A Nestlé implementa um armazém na Argentina para a linha de leite em pó

A Nestlé implementa um armazém na Argentina para a linha de leite em pó

O armazém da Nestlé na Argentina foi equipado com estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle da Mecalux

A Nestlé implementa um armazém na Argentina para a linha de leite em pó

A Nestlé ampliou sua fábrica em Villa Nova (Argentina), dedicada à produção de leite em pó, leite achocolatado e bebidas infantis prontas para o consumo. Devido ao aumento da produção, inaugurou um armazém que a Mecalux equipou com estantes que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático. Essa solução aproveita toda a superfície e proporciona uma capacidade de armazenamento para 2.668 paletes, assim como agiliza a entrada e saída de 500 paletes por dia.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Nestlé
    Capacidade de armazenamento: 2.668 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mma
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 8 m
  • Baixar PDF

Noventa anos na Argentina

A Nestlé é a maior multinacional de alimentos e bebidas do mundo. Presente em 197 países, seu objetivo é inspirar as pessoas para que tenham uma vida mais saudável. Conta com múltiplas marcas que oferecem uma grande variedade de produtos: alimentos para bebês, água engarrafada, cereais matinais, cafés e chás, confeitaria, produtos lácteos ou alimentos para animais de estimação, entre outros.

Chegou à Argentina em 1930 e, desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida de seus clientes. “Estamos há 89 anos investindo neste país, algo que consideramos um fato muito especial”, destaca Claudio Marmo, Supply Chain Development Manager da Nestlé Argentina.

Além de sua sede central em Buenos Aires, a Nestlé possui seis fábricas localizadas em Mendoza, Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe, com mais de 2.000 funcionários.

Expansão do mercado de lácteos

Na cidade de Villa Nueva (província de Córdoba), “em uma das regiões com maior número de empresas lácteas do país”, indica Claudio Marmo, a Nestlé possui uma fábrica especializada na produção de leite em pó, leite achocolatado e bebidas infantis prontas para o consumo. Estes produtos são comercializados tanto na Argentina quanto em outros países da América Latina.

Este ano a fábrica foi ampliada com a inclusão de uma nova linha de produção que permite fabricar 10 milhões de litros anuais de leite esterilizado seguindo o método UHT (ultra high temperature) para marcas como Nesquik, Nido e NAN.

O único inconveniente de adicionar esta linha de produção é que isso significa perda do espaço destinado ao armazenamento dos produtos acabados. “Precisávamos recuperar a capacidade de armazenamento sem ter que construir outro edifício e não queríamos recorrer a armazéns externos”, explica Claudio Marmo.

Novo projeto da Nestlé

Para resolver essa situação, a empresa acaba de implementar um armazém exatamente ao lado da nova linha de produção. Os operadores coletam os produtos que saem da fábrica para depositá-los diretamente nas estantes colocadas exatamente em frente. Segundo o diretor de Supply Chain Development, “otimizamos os movimentos dos produtos. Em resumo, a logística interna da fábrica”.

Para esse armazém a Nestlé estava em busca de uma solução que a ajudasse a maximizar o espaço e que também se adaptasse às particularidades de seus produtos, “como dimensões variáveis e uma venda sazonal”, indica Claudio Marmo. Por isso, solicitou a assessoria da Mecalux.

As duas multinacionais colaboraram em múltiplos projetos na Argentina, assim como em diferentes países onde estão presentes (por exemplo, a Mecalux equipou um armazém da Nestlé no Chile que se dedica à sua linha de alimentos para animais de estimação e outro na Espanha para sua marca de café em cápsulas).

Entramos em contato com a Mecalux devido à experiência positiva que temos com eles e porque conhecemos a qualidade de seus produtos, além de sua reconhecida seriedade comercial como fornecedores. Para este novo projeto tínhamos muito bem definido que as operações do armazém deviam ser o mais automáticas possíveis”, afirma Claudio Marmo.

Considerando tal requisito a Mecalux propôs equipar o armazém com estantes compactas que utilizam o sistema Pallet Shuttle semiautomático por duas razões: por um lado as estantes aproveitam o espaço disponível no armazém proporcionando a maior capacidade de armazenamento possível e, por outro, essa solução oferece um grande dinamismo às tarefas de armazenamento.

As estantes medem 8 m de altura, com quatro níveis, acomodando 2.668 paletes. A mercadoria é gerenciada seguindo o princípio FIFO (first in, first out), ou seja, os paletes são depositados pelo corredor de carga e extraídos pelo oposto (mais perto das docas de carga), oferecendo assim uma perfeita rotatividade dos produtos.

O armazém recebe diariamente uma média de 200 paletes (150 de leite em pó e 50 de bebidas prontas para o consumo) da fábrica. Posteriormente, são distribuídos entre 250 e 300 paletes aos clientes da Argentina e América Latina.

O Pallet Shuttle é uma solução adequada para lidar com tal volume de trabalho. Trata-se de um sistema capaz de minimizar as manobras dos operadores e agilizar a entrada e saída dos paletes. Os operadores não entram nos corredores para manusear a mercadoria, uma vez que é o carro que se encarrega de executar os movimentos de forma automática.

O funcionamento do Pallet Shuttle é muito simples e, segundo indica Claudio Marmo, “os operadores se familiarizaram com o sistema em pouquíssimo tempo”.

Os operadores, auxiliados por empilhadeiras retráteis, colocam o carro elétrico no canal correspondente. A seguir depositam os paletes na primeira posição das estantes e o carro se encarrega de levá-los para a próxima localização livre dentro do canal. Para retirar a mercadoria se realiza a mesma operação, mas na ordem inversa.

Claudio Marmo – Supply Chain Development Manager da Nestlé Argentina
Trabalhamos com a Mecalux em inúmeras ocasiões, por isso conhecemos a qualidade de seus produtos, além de sua reconhecida seriedade como fornecedores. O novo armazém foi projetado para resolver nossas necessidades: ampliar a capacidade de armazenamento sem ter que construir outro edifício”.

Logística flexível

As estantes aproveitam todo o espaço de armazenagem para acomodar o maior número de produtos. Além disso, se adaptam aos diferentes tipos de artigos gerenciados pela empresa (sacos de leite em pó, artigos bastante diversificados, etc.) e, graças ao carro motorizado, o fluxo de movimentos é permanente.

Inaugurar esse armazém significou um ponto de inflexão para a Nestlé. Além de incluir outra linha de produção ao seu negócio também modernizou seus processos logísticos para assim atender melhor às necessidades de seus clientes na Argentina e América Latina.

Benefícios para Nestlé

  • Armazém junto à fábrica: as estantes ficam exatamente em frente às linhas de produção, por isso os operadores coletam os paletes para armazená-los diretamente em suas localizações com absoluta rapidez.
  • Fluxo permanente da mercadoria: o sistema Pallet Shuttle facilita a entrada de 200 paletes e a saída de outros 250-300 por dia.
  • Otimização do espaço: as estantes com Pallet Shuttle oferecem uma capacidade total de armazenamento para 2.668 paletes com leite em pó, leite achocolatado e bebidas infantis prontas para o consumo.
Armazém da Nestlé
Capacidade de armazenamento: 2.668 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mma
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 8 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento