O armazém de sorvetes da Helados Estiu em Cheste (Valência)

O armazém de sorvetes da Helados Estiu em Cheste (Valência)

A Helados Estiu pode armazenar seus sorvetes, bombons e tortas nas estantes com Pallet Shuttle

O armazém de sorvetes da Helados Estiu em Cheste (Valência)

Com mais de 30 anos de história, a fábrica de sorvetes Helados Estiu inaugurou um novo centro logístico em Cheste (Valência) e o equipou com o sistema Pallet Shuttle da Mecalux que oferece uma capacidade de armazenamento para 10.344 paletes. Essa solução garante a máxima capacidade possível, além de agilizar a entrada e saída dos paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro logístico da Helados Estiu
    Capacidade de armazenamento: 10.344 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 2.450 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
    N.º de canais: 600
    Altura das estantes: 11,5 m
    Comprimento das estantes: 33 m
    Profundidade dos canais: 8 y 19 m
  • Baixar PDF

Sobre a Helados Estiu

Fundada em 1983, a Helados Estiu é uma empresa com capital 100% valenciano que tem uma longa tradição familiar na fabricação de sorvetes.

Nos últimos anos, após um crescimento exponencial, a empresa foi obrigada a ampliar sua produção com a finalidade de enfrentar o aumento das vendas. Começou fabricando meio milhão de litros de sorvete passando atualmente para mais de 25 milhões. Por isso, comprou em Cheste (Valência) um terreno de 70.000 m2 onde construiu um armazém que se destina aos produtos acabados, ou seja, prontos para serem distribuídos.

O armazém de produtos acabados

É composto por quatro câmaras de congelamento que funcionam a uma temperatura constante de -25 ºC. As referências são depositadas na câmara correspondente em função de seu nível de demanda.

A Mecalux equipou as quatro câmaras com o sistema Pallet Shuttle semiautomático. Trata-se de um sistema de armazenamento compacto que aproveita ao máximo o espaço disponível e permite oferecer uma maior capacidade de armazenamento. No total, podem ser armazenados 10.344 paletes.

Cada uma das câmaras possui dois blocos de estantes compactas de 11,5 m de altura, um em frente ao outro. Em três delas a mercadoria é gerenciada de acordo com o princípio FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro palete que entra é o primeiro que sai. Os paletes são colocados por um dos lados das estantes e retirados pelo lado contrário. No entanto, na câmara restante a gestão é LIFO (last in, first out) porque os paletes entram e saem de suas localizações pelo mesmo lado do corredor.

Algo que caracteriza esse sistema de armazenamento é sua agilidade no momento de gerenciar as cargas. Os operadores colocam o Pallet Shuttle no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes, enquanto o carro os transfere automaticamente até a próxima localização livre dentro do canal. Para retirar a mercadoria se realiza o mesmo processo, mas na ordem inversa.

Os operadores utilizam um tablet com conexão Wi-Fi para controlar os carros automáticos. Sua interface é muito intuitiva, pois permite selecionar o carro com o qual irão trabalhar, escolher a estratégia a seguir (entrada ou saída da mercadoria) ou fazer inventário.

Os carros incorporam câmeras e os tablets são utilizados como monitores que reproduzem as imagens. Isso é muito útil, porque o operador visualiza o sentido e o movimento dos garfos no momento de depositar o Pallet Shuttle no canal, o que facilita o trabalho.

Benefícios para a Helados Estiu

  • Máxima capacidade de armazenamento: as estantes aproveitam ao máximo toda a superfície disponível proporcionando uma capacidade de armazenamento para 10.344 paletes.
  • Sistema de compactação ágil: o Pallet Shuttle efetua a entrada e saída da mercadoria com muita agilidade.
  • Gestão eficiente da mercadoria: os produtos são armazenados cumprindo o critério FIFO, algo essencial uma vez que se trata de produtos de alimentação com data de validade.
Centro logístico da Helados Estiu
Capacidade de armazenamento: 10.344 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 2.450 mm
Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
N.º de canais: 600
Altura das estantes: 11,5 m
Comprimento das estantes: 33 m
Profundidade dos canais: 8 y 19 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento