A Iberfrasa amplia o armazém de produtos de higiene com o sistema Pallet Shuttle

A Iberfrasa amplia o armazém de produtos de higiene com o sistema Pallet Shuttle

A empresa de produtos para higiene pessoal amplia seu centro logístico na Espanha com a colaboração da Mecalux

A Iberfrasa amplia o armazém de produtos de higiene com o sistema Pallet Shuttle

O centro logístico da Iberfrasa, fabricante de produtos de higiene pessoal, não deixa de crescer. Desde sua inauguração em 2014, já foi ampliado seis vezes. Foi equipado com estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle, uma solução de armazenagem que aproveita toda a superfície para conseguir uma maior capacidade e aumenta a produtividade ao otimizar os movimentos dos operadores.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro logístico da Iberfrasa
    Capacidade de armazenamento: 2.125 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 1.850 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 11,5 m
    N.º de carros automáticos: 6
  • Baixar PDF

Empresa em constante crescimento

Fundada em 1984 na localidade de Quintanar de la Orden (Toledo), a Iberfrasa é uma empresa que se dedica à fabricação e comercialização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e produtos para a casa.

Em 2014, colocou em funcionamento um de seus projetos mais ambiciosos até a presente data: a inauguração de um novo centro logístico para gerenciar todos os produtos que são distribuídos aos seus clientes na Espanha.

Inicialmente ocupava uma superfície de 5.000 m2, no entanto, foi ampliado inúmeras vezes. No total foram realizadas até seis modificações.

Entre 2018 e 2019, foram adicionados 1.680 m2 a fim de lidar com suas perspectivas de crescimento. “Está previsto que em 2019 a produção cresça entre 15 e 18% em relação ao ano anterior. Além disso, para os próximos dois anos projetamos um crescimento compreendido entre 8 e 10%”, anuncia Julián Bricio, diretor de operações da Iberfrasa.

A empresa sempre contou com a colaboração da Mecalux na hora de encontrar a melhor solução para resolver suas necessidades logísticas. “Há 20 anos que trabalhamos juntos, confiamos neles porque sempre cumpriram o prometido e os prazos estabelecidos”, afirma o diretor de operações.

Vantagens do sistema Pallet Shuttle

Gerenciamos um grande volume de referências, por isso nossa prioridade consiste em minimizar, na medida do possível, o tempo de carga e descarga, para melhorar as entregas aos nossos clientes”, explica Julián Bricio.

Por isso, o centro logístico da Iberfrasa é composto por diferentes blocos de estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático.

Com essa solução, os operadores, auxiliados por empilhadeiras, colocam o carro motorizado no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes e o Pallet Shuttle se encarrega de transferi-los diretamente para a primeira localização livre. Esse sistema de armazenamento proporciona muitas vantagens à Iberfrasa, entre as quais se destacam:

  • Otimização do espaço disponível em benefício de uma maior capacidade de armazenamento.
  • Economia de tempo na carga e descarga da mercadoria, uma vez que evita que os operadores tenham que entrar no interior dos corredores de armazenamento.
  • Aumento da produtividade porque os movimentos da mercadoria dentro dos canais de armazenamento são efetuados de forma automática.
  • Versatilidade. As referências são agrupadas em cada canal, em vez de serem colocadas em corredores completos. Além disso, a distribuição das estantes pode ser modificada para se adaptar às necessidades da Iberfrasa.
  • Segurança. Graças ao sistema construtivo da estrutura, e ao fato das empilhadeiras não terem que entrar nos corredores, o risco de acidentes é praticamente inexistente.

Ampliação do centro logístico

Na última ampliação de seu centro logístico, a Iberfrasa instalou três blocos de estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle. Medem 11,5 m de altura proporcionando uma capacidade total de armazenamento para 2.125 paletes de 800 x 1.200 mm.

A nova área do armazém fica muito perto da fábrica, “de fato, os dois edifícios são contíguos”, diz Julián Bricio. Ambas as instalações estão perfeitamente interligadas entre si para satisfazer as necessidades da Iberfrasa.

O armazém recebe diariamente uma média de 500 paletes com produtos acabados e envia para a expedição entre 600 e 700 paletes. “80% de nossa produção é comercializada no mercado nacional e a restante é exportada”, indica.

Julián Bricio – Diretor de Operações da Iberfrasa
Para esse projeto, voltamos a contratar a Mecalux porque é uma empresa que nos transmite muita confiança. Com a nova instalação, podemos armazenar um grande número de referências e continuar prestando um bom serviço aos nossos clientes.”

Benefícios para a Iberfrasa

  • Capacidade de armazenamento: com a última ampliação, a Iberfrasa pode armazenar um total de 2.125 paletes com produtos acabados.
  • Instalação sob medida: a Iberfrasa expandiu suas instalações logísticas de forma progressiva, pois foram sendo adaptadas de acordo com suas necessidades logísticas e perspectivas de crescimento.
  • Operação ágil: o Pallet Shuttle permite uma maior rapidez na gestão da mercadoria e garante a chegada de 500 paletes e a expedição de outros 600-700.
Centro logístico da Iberfrasa
Capacidade de armazenamento: 2.125 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 x 1.850 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 11,5 m
N.º de carros automáticos: 6

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento