Startévo: soluções de armazenamento para formar futuros profissionais

Startévo: soluções de armazenamento para formar futuros profissionais

Easy WMS é um software intuitivo extremamente útil para o treinamento de estagiários

Startévo: soluções de armazenamento para formar futuros profissionais

O centro de treinamento Startévo inaugurou um armazém de 1.300 m2 na cidade de Leulinghem (França) para que seus estagiários desenvolvam suas habilidades: desde a realização de inventário até a execução de tarefas de armazenamento e separação de pedidos. A Mecalux equipou-o com vários sistemas de armazenamento (estantes para paletes, drive-in, estantes dinâmicas, Pallet Shuttle semiautomático e locais de picking), bem como o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Este programa é tão intuitivo e prático que se tornou um recurso extremamente útil para o treinamento de estagiários.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 278 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 8 m
    Estantes drive-in
    Capacidade de armazenamento: 48 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 8 m
    Estantes dinâmico
    Capacidade de armazenamento: 24 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 8,5 m
    Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 36 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 9 m
  • Baixar PDF

Preparando-se para o futuro

Startévo (startevo.fr) é um centro de treinamento criado pela Câmara de Comércio de Saint-Comer (no norte da França). Atuando há mais de 35 anos, tornou-se uma peça-chave no ensino, formando profissionais nas disciplinas demandadas por empresas localizadas na região. 

Anualmente, cerca de 2.500 pessoas frequentam seus cursos relacionados à administração, vendas, logística ou prevenção de riscos ocupacionais, entre outros. A Startévo também colabora com mais de 500 empresas para facilitar o acesso para estudantes recém-formados ao mercado de trabalho. 

Em 2019, a Startévo inaugurou uma fábrica de treinamento na cidade de Leulinghem. É um armazém no qual os alunos em treinamento podem desenvolver suas habilidades trabalhando em uma instalação real. Ludovic Legrand, chefe de treinamento, é claro: "Estamos convencidos de que os melhores resultados não são alcançados com a formação profissional tradicional, ou seja, com os alunos em uma sala de aula tomando notas em um caderno. Nossos alunos em treinamento passam mais tempo na fábrica de treinamento do que em sala de aula, então eles aprendem a enfrentar situações reais que encontrarão em suas futuras jornadas laborais." 

A instalação ocupa uma área total de 3.000 me é dividida em três áreas específicas: 

  • Salas de aula. Oito salas foram habilitadas com telas interativas onde são ministradas aulas teóricas.
  • A fábrica. Lá são ensinadas diversos trabalhos industriais, principalmente o manuseio de um guindaste capaz de movimentar cargas de 5 toneladas.
  • O armazém. Ele é equipado com diferentes sistemas de armazenamento da Mecalux, bem como Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. "Embora a ideia de um sistema de armazenamento seja muito simples no papel e possa consultar vídeos explicativos sobre como armazenar a mercadoria nas estantes, não é comparável à operação real de um centro logístico. Por isso, com nosso armazém, os estágiários podem entender exatamente como é o mundo logístico e qual será a realidade de seu trabalho", explica Ludovic Legrand. 

A fábrica-escola é cercada por uma ampla extensão de terra (12.000 m2) onde os motoristas de máquinas de obras públicas também são treinados. 

Armazém Startévo

Os estagiários, colaboradores juniores e futuros profissionais do setor logístico, desenvolvem suas habilidades trabalhando no armazém Startévo. "Seu dia-a-dia é muito semelhante ao de um armazém real: eles realizam dois turnos, de 6 a 13 horas e 13 a 20 horas, e, quando chegam, devem trocar-se nos vestiários e colocar equipamento de proteção individual", acrescenta Legrand. 

A Startévo entrou em contato com a Mecalux para equipar o armazém com soluções de armazenamento utilizadas pela grande maioria das empresas da região. "Isso é muito importante para nós porque, se uma empresa vem à Startévo em busca de profissionais para seu armazém, ela sabe que nossos estagiários serão totalmente capazes, pois, aprenderam a trabalhar com os mesmos sistemas de armazenamento que usam em seus armazéns",diz Ludovic Legrand. 

O armazém é equipado com diferentes soluções de armazenamento: estantes para paletes, dinâmicasestantes compactas drive-in, estantes com o sistema Pallet Shuttle e locais de picking. Também foi implementado o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS com quinze licenças e terminais de radiofrequência. 

Com estes sistemas de armazenamento e o sistema de gerenciamento, os estagiários realizam todas as operações habituais de um armazém, desde o recebimento das mercadorias até a preparação de pedidos, passando pelo armazenamento e expedição. "Ao mesmo tempo, aprendem conceitos tão fundamentais quanto, ergonomia ou segurança", acrescenta Ludovic Legrand. 

No seu dia-a-dia, os estagiários da Startévo usam máquinas de preparação de pedidos e terminais de radiofrequência para armazenar a mercadoria e preparar pedidos. Posteriormente, é realizado um treinamento muito mais especializado. Assim, por exemplo, as empilhadeiras futuras se movem em circuitos fechados com suas empilhadeiras e inserem e extraem paletes das localizações. Os futuros gerentes de armazéns, por outro lado, inspecionam as condições das estantes e verificam se todas as normas de segurança estão devidamente atendidas. 

"No armazém administramos a mercadoria que nos foram doados por empresas localizadas na região. Por exemplo, uma empresa especializada em engarrafamento de vinhos nos forneceu paletes vazios e uma empresa de papel nos forneceu bobinas", diz o gerente de treinamento da Startévo.

Estantes

Para paletes

É o sistema de armazenamento mais utilizado na maioria dos armazéns, pois oferece acesso direto aos produtos. Isto proporciona grande agilidade no manuseio da mercadoris.

Drive-in

Neste sistema por compactação, os operadores, com o auxílio de empilhadeiras, entram dentro das ruas com a carga elevada, acima do nível em que seá depositada.

Dinâmico

Garante a rotatividade perfeita da mercadoria aplicando o método FIFO (first in, first out). Os paletes são inseridos no corredor de carga, deslizam por gravidade para a extremidade oposta e ficam preparados para extração.

Pallet Shuttle semiautomático

Otimiza a capacidade de armazenamento e minimiza o tempo de manobra porque os operadores não entram nas ruas para manusear a mercadoria, é o carro que executa os movimentos de forma autônoma.

Locais de picking

Nos níveis inferiores das estantes para paletes foram habilitados locais para picking M3 e locais para separação dinâmica. São duas soluções para o gerenciamento de caixas, especialmente projetadas para facilitar a elaboração de pedidos.

Treinamento digital

Atualmente, inúmeras empresas utilizam o sistema de gerenciamento de armazém (WMS) para manter o controle de tudo o que acontece em suas instalações logísticas. "Explicamos aos nossos estagiários que as empresas não só devem ter sistemas de armazenamento que se adaptem às suas operações, mas é essencial que mantenham uma bom gerenciamento de seu estoque. Dizemos a eles que um WMS leva à profissionalização da logística. Portanto, é essencial que conheça e domine esse software", diz Ludovic Legrand. 

Por essa razão, a Startévo equipou seu armazém com a Easy WMS, da Mecalux. "É uma ferramenta básica para todos os nossos cursos. Para obter um diploma profissional, os estagiários devem demonstrar que são capazes de lidar com sistemas para o gerenciamento de armazém", diz Ludovic Legrand. 

O centro de treinamento decidiu implementar o Easy WMS porque este software da Mecalux é muito comum em muitos armazéns, tanto manuais quanto automáticos, com operações variadas (desde conectar o armazém com produção até preparar pedidos para lojas físicas ou para clientes online). Da mesma forma, o Easy WMS é extremamente intuitivo, razão pela qual a Startévo optou por esta WMS, pois facilita a formação de futuros trabalhadores no setor logístico. 

Easy WMS organiza tudo o que acontece mo armazém de treinamento de Startévo. Com a ajuda de terminais de radiofrequência, os estágiários consultam o Easy WMS para aprender sobre suas tarefas. Para começar, eles verificam os artigos recebidos e sabem qual local o Easy WMS os atribuiu com base em suas características, tamanho e rotatividade. 

Por outro lado, o Easy WMS também executa uma das operações mais complexas em qualquer armazém: preparação de pedidos. Este WMS diz aos alunos em treinamento o local para aonde ir e o número de produtos para extrair. Como se isso não bastasse, projeta rotas ao redor do armazém para percorrer o menor caminho possível. Estas instruções os tornam mais rápidos e minimizam o risco de erros. 

"O Easy WMS nos ajuda a compartilhar conhecimentos valiosos com nossos alunos em treinamento: futuros gerentes de armazéns aprendem a interpretar estatísticas de status do armazém e verificar a produtividade", diz Ludovic Legrand. 

Sendo um software tão flexível, adaptável e escalável, muitas empresas recorrem ao Easy WMS. Esta WMS possui vários módulos com os quais adicionar novas funcionalidades para gerenciar eficientemente todas as áreas de qualquer armazém, porém, complexa. 

Treinamento logístico avançado

A Startévo possui um centro de treinamento moderno e avançado no qual oferece conhecimento prático, útil e avançado a todos os estagiários que desejam se especializar no setor logístico. 

"Treinamos com sucesso mais de 2.500 pessoas com estantes Mecalux e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Estamos muito felizes com os resultados que estamos pensando em abrir uma segunda fábrica de treinamento em 2023. Tenho certeza de que teremos mais uma vez a ajuda da Mecalux, porque estamos muito satisfeitos com essa colaboração", diz Ludovic Legrand.

Estamos muito orgulhosos do nosso armazém com as estantes da Mecalux porque realmente causa uma impressão muito boa entre nossos estagiários. Com esses sistemas de armazenamento podemos treiná-los corretamente, ensinando-os como desenvolver as operações mais comuns de qualquer armazém. Além disso, Easy WMS é um software muito intuitivo e funciona muito bem.

Ludovic Legrand, Gerente de Treinamento da Startévo

Benefícios para o Startévo

  • Software intuitivo: Easy WMS é um sistema muito intuitivo que envia instruções precisas aos operadores de armazém sobre como executar cada tarefa e onde depositar cada produto.
  • Armazém Real: Mecalux equipou o armazém de treinamento da Startévo com as soluções de armazenamento mais comuns do mercado. Dessa forma, os estagiários estão perfeitamente preparados para trabalhar com estas estantes quando ingressarem no mercado de trabalho.
Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 278 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 8 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento