O armazém do operador logístico Grupo Alainé na França

O armazém do operador logístico Grupo Alainé na França

O armazém do operador logístico Grupo Alainé permite gerenciar a carga e descarga de 2.500 paletes diários

O armazém do operador logístico Grupo Alainé na França

Grupo Alainé ampliou suas instalações em Mâcon (França) para acomodar a nova linha de produção de um de seus clientes. Para tal finalidade, a Mecalux equipou 8.000 m2 de superfície com o sistema Pallet Shuttle semiautomático que oferece uma capacidade de armazenamento total para 20.397 paletes. É uma solução adequada que permite armazenar um grande volume de paletes por referência em canais de até 43 m de profundidade, assim como gerenciar a carga e descarga de 2.500 paletes diários

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Grupo Alainé
    Capacidade de armazenamento: 20.397 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 950 kg
    Altura das estantes: 11 m
    Profundidade máx. dos canais: 43 m
    N.º de carros: 10
  • Baixar PDF

Da produção ao cliente

Fundado em 1945 na localidade de Mâcon (França), o Grupo Alainé é um reconhecido operador logístico na França que conta com mais de 350.000 m2 de armazéns. Oferece soluções efetivas para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu setor, tais como a indústria cosmética, alimentar, da construção e o e-commerce.

Ao longo dos últimos anos, o Grupo Alainé ampliou sua rede comercial e atualmente opera em mais de vinte países. Além da França, tem escritórios em Luxemburgo, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Eslováquia, Polônia e Reino Unido. Seu objetivo é estar cada vez mais perto de seus clientes para resolver suas necessidades no menor tempo possível, independentemente de sua data limite, destino ou tipo de produto.

Parte do sucesso é decorrente de seu compromisso com os clientes e com seu espírito de melhoria. Consequentemente, seu faturamento não deixou de crescer ao mesmo ritmo que o nível da demanda. Recentemente, a empresa inaugurou um novo armazém em Mâcon.

Trata-se de uma ampliação de seu antigo centro de distribuição, que antes tinha 21.000 m2 e agora ganhou mais 8.000 m2 de superfície de armazenamento.

O espaço tem como função armazenar os produtos de um popular fabricante de suco. De acordo com Jérôme Ezcurra, diretor de operações do Grupo Alainé, “tivemos que apoiar o crescimento do nosso cliente, depois de ser instalada uma nova linha de produção. Em virtude disso, devíamos aumentar nossa capacidade de armazenamento”.

Jérôme Ezcurra – Diretor de Operações do Grupo Alainé
A Mecalux é uma parceira histórica do Grupo Alainé. A equipe técnica entendeu as necessidades logísticas formuladas por nós e encontrou uma solução que nos ajudou a potencializar nossas perspectivas de crescimento."

Vantagens do sistema Pallet Shuttle

A Mecalux equipou o novo armazém com 18 blocos de estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle. Segundo o diretor de operações “é uma solução técnica inovadora, que pode acompanhar-nos durante nossa evolução”.

Atualmente e depois de um tempo em funcionamento, a empresa está muito satisfeita com os resultados proporcionados pela instalação. Jérôme Ezcurra afirma que “o sistema Pallet Shuttle trouxe muitas vantagens, pois proporcionou uma melhor exploração da superfície de armazenamento, reduziu os deslocamentos de nossos operadores, assim como otimizou o uso do solo”.

As estantes medem 11 m de altura, divididos em cinco níveis, e ocupam praticamente toda a superfície do armazém com o objetivo de oferecer uma maior capacidade de armazenamento. Alguns dos blocos contam com canais de até 43 m de profundidade, onde são armazenados 49 paletes. Graças à solução proporcionada, o Grupo Alainé pode armazenar um total de 20.397 paletes com um peso máximo unitário de 950 kg.

O sistema Pallet Shuttle permite agrupar as referências em cada canal, em vez de utilizar uma rua completa para uma mesma referência. Isso beneficiou enormemente o Grupo Alainé ao possibilitar uma maior diversificação do armazém permitindo depositar mais artigos.

Além da capacidade de armazenamento, o Grupo Alainé também conseguiu ter uma maior produtividade. Isso ocorre porque o carro automático é o encarregado de introduzir ou extrair os paletes dentro dos canais de forma automática. Os operadores, com a ajuda de empilhadeiras retráteis, devem colocar o Pallet Shuttle no canal correspondente e depositar os paletes na primeira posição das estantes. Portanto, dessa forma, os movimentos dos operadores são otimizados porque, na realidade, é a carga que se desloca sozinha até sua localização.

Outra vantagem de incorporar um carro automático é a redução do tempo de carga e descarga, pois elimina o deslocamento dos operadores pelo interior dos corredores de armazenamento. Isso é essencial para armazenar os mais de 2.000 paletes que chegam diariamente provenientes de diferentes pontos da Europa (principalmente, França, Alemanha e Espanha). Para fazer com que o Pallet Shuttle funcione, os operadores contam com um tablet de controle com conexão Wi-Fi. Conta com um monitor muito intuitivo que não requer um treinamento específico dos operadores e permite executar inúmeras aplicações e funções, tais como selecionar a quantidade de paletes que devem ser introduzidos ou extraídos ou fazer o inventário.

Depois de um tempo utilizando o sistema Pallet Shuttle, a instalação cumpre seu propósito satisfatoriamente”, diz o diretor de operações.

Profundidade dos canais de armazenamento

Para calcular a profundidade do canal é necessário somar o total de paletes que entram no canal, assim como adicionar a distância entre as unidades de carga e o espaço necessário para introduzir o carro automático.

As dimensões dos canais e, portanto, das estantes são condicionadas por diferentes fatores:

  • Superfície disponível do armazém.
  • Número de paletes que é necessário armazenar.
  • Rotatividade dos produtos. A profundidade dos canais deve garantir o ritmo das entradas e saídas dos produtos necessários para a empresa.

Área completa de pré-cargas

Ao tratar-se de um armazém de grandes dimensões, foram disponibilizadas duas áreas de pré-cargas. Os paletes ficam agrupados nessas áreas em função da rota ou pedido, o que agilizará seu posterior carregamento nos caminhões de transporte.

Essas áreas são compostas por uma lançadeira, que se encarrega de distribuir os paletes em canais dinâmicos com profundidade para 11 paletes cada um deles. Os canais de roletes têm uma leve inclinação para que os paletes se desloquem por gravidade a partir da parte mais alta até a mais baixa (que fica nas docas). Na saída, os roletes são separados para que os garfos das transpaleteiras possam extrair a mercadoria.

Benefícios para o Grupo Alainé

  • Ampla capacidade de armazenamento: com a extensão de seu armazém, o Grupo Alainé aumentou a capacidade, armazenando 20.397 paletes em canais de até 43 m de profundidade.
  • Melhor desempenho: o sistema Pallet Shuttle garante a entrada e saída de 2.500 paletes diários das estantes.
  • Agilidade nas operações: a automatização do sistema Pallet Shuttle e dos transportadores proporcionam muita agilidade em todas as operações do armazém, algo essencial para abastecer os clientes do Grupo Alainé com a maior brevidade possível.
Armazém da Grupo Alainé
Capacidade de armazenamento: 20.397 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 950 kg
Altura das estantes: 11 m
Profundidade máx. dos canais: 43 m
N.º de carros: 10

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento