Armazém da Kverneland com peças para maquinaria agrícola na França

Armazém da Kverneland com peças para maquinaria agrícola na França

O armazém da Kverneland Group na França combina três soluções de armazenamento diferentes para fazer picking

Armazém da Kverneland com peças para maquinaria agrícola na França

Kverneland Group, fabricante de maquinaria agrícola, posee un almacén en Thionville, en Francia, desde donde distribuye por todo el mundo piezas y recambios para sus máquinas. Mecalux lo ha equipado con estanterías para palets, estanterías cantilever y estanterías de picking para agilizar la preparación de 550.000 líneas de pedidos al año.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de peças de reposição: Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 41.749 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 500 kg
    Altura das estantes: 8 m
    Armazém de peças de reposição: Estantes cantilever
    Capacidade de armazenamento: 3.130 m lineares
    N.º de localizações: 1.200
    Altura das estantes: 7,5 m
    Comprimento das estantes: 60 m
    Armazém de peças de reposição: Estantes para picking
    Capacidade de armazenamento: 17.583 m lineares
    N.º de localizações: 65.000
    Altura das estantes: 7,5 m
    Número de níveis: 3 (incluindo o solo)
  • Baixar PDF

Tecnologia reconhecida mundialmente

A Kverneland Group é uma marca internacional que fabrica maquinaria agrícola. Suas máquinas de arar têm uma alta qualidade, resistência, confiabilidade e durabilidade com o mínimo custo de manutenção e uso.

A empresa nasceu em 1879 quando seu fundador, Ole Gabriel Kverneland, estabeleceu sua oficina de fundição nos arredores de Stavanger (Noruega). Ao longo do tempo converteu-se em uma empresa global, com fábricas e armazéns distribuídos em todo o mundo.

Armazém de peças de reposição na França

Recentemente, a Kverneland Group inaugurou um novo centro de distribuição de 28.000 m2 na cidade francesa de Thionville que se destina ao armazenamento de peças e reposições para suas máquinas.

Tal como explica Franck Claudon, o diretor de Armazenamento e Distribuição da Kverneland Group na Europa, “nosso centro de distribuição anterior estava localizado em Flévy (ao norte de Metz), mas nos mudamos para Thionville visando ampliar a capacidade de armazenamento para poder oferecer um melhor serviço aos nossos clientes”. Devido à sua proximidade das principais rodovias do país, este centro é mais eficiente no momento de distribuir a mercadoria pela Europa.

Equipamos o armazém porque tivemos que lidar com uma maior atividade na Europa. Portanto, era preciso organizar toda a nossa logística interna, assim como flexibilizar as operações realizadas no armazém”, afirma Claudon. O armazém está equipado com estantes para paletes, estantes cantilever e um bloco de estantes com passarelas formando um total de três pisos. O Diretor de Armazenamento e Distribuição da empresa destaca que “a equipe da Mecalux fez sua montagem e instalação em um tempo recorde”.

Múltiplas soluções para agilizar o picking

A Kverneland Group prepara um grande volume de pedidos, por isso o armazém foi desenhado especificamente para facilitar essa operação. Prepara-se anualmente uma média de 550.000 linhas de pedidos que são distribuídos aos clientes da empresa nos 79 países onde está presente, assim como para os outros armazéns localizados no Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polônia, Rússia, etc.

A correta organização da mercadoria é o primeiro passo para agilizar o picking. Especificamente nesse armazém são gerenciadas cerca de 66.500 referências de diferentes dimensões, características e rotatividades. “Devemos distribuir os produtos em sua localização correspondente para localizá-los e gerenciá-los mais facilmente quando precisarmos deles”, indica Franck Claudon.

Além do grande número de pedidos a preparar, os operadores também gerenciam a entrada diária de 350 paletes e contêineres provenientes da Europa e fazem a distribuição de outros 200 ou 300.

Considerando esses requisitos, foram instaladas estantes para paletes. Medem 8 m de altura e oferecem uma capacidade total para 41.749 paletes. É um sistema de armazenamento muito versátil e que se ajusta às dimensões dos produtos. As longarinas podem ser ajustadas para que as localizações sejam maiores ou menores. Ali são depositados, principalmente, paletes e contêineres de madeira.

O armazém também possui quatro corredores com estantes cantilever de 7,5 m de altura em cada lado. Nessas estantes são depositados os componentes de maior comprimento, tal como as barras de pulverização que podem ser colocadas sobre paletes ou diretamente nos braços cantilever. “Os braços são fixados nas colunas e podem ser ajustados de acordo com nossas necessidades logísticas”, indica Claudon.

A Mecalux também forneceu estantes para picking manual de 7,5 m de altura sobre as quais são apoiados passarelas ou corredores elevados que formam um total de três pisos. Essa solução é ideal para a Kverneland Group uma vez que, segundo indica Claudon, “aproveitam a altura do centro de distribuição para maximizar o espaço disponível conseguindo dessa forma uma maior capacidade de armazenamento”. Os operadores percorrem os corredores coletando os produtos de cada pedido diretamente das prateleiras. Seguem o método de agrupamento, que consiste em confeccionar vários pedidos ao mesmo tempo e durante o mesmo percurso.

Franck Claudon – Diretor de Armazenamento e Distribuição da Kverneland Group na Europa
“Estamos muito satisfeitos com o armazém em Thionville porque atendeu totalmente as nossas expectativas. A montagem e instalação foi uma verdadeira conquista, uma vez que ganhou muita rapidez sem interromper o bom funcionamento de nosso negócio”.

Benefícios para a Kverneland Group

  • Máximo aproveitamento da superfície: as três soluções de armazenamento instaladas otimizam todo o espaço disponível visando conseguir uma maior capacidade de armazenamento.
  • Picking muito mais rápido: o acesso direto aos produtos das estantes é essencial para agilizar a preparação de 550.000 linhas de pedidos por ano.
  • Distribuição correta da mercadoria: os produtos são depositados nas estantes para paletes, cantilever e de picking em função de suas características, dimensões e rotatividade.
Armazém de peças de reposição: Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 41.749 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 500 kg
Altura das estantes: 8 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento