CCV: transportadores automáticos para gerenciar 20.000 produtos diários

CCV: transportadores automáticos para gerenciar 20.000 produtos diários

CCV aumentou em 66% o número de produtos que recebe diariamente, de 12.000 para 20.000

CCV: transportadores automáticos para gerenciar 20.000 produtos diários

CCV inaugurou um armazém no nordeste em França com o qual pretende fazer frente às suas perspectivas de crescimento e aos desafios que o omnichannel apresenta. Para isto, a Mecalux instalou um circuito de transportadores de caixas destinados a aumentar o fluxo interno de mercadoria. Os benefícios? O número de produtos que este varejista de artigos de moda recebe diariamente aumentou 66%, em relação ao armazém anterior, de 12.000 para 20.000 produtos.

Crescimento e transformação

Fundada em 1985 em Epinial, França, CCV é um varejista de moda multimarcas que comercializa produtos prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças. Seu slogan não poderia ser mais representativo: "Ça change la vie" (em português, “isto mudará sua vida”). CCV se caracteriza pela mudança permanente e transformação com vistas à expansão de seu mercado e atender a um número crescente de clientes em todo o país.

Hoje, possui mais de 30 lojas em toda a França onde você pode encontrar cerca de 20.000 roupas e calçados de mais de 150 marcas conhecidas.

Após o sucesso alcançado com a abertura de suas lojas, seu próximo objetivo é aumentar as vendas online que atualmente representam 5% das vendas totais. O objetivo de CCV é que esta cota alcance a 15% e estabeleça um modelo de negócio omnichannel.

Omnichannel é uma estratégia de marketing especialmente benéfica para os clientes, pois eles têm a opção de escolher entre vários canais para comprar e receber os produtos. Por exemplo, eles podem se aproximar de qualquer uma das 30 lojas de CCV ou, se preferirem, comprar os produtos através do site e recebê-los em casa, em um ponto de coleta ou em qualquer uma das lojas físicas da empresa.

No entanto, o omnichannel é altamente complexo a partir de um ponto logístico. Por um lado, é necessário um grande espaço para acomodar todos os produtos. Por outro lado, uma organização impecável de operações é essencial para agilizar a elaboração de pedidos e enviá-los no menor tempo possível.

Com a determinação de implantação do omnichannel em seu negócio, CCV lançou uma nova logística de 5.000 m2 em Capavenir-Vosges, a apenas 10 km de Epil. Além de uma área administrativa, uma área de 4.000 m2 foi instalada onde 100.000 produtos (cerca de 12.000 referências) são armazenados e 20.000 artigos/dia são recebidos.

Mais agilidade no novo armazém

Ao inaugurar este armazém, Michel Gladstein, CEO da CCV, ficou claro que tinha que atualizar sua logística completamente. Em suas próprias palavras, "antes, toda a nossa operação era manual. Os operadores tiveram que fazer muitas viagens ao mover mercadorias de um lugar para outro, o que era demorado e aumentava a possibilidade de erros".

A empresa tinha plena consciência de que este ponto representava um dos aspectos melhoráveis: "nossa prioridade era encurtar as distâncias que os operadores percorriam porque, com o tempo ganho, poderiam se envolver em outras tarefas que teriam impacto na produtividade de todo o armazém. Também queríamos poder aumentar o número de produtos que movemos todos os dias usando o mesmo número de operadores", diz Gladstein.

Para obter maior agilidade, a empresa se propôs em implementar um sistema de trabalho just-in-time, que é minimizar os tempos de armazenamento e envio das mercadorias. O armazém possui apenas da mercadoria essencial para atender seus clientes, por isso muitos pedidos são preparados pelo cross-docking (à medida que os produtos enviados pelos fornecedores chegam, eles são distribuídos diretamente sem ter que ser armazenados).

Como, então, CCV poderia acelerar os movimentos internos da mercadoria? Depois de analisar as necessidades, a Mecalux pensou em um circuito completo de transportadores de caixa. Michel Gladstein nos comenta: "Os transportadores operam muito bem e são muito práticos. Minimizando os deslocamentos dos operadores, os operadores podem se concentrar em outras tarefas manuais, por isso eliminamos o tempo de inatividade."

O resultado foi um sucesso. Agora a CCV recebe hoje 20.000 produtos por dia (ou seja, 66% a mais em relação ao seu antigo armazém, onde recebia 12.000). Até 800 pedidos são preparados e expedidos em um dia.

Conexão automática entre áreas diferentes

Os transportadores instalados no armazém da CCV conectam automaticamente a área de preparação do pedido à área de consolidação e expedição de mercadoria.

Os operadores que trabalham nos postos de preparação de pedidos recebem a mercadoria em paletes, principalmente têxteis e calçados. Em seguida, começam a preparar pedidos em grandes mesas habilitadas a cumprir esta função. Quando o pedido é concluído, a caixa é depositada em um dos dois circuitos transportador, atribuído de acordo com o posto de picking.

Com 34,5 m de comprimento, ambos os circuitos se conectam automaticamente a uma área de recirculação. Possui uma estação de identificação automática equipada com um leitor RFID. Quando a caixa cruza este poste, o sistema atribui uma das cinco rampas de saída. Estas rampas têm 12 m de comprimento e operam pela gravidade, ou seja, têm uma leve inclinação para que as caixas se movam até o final da esteira com autonomia. Cada rampa pode acumular até 19 caixas, de modo que um total de 95 podem ser acomodados esperando para serem expedidas.

A recirculação exerce a função de distribuir as caixas em sequência em cada rampa, auxiliando assim as sucessivas tarefas de consolidação e expedição de mercadoria. Caso uma das rampas esteja cheia de caixas, o sistema ordena que a caixa destinada a esta rampa permaneça no circuito de recirculação pendente de esvaziamento.

"A transportadora foi perfeitamente integrada com a organização do nosso armazém e nossos operadores se adaptaram facilmente a esta nova ferramenta de trabalho", celebra o CEO. Como medida adicional de segurança, o circuito conta com seis travessias de pedestres em caso de emergência, um operador deve atravessar o circuito.

Desafios da logística da moda

O varejista multimarcas CCV está enfrentando um objetivo de capital: atender um número crescente de clientes nas 30 lojas que possui em toda a França e, ao mesmo tempo, entregar os pedidos para quem comprar através de seu site (ccvmode.com).

Como pode alcançá-lo? Agilizar as operações do seu armazém em Capavenir-Vosges e facilitar o trabalho de sua equipe de trabalho graças à automação do transporte interno. Desta forma, a empresa garante que os operadores só podem se dedicar à preparação de pedidos.

Segundo Michel Gladstein, CEO da CCV, "depois de comparar diferentes propostas, optamos pela Mecalux, pois, é líder de mercado e isto nos reafirmou em nossa decisão. Estamos muito satisfeitos com o resultado; nos demonstraram que possuem os meios de produção para se adaptar a qualquer necessidade. E, como se não bastasse, o acompanhamento durante todo o processo de montagem foi muito minucioso".

Os transportadores da Mecalux ajudam a evitar a transferência manual de mercadoria e, assim, intensificam o fluxo interno de mercadoria. De mãos dadas com a automação, o novo centro logístico de CCV pode armazenar 12 mil referências e gerenciar a recepção diária de 20 mil produtos.

Com a ajuda dos transportadores, melhoramos nossa produtividade: nossos processos são muito mais rápidos e confiáveis. Neste momento, estamos aumentando as vendas ‘online’ e, para isso, precisamos de uma preparação eficiente de pedidos. Graças ao sucesso dos transportadores, é muito possível que planejemos automatizar mais operações do nosso armazém.

Michel Gladstein, CEO de CCV

Benefícios para CCV

  • Progressão de desempenho: com este novo armazém, o número de produtos que CCV gerencia diariamente aumentou 66%.
  • Velocidade e segurança: os transportadores trazem muito dinamismo para a transferência de mercadoria, minimizando o risco de acidentes. Além disso, os operadores podem se envolver em outras operações de maior valor agregado.
  • Conexão automática: os transportadores conectam automaticamente postos de picking à área de expedição e realizam uma transferência segura e sequenciada de pedidos.

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento