A Mecalux equipa o armazém de vinho francês da Vignerons de Tautavel Vingrau

A Mecalux equipa o armazém de vinho francês da Vignerons de Tautavel Vingrau

Sistema Pallet Shuttle no armazém de vinho: capacidade de armazenamento e agilidade nas entradas e saídas

A Mecalux equipa o armazém de vinho francês da Vignerons de Tautavel Vingrau

O armazém da Vignerons de Tautavel Vingrau, localizado ao sul da França, está perfeitamente interligado à fábrica. Por um lado, envia garrafas vazias para encher de vinho e, por outro, recebe os produtos acabados prontos para serem expedidos. A Mecalux implementou o sistema Pallet Shuttle semiautomático para guardar o vinho dessa empresa, mantê-lo armazenado durante o período de tempo necessário para que finalmente seja distribuído no momento adequado com a maior rapidez possível. Também foi construída uma plataforma destinada a receber as caixas e embalagens de papelão.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de Vignerons de Tautavel Vingrau
    Capacidade de armazenamento: 405 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 915 kg
    Altura das estantes: 5 m
    Profundidade dos canais: 13 m
    Altura da plataforma: 4 m
  • Baixar PDF

Vinho com muita história

A empresa nasceu em 2010 como resultado da fusão das adegas cooperativas de Tautavel e Vingrau, ao sul da França. Essa união representa uma combinação de conhecimentos no momento de elaborar o vinho com as técnicas mais modernas para garantir sua qualidade e sabor.

Armazém e produção coordenados

A Vignerons de Tautavel Vingrau possui um armazém de 375 m2 exatamente ao lado da fábrica. As duas instalações estão perfeitamente coordenadas: por um lado, o armazém fornece garrafas vazias indispensáveis para o processo de produção e, por outro, recebe os produtos acabados (garrafas de vinho agrupadas em paletes) prontos para serem distribuídos.

No início os paletes eram depositados no solo e empilhados um sobre o outro, “mas esse sistema não era suficientemente prático para ampliar a produção e, consequentemente, a capacidade de armazenamento”, explica Tatiana Rey-Landriq, assistente comercial da Vignerons de Tautavel Vingrau. Diante dessa situação, a empresa precisava aproveitar melhor o espaço disponível e automatizar, na medida do possível, a entrada e saída da mercadoria.

A operação do armazém é muito simples. Entre duas e três vezes por mês recebem garrafas vazias que são enviadas diretamente à fábrica para encher de vinho (sem necessidade de armazenamento). Durante três dias desse mês, 30 paletes com garrafas cheias são levados ao armazém para serem depositados nas estantes durante aproximadamente 60 dias até seu posterior envio aos clientes. A expedição depende do número de pedidos recebidos, no entanto, em linhas gerais, são distribuídos entre 20 e 30 paletes por mês, embora possa haver picos de demanda em momentos específicos. “Nossos clientes estão localizados, sobretudo, na França, Estados Unidos e Ásia”, acrescenta Rey-Landriq.

Cada pedido costuma ser composto por 10 ou 12 linhas e cada um deles é preparado na própria fábrica. As garrafas são cheias em função das ordens em que foram recebidas. Através desse sistema a produção está perfeitamente ajustada à demanda, evitando armazenar produtos a mais.

Aproveitamento do espaço

A Vignerons de Tautavel Vingrau trabalha com poucas referências (exatamente 27) e muitos paletes por cada uma delas. Portanto, considerando isso, a solução mais adequada consiste em um sistema de armazenamento compacto que oferece uma excelente capacidade de armazenamento.

O armazém foi equipado com um bloco de estantes compactas de 5 m de altura, com três níveis, e 13 m de largura, com capacidade para até 15 paletes em profundidade. Essa profundidade não costuma ser muito habitual, mas nesse caso, aproveitou-se todo o espaço para armazenar a maior quantidade possível de paletes.

Dessa forma, os produtos podem permanecer armazenados durante o tempo necessário à espera de serem enviados aos seus clientes. Cada canal tem atribuído uma mesma referência.

A Mecalux deu um passo além ao propor a instalação de um sistema semiautomático como o Pallet Shuttle que agiliza a entrada e saída da mercadoria. O carro motorizado circula de forma automática dentro dos canais com a finalidade de introduzir os paletes em sua localização correspondente e extraí-los quando for necessário. De acordo com Tatiana Rey-Landriq, “esse sistema garante uma grande rapidez na gestão dos paletes garantindo a máxima segurança”.

Foi construída uma plataforma de 4 m de altura localizada exatamente em frente ao bloco de estantes. Essa solução duplicou o espaço disponível ao ter sido instalado um piso de mais de 75 m2. Nos dois níveis são depositadas caixas e embalagens de papelão para embalar as garrafas de vinho diretamente no solo.

Funcionamento do Pallet Shuttle

O sistema Pallet Shuttle semiautomático minimiza o tempo de manobra, uma vez que os operadores não têm que entrar nos corredores para manusear a mercadoria, pois é o carro que executa os movimentos automaticamente. “Nossos operadores ganharam em conforto”, indica Rey-Landriq.

A intervenção dos operadores é necessária para transportar os paletes e ativar o funcionamento do carro motorizado, embora os movimentos do Pallet Shuttle no interior das estantes sejam automáticos.

Os operadores utilizam tablets com conexão Wi-Fi para emitir ordens aos Pallet Shuttle. Através deles é possível selecionar a quantidade de paletes a extrair, fazer o inventário e gerenciar os usuários e o pessoal autorizado.

Tatiana Rey-Landriq - Assistente comercial da Vignerons de Tautavel Vingrau
“Graças ao sistema Pallet Shuttle a entrada e saída da mercadoria é muito mais ágil em comparação com outras soluções de compactação. Além disso, podemos visualizar e controlar de forma eficiente todo o nosso estoque.”

Benefícios para a Vignerons de Tautavel Vingrau

  • Otimização do espaço: tanto o sistema compacto Pallet Shuttle quanto a plataforma aproveitam ao máximo o espaço disponível com a finalidade de proporcionar uma maior capacidade de armazenamento.
  • Sistema compacto ágil: o Pallet Shuttle facilita a introdução e extração dos paletes que permanecem armazenados durante aproximadamente 60 dias.
  • Máxima produtividade: o sistema Pallet Shuttle minimiza as manobras dos operadores, o que se traduz em uma maior produtividade no armazém.
Armazém de Vignerons de Tautavel Vingrau
Capacidade de armazenamento: 405 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 915 kg
Altura das estantes: 5 m
Profundidade dos canais: 13 m
Altura da plataforma: 4 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento