Câmara de congelamento da Frío Dock em Tortuguitas (Buenos Aires)

Câmara de congelamento da Frío Dock em Tortuguitas (Buenos Aires)

Sistema Pallet Shuttle semiautomático na nova câmara de congelamento da Frío Dock

Câmara de congelamento da Frío Dock em Tortuguitas (Buenos Aires)

O operador logístico argentino Frío Dock inaugurou um novo armazém em Tortuguitas (Buenos Aires) para lidar com o aumento da produção de seus clientes. A Mecalux equipou o armazém com dois blocos de estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático, proporcionando uma capacidade de armazenamento para 2.280 paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Nova câmara de congelamento da Frío Dock
    Capacidade de armazenamento: 2.280 paletes
    Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
    N.º de canais: 190
    Altura das estantes: 11 m
    Comprimento das estantes: 28 m
    Profundidade dos canais: 12,7 m
  • Baixar PDF

Quem é a Frío Dock

Instalada na localidade de Tortuguitas, a noroeste da Grande Buenos Aires, a Frío Dock é uma empresa que oferece serviços de armazenamento com temperatura controlada, refrigerada e congelada para todos os tipos de empresas.

Desde que foi fundada em 2005, seu crescimento foi constante, por isso a empresa foi obrigada a ampliar a capacidade de armazenamento de seu centro logístico.

Também aumentou sua oferta de serviços, que inclui o armazenamento da mercadoria com diferentes temperaturas, o túnel de congelados e a preparação de pedidos, entre outros.

Vantagens do sistema Pallet Shuttle em uma câmara de congelamento

Recentemente a Frío Dock construiu uma nova câmara de congelamento de 900 m2 que trabalha a uma temperatura de -25 ºC. Com esse novo armazém a empresa tem uma maior capacidade de armazenamento para absorver a crescente demanda dos clientes, manter o ritmo de crescimento alcançado até hoje e, inclusive, melhorar suas perspectivas de futuro.

A Frío Dock sabia perfeitamente que precisava de um sistema que aproveitasse a superfície disponível e garantisse um ritmo muito elevado de entrada e saída de produtos. Nessa instalação são armazenados produtos com um alto nível de rotatividade.

A Mecalux instalou dois blocos de estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático. As estantes medem 11 m de altura e 12,7 m de comprimento. Cada canal pode receber até doze paletes em profundidade.

Escolher o sistema de armazenamento que melhor se adaptasse às necessidades da Frío Dock não foi uma tarefa fácil, pois exigiu uma análise profunda. Ezequiel Mulhall, gerente da Frío Dock, explica que “desde o início sabíamos perfeitamente que precisávamos de estantes compactas drive-in porque proporcionariam a capacidade de armazenamento necessária. No entanto, consultamos as vantagens do sistema Pallet Shuttle e, depois de analisar nossos requisitos com a equipe técnica da Mecalux, chegamos à conclusão de que este sistema abrangia todas as nossas necessidades, portanto, graças a essa solução, conseguimos um aumento das posições nos mesmos metros quadrados”.

Uma das vantagens que mais chamou a atenção da Frío Dock é que, dentro dos sistemas de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle proporciona maior agilidade às entradas e saídas dos paletes. O carro automático executa os movimentos no interior dos canais, sem exigir a intervenção dos operadores. “Reduzimos o tempo de carga e descarga da mercadoria, o que nos permite responder com rapidez aos nossos clientes”, afirma Mulhall. Os trabalhadores depositam o Pallet Shuttle no canal correspondente. Em seguida a mercadoria é colocada na primeira posição do canal e o carro motorizado se encarrega de levá-la diretamente para a primeira localização livre que encontra dentro do canal.

Os operadores utilizam um tablet com conexão Wi-Fi para interagir com os carros e ordenar a colocação ou retirada dos paletes.

Como não é necessário que os operadores entrem nos corredores para manusear a mercadoria, consequentemente se reduz a possibilidade de danificar as estantes. Para a Frío Dock isso representa “uma economia em relação à manutenção das estantes e das empilhadeiras elevadoras”, indica o gerente da Frío Dock.

Ezequiel Mulhall - Gerente da Frio Dock
“Já contamos há 20 anos com a colaboração da Mecalux para equipar nossos armazéns. Sempre tivemos bons resultados com os produtos comprados e dessa vez não foi diferente. A verdade é que estamos muito satisfeitos, por isso estamos pensando em instalar futuramente mais sistemas Pallet Shuttle.”

Benefícios para a Frio Dock

  • Aumento da capacidade de armazenamento: com a nova câmara de congelamento, a Frío Dock conseguiu alcançar uma capacidade de armazenamento para 2.280 paletes
  • Máximo aproveitamento do espaço: os dois blocos de estantes aproveitam toda a superfície disponível da câmara de congelamento. O consumo de energia para gerar frio é menor, uma vez que este se distribui entre um maior número de paletes.
  • Operação ágil: o Pallet Shuttle efetua a entrada e saída da mercadoria com total autonomia, o que se traduz em uma gestão muito mais rápida dos paletes.
Nova câmara de congelamento da Frío Dock
Capacidade de armazenamento: 2.280 paletes
Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
N.º de canais: 190
Altura das estantes: 11 m
Comprimento das estantes: 28 m
Profundidade dos canais: 12,7 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento