Soluções para o armazenamento de componentes industriais da Sofinther

Soluções para o armazenamento de componentes industriais da Sofinther

Acessórios e componentes de refrigeração e aquecimento são acomodados no armazém da Sofinther

Soluções para o armazenamento de componentes industriais da Sofinther

Sofinther, empresa de engenharia climática, construiu seu novo centro de distribuição em Montaigu-Vendée (França) e o equipou com estantes para paletes, para picking, cantilever e um circuito de transportadores de caixas na área de consolidação. Todas essas soluções da Mecalux multiplicaram por cinco a capacidade de armazenamento inicial, permitindo preparar mais de 300 pedidos diários.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Sofinther
    Capacidade de armazenamento: 12.000 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. duas paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 9,5 m
    Comprimento das estantes: 76,5 m
  • Baixar PDF

Fundada em 1982 e com sede em Nantes (Loire-Atlantique), a Sofinther é uma filial do Grupo Rexel especializada em engenharia climática. Distribui equipamentos de aquecimento (caldeiras, equipamentos de regulação, radiadores, etc.) para empresas de construção de casas, hospitais, edifícios industriais, etc.

A Sofinther conta com mais de 250 funcionários e mais de 30 sucursais para atender às necessidades de seus clientes por todo o território francês. Em 2016, construiu uma plataforma logística de 20.000 m2 em Montaigu-Vendée que, recentemente, reformulou com a colaboração da Mecalux.

A empresa precisava enfrentar o ritmo de crescimento registrado até agora, assim como as perspectivas de futuro. Para isso, segundo Lionel Lenroué, responsável pela logística da Sofinther, “devíamos multiplicar por cinco a capacidade de armazenamento inicial implementando uma solução adaptável e flexível que, por sua vez, aumentasse o desempenho de todas as operações do centro”.

Lionel Lenroué – Responsável pela logística da Sofinther
Recorremos à Mecalux devido à sua reputação, à qualidade de seus produtos e às suas tarifas. O armazém nos proporcionou excelentes resultados, por isso estamos muito satisfeitos com os sistemas instalados, com o processo de montagem e com a assessoria oferecida pela equipe técnica da Mecalux a todo o momento”.

Duas áreas diferentes em um mesmo armazém

O armazém da Sofinther foi dividido em duas áreas por razões de segurança devido ao tipo de operação e para cumprir as normas locais relativas à prevenção e proteção contra incêndios.

As duas áreas têm características e dimensões semelhantes. Em uma delas, a Mecalux instalou estantes para paletes de 9,5 m de altura destinadas aos produtos paletizados de grandes dimensões, tais como caldeiras, vasos de expansão, reservatórios de água quente, etc., enquanto a outra área foi equipada com estantes para picking (artigos pequenos como acessórios, equipamentos de medição, etc.) e cantilever para as unidades de carga de grande comprimento (tubos).

Esse centro, a Sofinther gerencia cerca de 13.000 referências de várias dimensões, características e rotatividades. Além disso, diariamente recebe uma média de 100 paletes provenientes principalmente da França e do oeste da Europa, e distribuem 200 paletes e 200 caixas por todo o país.

A correta organização das tarefas de armazenamento e do picking é essencial para atingir esse volume e ritmo de trabalho. Nesse sentido, as estantes desempenham um papel fundamental. Tal como destaca Lionel Lenroué, “são sistemas muito versáteis, ideais para a diversidade de nosso estoque composto por alguns produtos que pesam poucos gramas, outros que pesam 1.000 kg ou alguns que medem poucos centímetros, assim como outros de mais de 2,5 metros”.

Os componentes das estantes podem ser modificados e adaptados às dimensões das diferentes unidades de carga. Dessa forma, algumas das estantes têm seis níveis de armazenamento, enquanto outras, têm apenas quatro com a finalidade de acomodar os paletes de maiores dimensões.

Um armazém com muito picking

A empresa prepara diariamente cerca de 300 pedidos compostos, cada um deles, por várias linhas. Uma boa organização dos operadores é essencial para realizar todo esse trabalho e garantir que os clientes disponham de seus produtos com a maior brevidade possível.

Cada operador tem atribuída uma área determinada. Seu trabalho consiste em percorrer os corredores coletando os produtos que formam cada pedido diretamente dos paletes e das prateleiras. Seguem o método de agrupamento, ou seja, confeccionam vários pedidos ao mesmo tempo durante o mesmo percurso.

As estantes destinadas ao picking medem 9,5 m de altura. No entanto, uma de suas particularidades é que unicamente nos 3 m inferiores existem estantes para fazer picking, enquanto nos 6,5 superiores são depositados os paletes com os produtos de reserva. Dessa forma, a mercadoria necessária sempre está disponível e não ocorrem interrupções na preparação dos pedidos.

Isso proporciona muitos benefícios para a Sofinther, tal como explica Lionel Lenroué, “ao ampliar a capacidade de armazenamento e conseguir uma maior produtividade na preparação dos pedidos, podemos abastecer nossas sucursais mais rápido do que antes”.

Transportadores

A Mecalux instalou um circuito de transportadores de caixas para abastecer a área de consolidação. Conta com uma elevação que facilita a passagem dos operadores e dos equipamentos de manutenção pela parte de baixo. Na área de consolidação é realizada a validação que confirma que os pedidos preparados em caixas de plástico são corretos e que não tenha ocorrido nenhum erro, para logo em seguida serem embalados, etiquetados e emitida a documentação necessária para sua distribuição.

Benefícios para a Sofinther

  • Multiplica por cinco a capacidade de armazenamento inicial: A Sofinther ampliou a capacidade de armazenamento de seu centro de distribuição Atualmente, tem espaço para 12.000 paletes e 9.000 localizações para picking.
  • Serviço eficiente e de qualidade: a mercadoria da Sofinther é classificada em função de suas dimensões e nível de demanda, o que agiliza as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
  • Acesso direto aos produtos: as estantes facilitam acesso aos produtos para que os operadores possam preparar mais de 300 pedidos diariamente.
Armazém da Sofinther
Capacidade de armazenamento: 12.000 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. duas paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 9,5 m
Comprimento das estantes: 76,5 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento