Armazenamento dos produtos cárneos da El Encinar de Humienta

Armazenamento dos produtos cárneos da El Encinar de Humienta

Armazenamento de produtos cárneos da El Encinar de Humienta em uma nova câmara de congelamento

Armazenamento dos produtos cárneos da El Encinar de Humienta

Nos últimos anos, a empresa de carnes El Encinar de Humienta fez um importante investimento a fim de melhorar suas infraestruturas e processos. Por isso, inaugurou uma nova câmara de congelamento de 1.000 m2 que a Mecalux equipou com o sistema Pallet Shuttle semiautomático. Nela são depositadas 1.997 paletes com os produtos acabados, prontos para serem distribuídos aos seus clientes na Espanha, Europa e Ásia

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da El Encinar de Humienta
    Capacidade de armazenamento: 1.997 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
    Altura das estantes: 9 m
    Comprimento das estantes: 43 m
    Profundidade das estantes: 8 m e 10 m
    N.º de carros automáticos: 2
  • Baixar PDF

Sobre a El Encinar de Humienta

Fundada em 1998, a empresa El Encinar de Humienta é a número um em produção de carne bovina na Espanha. A sede da empresa fica no Mercado Central de Carnes (Madrid), embora sua planta de produção de 12.000 m2 fique a 200 km de distância, especificamente no município de Almaráz (Cáceres).

A planta produtora conta com a tecnologia mais avançada para o desenvolvimento de sua atividade seguindo as certificações mais exigentes. 70% do volume produzido é comercializado na Espanha e o restante é exportado principalmente para a Europa (Alemanha, Itália, Portugal e Holanda), África e Ásia.

Nova câmara de congelamento

Desde o início, a El Encinar de Humienta se propôs a comercializar carne de grande qualidade a um preço competitivo mediante um serviço eficiente e pontual que satisfaça os seus clientes. Para isso, mantém uma aposta firme em P&D+I e reforçou a incorporação de novas tecnologias em todos os seus processos, incluindo a logística.

Para melhorar a cadeia de suprimentos, era necessário aumentar a capacidade de armazenamento de nosso centro. Antes congelávamos e armazenávamos os produtos acabados em outras instalações”, explica Jaime Yartu, CEO da El Encinar de Humienta. No entanto, essa solução dificultava a gestão da mercadoria e representava um custo logístico agregado. Para lidar com essa situação, a empresa colocou em funcionamento uma nova câmara de congelamento (trabalha a -25 ºC), junto à sua planta de produção em Almaráz. A câmara destina-se aos produtos acabados, prontos para serem distribuídos aos seus clientes na Espanha e fora dela.

Em uma superfície de 1.000 m2, a câmara é composta por dois blocos de estantes compactas de 9 m de altura que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático. “Optamos por essa solução porque nos proporciona a máxima capacidade de armazenamento possível”, destaca Jaime Yartu San Millán. As estantes têm profundidade para armazenar entre 8 e 9 paletes em cada canal, com uma capacidade total de armazenamento que permite receber 1.997 paletes. Os sistemas por compactação são especialmente indicados para câmaras de congelamento – tal como a da El Encinar de Humienta – porque proporcionam uma importante economia no consumo de energia para gerar frio ao distribuir esse frio entre um maior número de paletes armazenados.

Além disso, no âmbito dos sistemas de armazenagem compacta, o Pallet Shuttle é o que mais agiliza a entrada e saída da mercadoria. A câmara recebe ao redor de 70 paletes diariamente e distribui outros 70. A instalação conta com dois carros motorizados que circulam pelo interior dos canais de armazenamento colocando ou extraindo os paletes de suas localizações correspondentes.

O funcionamento é muito simples: os operadores, com a ajuda de empilhadeiras retráteis, devem colocar o Pallet Shuttle no canal correspondente e depositar os paletes na primeira posição das estantes. Em seguida, o carro motorizado se encarrega de transferi-los diretamente para a localização mais profunda dentro do canal de forma autônoma. Para retirar a mercadoria se efetua a mesma operação, mas na ordem inversa.

Para emitir as ordens ao carro, os operadores utilizam tablets com conexão Wi-Fi. Com o tablet também é possível selecionar a quantidade de paletes a extrair, fazer o inventário, assim como gerenciar os usuários e o pessoal autorizado.

Jaime Yartu San Millán – CEO da El Encinar de Humienta
A nova câmara de congelamento representou uma fase de consolidação para nosso negócio, depois de um período de crescimento e muitos investimentos. Para este projeto, confiamos na Mecalux devido às suas boas referências.”

Benefícios para a El Encinar de Humienta

  • Capacidade de armazenamento: a câmara de congelamento está equipada com dois blocos de estantes compactas com o sistema Pallet Shuttle, acomodando 1.997 paletes.
  • Redução dos custos: o sistema compacto aproveita toda a superfície, pois assim se reduz notavelmente o consumo de energia para gerar frio.
  • Máxima produtividade: o sistema Pallet Shuttle minimiza as manobras dos operadores, o que se traduz em uma maior produtividade no armazém.
Armazém da El Encinar de Humienta
Capacidade de armazenamento: 1.997 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.100 kg
Altura das estantes: 9 m
Comprimento das estantes: 43 m
Profundidade das estantes: 8 m e 10 m
N.º de carros automáticos: 2

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento