nova necessidade: implementar um software de gerenciamento de armazéns. “O operador 3PL responsável pela nossa logística usava um sistema de gerenciamento, mas não tínhamos um programa próprio que se adaptasse às particularidades do nosso negócio. Após nos informarmos, comparar propostas e pedir referências, optamos pelo Easy WMS da Mecalux”, conta Gutiérrez.

Operações do armazém

O armazém de Sal Vesta acomoda uma variedade de referências de produtos acabados que são entregues diretamente aos clientes. “Comercializamos três tipos de sal: em tabletes, utilizado como descalcificante para piscinas ou lava-louças, a granel para empresas do setor eletroquímico e de qualidade alimentar para empresas do mesmo setor. Distribuímos esses artigos em sacos de 25 kg ou big-bags de uma tonelada”, explica Gutiérrez.

Todos os dias, 350 paletes da produção são recebidos no armazém de Sal Vesta e armazenados nas estantes seguindo os critérios FIFO. Posteriormente, os operadores extraem os paletes dos locais e os enviam para a área de expedição. Lá, os paletes ficam aguardando a chegada do caminhão de entrega para distribuir a mercadoria. Todos os dias, cerca de 350 paletes são enviados deste armazém.

“Nossa logística abrange três movimentos: da produção ao armazém, do armazém à área de expedição e, de lá, ao caminhão de entrega. Como não fazemos picking, nossas operações são muito ágeis”, afirma o Gerente da Fábrica.

Digitalização do armazém

“Estávamos à procura de um programa de gerenciamento que se ajustasse às particularidades do nosso armazém. A equipe técnica da Mecalux se reuniu conosco para que pudéssemos explicar os detalhes do software de que precisávamos”, conta Gutiérrez.

Após analisar as necessidades e operações de Sal Vesta, a Mecalux desenvolveu um software capaz de conduzir a cadeia de suprimentos da empresa. “Um dos pontos fortes do Easy WMS é sua robustez e sua capacidade de eliminar erros”, afirma o Plant Manager.

A usabilidade do Easy WMS foi uma questão decisiva para Sal Vesta: “O software é muito intuitivo e permite-nos encontrar facilmente toda a informação de que necessitamos. Quando um novo operador entra para o quadro de funcionários, ele não precisa de treinamento: ele percorre o armazém com um terminal de radiofrequência onde recebe instruções detalhadas sobre o trabalho que deve realizar”, comenta Gutiérrez. Através do terminal de radiofrequência, o Easy WMS indica aos operadores o palete a ser localizado ou o local para depositá-lo, entre outros processos.

“O software também é muito eficaz no gerenciamento de estoque”, diz Gutiérrez. O Easy WMS envia instruções aos operadores sobre como fazer o inventário no armazém (por áreas, contagem de referências específicas, em determinados corredores...). "Graças ao gerenciamento correto dos produtos, eliminamos possíveis discrepâncias entre o estoque físico e o gerenciado pelo Easy WMS, conhecendo com certeza o estoque real a todo momento”.

“Uma das coisas que mais valorizamos no Easy WMS é sua versatilidade; o software está pronto para o futuro. Se a qualquer momento quisermos instalar um novo sistema de armazenamento ou incorporar uma nova operação, tudo continuará sendo controlado e otimizado por esse sistema de gerenciamento”, garante o Plant Manager.

“Outra vantagem do Easy WMS é o fato de estar na rede. Poder se conectar de qualquer lugar a uma rede VPN para ver como está o armazém é muito útil para gerenciar as operações do dia a dia”, comenta Gutiérrez.

O poder dos dados

A análise de dados é um pilar fundamental na estratégia de Sal Vesta quando se trata de detectar oportunidades de melhoria. “Uma grande quantidade de dados é gerada em nosso armazém, como o número de entradas, saídas, entregas que foram feitas no prazo ou as diferentes características dos produtos. Queríamos um sistema capaz de analisar e visualizar todas as informações para introduzir mudanças nos processos quando necessário”, diz Gutiérrez.

Com o objetivo de promover a tomada de decisão baseada em dados, a empresa implementou o módulo Supply Chain Business Intelligence, uma extensão do Easy WMS especificamente projetado para oferecer dados úteis sobre as principais atividades do armazém. Com esta solução, os gestores de logística podem aplicar melhorias estratégicas no armazém que aumentam a produtividade com base em informações objetivas.

É um software que incorpora painéis de controle que cobrem a maioria das funcionalidades a ter em conta no armazém: entradas, saídas, preparação de encomendas ou capacidade de armazenamento. "Supply Chain Business Intelligence nos fornece todas as informações de que precisamos de forma rápida e visual para tomar decisões no menor tempo possível”, comenta o Plant Manager.

Vantagens da logística digital

Sal Vesta passou da terceirização de sua logística com um operador 3PL para gerenciar internamente suas operações de armazém. Ao direcionar todos os processos do seu negócio, a empresa tem um controle mais preciso da mercadoria e garante o cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos aos clientes.

Com a ajuda do Easy WMS, a empresa conseguiu enfrentar com sucesso quaisquer dificuldades e mudanças no mercado, como a pandemia do coronavírus. “Felizmente, resistimos bem. Em 2020, alcançamos praticamente os mesmos resultados de 2019”, explica Gutiérrez.

A empresa promoveu uma cultura de informação que consiste em ter todos os dados possíveis sobre a cadeia de suprimentos para detectar oportunidades de melhoria. Graças ao Easy WMS, a Sal Vesta também otimizou as operações, desde a recepção à expedição dos pedidos.

Conseguimos o sistema de gerenciamento de armazém que realmente queríamos para o nosso negócio. O Easy WMS adapta-se totalmente às nossas necessidades logísticas. É um sistema muito intuitivo, que facilita o trabalho dos operadores e com toda a informação acessível. Implementamos o módulo adicional Supply Chain Business Intelligence para gerar relatórios e visualizar KPIs que nos ajudam a tomar decisões em nosso armazém.

Guillem GutiérrezPlant Manager em Sal Vesta Iberia

Fale com um especialista