Câmara de congelamento automática para produtos cárneos da Cárnicas Chamberí

Câmara de congelamento automática para produtos cárneos da Cárnicas Chamberí

A câmara de congelamento completamente automática da Cárnicas Chamberí, onde armazena produtos cárneos

Cárnicas Chamberí logo

A empresa de carne espanhola Cárnicas Chamberí deu um grande salto qualitativo na gestão logística de sua câmara de congelamento de Toledo. Recentemente, a Mecalux projetou, construiu e implementou um armazém automático com capacidade para aproximadamente 1.700 paletes. A solução escolhida foi o sistema Pallet Shuttle que utiliza um transelevador, pois maximiza o espaço, agiliza os movimentos da mercadoria e reduz o consumo de energia para gerar frio.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Mais de 40 anos de dedicação

A Cárnicas Chamberí é uma das empresas de carnes mais antigas da Espanha. Nasceu nos anos 30 com a abertura de um pequeno açougue na província de Toledo. No entanto, sua primeira fábrica só foi inaugurada nos anos 60.

Graças à sua experiência, seriedade e espírito de melhoria, atualmente ocupa a posição de líder do setor em seu país. No entanto, seu objetivo é expandir-se internacionalmente. Segundo Juan Carlos Camacho Hernández, diretor financeiro da Cárnicas Chamberí, “nossas perspectivas futuras incluem ampliar nosso mercado, sobretudo no sudoeste asiático, algo que esperamos concretizar em menos de um ano”.

A empresa construiu um centro logístico no município de Toledo, mas logo depois inaugurou outro a poucos quilômetros do primeiro, no município de Casarrubios del Monte, uma vez que, segundo Juan Carlos Camacho Hernández, “precisávamos de mais espaço de armazenamento”.

Tanto sua fábrica quanto seus dois centros logísticos dispõem dos últimos avanços tecnológicos, o que permite manter a competitividade e garantir a máxima qualidade dos produtos. No momento de equipar seu segundo armazém, a Cárnicas Chamberí entrou em contato com a Mecalux dado que, tal como indica seu diretor financeiro, “buscávamos uma empresa fornecedora de soluções automáticas que tivesse boas referências”.

De acordo com Juan Carlos Camacho Hernández, as prioridades do projeto eram “ter agilidade nas tarefas de armazenamento e controle dos produtos”.

Partindo do fato de que para a Cárnicas Chamberí era indispensável automatizar seus processos logísticos, a Mecalux instalou o sistema Pallet Shuttle automático. Através dessa solução, o transelevador é o responsável por mover os paletes a partir das posições de entrada do armazém para qualquer um dos canais de armazenamento. Uma vez ali, um carro motorizado move os paletes para depositá-los na posição livre mais profunda de cada canal.

Vantagens da gestão automática dos produtos

O armazém, que trabalha a uma temperatura controlada de -20 ºC, é composto por um corredor de armazenamento com dois blocos de estantes compactas de 7 m de altura em ambos os lados.

As estantes aproveitam os 633 m2 de superfície disponível proporcionando a máxima capacidade de armazenamento possível: até 1.815 paletes com um peso máximo unitário de 1.000 kg. Ao tratar-se de um sistema de compactação, também reduz a volumetria que deve ser refrigerada diminuindo, consequentemente, o consumo energético.

Diariamente, a Cárnicas Chamberí recebe uma média de 120 paletes com produtos acabados e matérias-primas (principalmente carne de porco) e distribui outros 150 paletes aos seus clientes na Espanha.

Ao contar com equipamentos automáticos que efetuam os movimentos da mercadoria, a empresa reduziu notavelmente o tempo utilizado para cada operação, agilizando a entrada e saída dos produtos, o que consequentemente gerou uma maior capacidade de reação frente às mudanças da demanda.

A automatização também é essencial para a manutenção da cadeia de frio dos produtos. O armazém está interligado à produção mediante um circuito de transportadores, mas antes de acessar o armazém os paletes devem cruzar uma pré-câmara. Esta é composta por um sistema de eclusas, com duas portas que nunca estão abertas ao mesmo tempo. Dessa forma, a câmara fica protegida das mudanças bruscas de temperatura que ocorrem devido à passagem contínua de unidades de carga.

Controle das operações

Um centro de distribuição com uma operação completamente automática, tal como da Cárnicas Chamberí, exige um Software de Gestão de Armazéns (SGA) que dirija todos os movimentos da mercadoria: entradas, tarefas de armazenamento e saídas. Por isso, foi implementado o Easy WMS da Mecalux, um sistema que contribuiu para que a cadeia de fornecimento da empresa cárnea seja muito mais eficiente.

A grande maioria dos produtos tem muita rotatividade, ou seja, sua entrada e saída é constante (embora alguns produtos permaneçam armazenados durante um tempo determinado). O SGA se encarrega de diferenciar os artigos a partir do momento em que chegam ao armazém atribuindo-lhes uma localização. Dessa forma, os artigos de maior rotatividade são depositados nas extremidades dos corredores porque são mais acessíveis e permitem agilizar as entradas e saídas, enquanto os demais ficam mais distantes.

O Easy WMS também controla toda a mercadoria e proporciona informação em tempo real sobre o estado do estoque. Os responsáveis pelo armazém podem consultar tal informação a qualquer momento e, consequentemente, tomar decisões que ajudem a melhorar o serviço.

Dois canais das estantes são reservados ao armazenamento dos pedidos que devem ser distribuídos com mais urgência. Todas as noites, ao redor das 02h00 da manhã, o Easy WMS ordena ao transelevador o envio de paletes para esses canais. Portanto, na manhã seguinte, os pedidos já estão preparados para saírem rapidamente do armazém e serem distribuídos aos seus clientes.

Juan Carlos Camacho Hernández - Diretor Financeiro da Cárnicas Chamberí
“Para agilizar a distribuição e entrega dos pedidos aos nossos clientes, sabíamos que devíamos organizar melhor a mercadoria e contar com uma logística completamente automática. Estamos muito satisfeitos com o armazém que a Mecalux nos forneceu porque sua implementação foi efetuada sem incidentes e nos proporcionou excelentes resultados.”

Benefícios para a Cárnicas Chamberí

  • Preservar a cadeia de frio: a automatização garante a manutenção dos produtos a baixas temperaturas, garantindo sua frescura e qualidade.
  • Agilidade nas tarefas de armazenamento: o Pallet Shuttle automático deposita 120 paletes e extrai outros 150 de suas localizações diariamente.
  • O cliente é a prioridade: a distribuição do armazém foi projetada para facilitar as tarefas de armazenamento. O Easy WMS também organiza a preparação de pedidos à noite para que sua distribuição e entrega seja mais rápida.
Câmara de congelamento
Capacidade de armazenamento: 1.815 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 7 m

Fale com um especialista