A solução perfeita para armazenar perfis longos

A solução perfeita para armazenar perfis longos

Gaviota equipa seu armazém com estantes cantilever, estantes de paletes e estantes compactas

A solução perfeita para armazenar perfis longos

A Gaviota é uma multinacional que se caracteriza pelo seu desenvolvimento contínuo e um claro compromisso com a modernização, que a fez crescer exponencialmente ao longo dos anos. Seguindo esta linha, este fabricante líder de cortinas inteligentes e toldos decidiu transformar completamente seu armazém localizado na cidade de Villena (província de Alicante, Espanha). Seu objetivo nada mais é otimizar a logística e preparar 450 pedidos diariamente para entregá-los aos seus clientes em todo o mundo no menor tempo possível. Para isto, a Mecalux equipou o armazém com três sistemas de armazenamento diferentes, mas compatíveis: estantes cantilever, estantes de paletes e estantes compactas. Um total de 4.600 referências de produtos acabados e 12.800 referências de componentes são armazenadas para fabricação de toldos, cortinas e cortinas de vidro.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes cantilever
    Capacidade de armazenamento: 3.480 cargas
    Dimensões das cargas: 4.000 / 7.000 x 600 mm
    Peso máximo de carga: 600 kg
    Altura da estante: 8 m
    Estantes de paletes
    Capacidade de armazenamento: 11.000 paletes
    Dimensões das cargas: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo de carga: 550 kg
    Altura da estante: 8 m
    Estantes compactas
    Capacidade de armazenamento: 840 paletes
    Dimensões das cargas: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo de carga: 550 kg
    Altura da estante: 8 m
  • Baixar PDF

Alta qualidade e design

Fundada em 1968, a Gaviota é uma empresa líder na fabricação e comercialização de acessórios para cortinas e toldos. A empresa evoluiu continuamente ao longo dos anos para se tornar a fabricante líder de sistemas de proteção solar voltados para o setor da construção civil.

A empresa possui oito fábricas em todo o mundo e está presente em mais de 75 países. Com uma força de trabalho de mais de 500 funcionários, seus mercados mais fortes hoje são Espanha, Itália, Estados Unidos, França, Argélia, Brasil, Líbano, Marrocos, México, Portugal, República Dominicana, Romênia e Uruguai.

Gaviota é uma empresa em constante crescimento. Roberto Urra, diretor de logística, explica que "o dinamismo da empresa permite realizar projetos em novas linhas de negócios que diversifiquem e complementem nosso amplo portfólio e isso exige uma adaptação constante de instalações e processos, bem como uma gestão mais complexa do armazém".

Diante dessa realidade, a empresa necessita de uma cadeia de suprimentos flexível e robusta o suficiente para lidar com o aumento da demanda e referências. Por esta razão, decidiu reorganizar seu armazém localizado no município de Alicante de Villena (Espanha) a fim de acomodar um número crescente de referências de diferentes tamanhos, tipos e rotações.

Para realizar este projeto, “contatamos a Mecalux e o fizemos por vários motivos: a excelente relação qualidade / preço dos seus produtos, a atenção que o vendedor nos dispensou, os prazos de entrega apertados e a boa reputação que detêm no mercado”, diz Roberto Urra.

A nível logístico, a empresa se caracteriza pela gestão de uma ampla variedade de artigos de diferentes tamanhos: até 4.600 referências de produtos acabados e 12.800 referências de componentes, tanto em paletes, como em caixas e perfis de 4, 5, 6 e 7 metros de comprimento.

Com isso em mente, a Mecalux propôs equipar o armazém com uma combinação de sistemas de armazenamento: estantes cantilever, estantes de paletes e estantes compactas. É uma solução personalizada com a qual a Gaviota organiza todos os produtos de acordo com seu nível de demanda e suas particularidades.

Organização do armazém

A ordem é a forma mais eficaz de conseguir uma logística eficiente e, como não poderia deixar de ser, era uma prioridade para a Gaviota. Graças a uma boa distribuição dos produtos, os operadores de armazém podem localizar as referências de que necessitam mais rapidamente e, assim, preparar e expedir pedidos em menos tempo.

O armazém de gaivotas é dividido em duas galpões dentro do mesmo recinto. Nas palavras do diretor de logística, "um deles é para perfis, onde temos estantes cantilever, e a outra para paletes, armazenadas no sistema convencional e em estantes compactas de drive-in".

Cada galpão é independente, pois possui suas áreas correspondentes de carga e descarga de mercadorias, onde os operadores recebem itens provenientes da produção ou enviados por fornecedores e, ao mesmo tempo, são emitidos pedidos. Cada galpão também realiza suas próprias operações de processamento e preparação de pedidos.

As mercadorias em ambos os galpões são organizadas de acordo com diferentes critérios. Segundo Roberto Urra, "no galpão de perfil, os classificamos por comprimento e, aqueles que têm o mesmo comprimento, os agrupamos em peso. O galpão de paletes por outro lado, dividimos em duas áreas: por um lado, temos a linha de toldo e, por outro, os acessórios de cortinas. Em cada uma dessas duas áreas, por sua vez, instalamos estantes compactas onde armazenamos artigos de alta rotatividade e nas estantes de paletes fazemos picking e classificamos os produtos pelo seu peso".

Cantilever: ideal para cargas de grande comprimento e peso

  • Unidades de carga comprida: São especificamente projetadas para armazenar produtos volumosos com um comprimento variável, como os perfis gerenciados pela Gaivota.
  • Estrutura simples: As estantes são compostas de colunas nas quais uma série de braços suspensos são anexados (onde a carga é depositada).
  • Versatilidade: Os braços das estantes são facilmente adequados, de modo que sua posição pode ser modificada com base nas dimensões dos itens.
  • Acesso direto: Os operadores podem manipular facilmente os perfis e manter o controle visual de cada um deles.

Diferentes operações

O armazém da gaivota se destaca por ter um ritmo incessante de trabalho. Além de gerenciar tantas referências, os operadores enfrentam a chegada diária de um grande número de mercadorias: entre 550 e 700 paletes e entre 125 e 200 pacotes de perfil, dependendo da estação. A maioria destes artigos vem das fábricas que a Gaviota possui na Espanha e no Líbano, embora alguns também sejam enviados por fornecedores externos, principalmente espanhóis.

Ao mesmo tempo, 600 paletes e 150 pacotes de perfil são expedidos por dia. Roberto Urra observa que "40% destes pedidos são emitidos para clientes espanhóis, enquanto os outros 60%, para clientes do resto do mundo, especialmente na Argélia, Estados Unidos, França e Itália".

No entanto, a operação mais exigente deste armazém é a preparação de pedidos. Todos os dias, os operadores se esforçam para preparar e enviar cerca de 450 pedidos em apenas dois turnos de trabalho (três durante os meses de verão).

Roberto Urra diz que três tipos de pedidos são preparados: "com perfis soltos, com caixas ou com paletes completos". No galpão de perfil, os operadores coletam os perfis de que precisam diretamente dos três níveis inferiores das estantes. Nas localizações superiores são armazenados os pacotes de perfis que servem como reserva ou podem ser enviados por completo.

No galpão de palete, por outro lado, os operadores podem coletar os paletes completos para envio ou efetuar o picking de caixas. Neste último caso, os operadores percorrem o armazém localizando as referências de que precisam e removendo as caixas diretamente das paletes localizadas nos locais mais baixos das estantes. Pedidos compostos por unidades únicas de itens também são preparados em uma área específica para este fim. O diretor de logística da Gaviota diz que "o acesso direto às estantes de paletes é crucial para que os operadores preparem os pedidos rapidamente".

Ordem e competitividade

O armazém Gaviota em Villena destaca-se pela ordem e pela boa organização da mercadoria. Como resultado, todas as operações são muito mais ágeis e as 17.400 referências são rigorosamente controladas.

“Curiosamente, com a pandemia aumentamos nossa carga de trabalho, até a ultrapassamos em relação a outros anos”, diz Roberto Urra. Estantes cantilever, estantes de paletes e estantes compactas ajudaram a empresa a alcançar uma logística mais fluida e comprometida com os clientes. A empresa é capaz de fornecer aos seus clientes os 450 pedidos diários solicitados no menor tempo possível.

Em nosso armazém organizamos todos os produtos com base em diferentes critérios, como características do produto, peso, comprimento do perfil e rotatividade. Além disso, as estantes cantilever são as únicas em que podemos armazenar nossos perfis entre 4 e 7 metros de comprimento.

Roberto Urra, Diretor de Logística da Gaviota

Benefícios para Gaivota

  • Alta capacidade de armazenamento: estantes cantilever, estantes de paletes e estantes compactas tomam praticamente toda a área do armazém, proporcionando a maior capacidade de armazenamento possível.
  • Organização das mercadorias: os produtos são distribuídos de acordo com suas dimensões e demanda. Por exemplo, os perfis são agrupados de acordo com seu comprimento e peso.
  • Preparação ideal do pedido: os operadores preparam 450 pedidos por dia, consistindo em perfis soltos, caixas ou paletes completos. O acesso direto das estantes facilita o manuseio das mercadorias e, portanto, a realização dessa operação.
Estantes cantilever
Capacidade de armazenamento: 3.480 cargas
Dimensões das cargas: 4.000 / 7.000 x 600 mm
Peso máximo de carga: 600 kg
Altura da estante: 8 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento