O armazém da Plásticos Vidal com produtos das lojas multipreço em Valência

O armazém da Plásticos Vidal com produtos das lojas multipreço em Valência

O armazém da Plásticos Vidal em Valência foi setorizado e conta com quatro soluções de armazenamento

O armazém da Plásticos Vidal com produtos das lojas multipreço em Valência

Plásticos Vidal, uma das empresas espanholas mais reconhecidas do setor multipreço, possui um armazém na localidade valenciana de Ollería que se destaca devido às suas grandes dimensões (18.700 m2). A Mecalux equipou-o com quatro soluções de armazenamento desenhadas para gerenciar mais de 5.000 referências da empresa: estantes convencionais, estantes para picking, compactas drive-in e o sistema Pallet Shuttle semiautomático. A capacidade total de armazenamento é de 23.480 paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro logistico de Plásticos Vidal: Estantes convencionais
    Capacidade de armazenamento: 13.695 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 9 m
    Centro logistico de Plásticos Vidal: Estantes compactas
    Capacidade de armazenamento: 6.465 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 10 m
    Centro logistico de Plásticos Vidal: Estantes para picking
    Número de módulos: 90
    Dimensão dos módulos: 3.300/2.225 x 1.000 mm
    Altura das estantes: 3 m
    Centro logistico de Plásticos Vidal: Sistema Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 3.320 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 11 m
  • Baixar PDF

Sobre a Plásticos Vidal

A Plásticos Vidal é uma empresa espanhola que nasceu em 1999 em Ollería (Comunidade Valenciana) e que se dedica à venda a atacadistas do setor multipreço. Nos últimos anos, ampliou seu catálogo e expandiu-se em âmbito internacional, estando presente em mais de 20 países.

As lojas multipreço apareceram pela primeira vez na Espanha durante os anos 30, mas foi nos anos 80 quando conseguiram um maior sucesso e popularidade. Atualmente, são os bazares onde podemos encontrar qualquer tipo de artigos para casa, desde produtos de limpeza até brinquedos a um preço muito reduzido (a partir de um dólar, uma libra, um euro, etc.).

Armazém setorizado

Para seu centro logístico, a Plásticos Vidal necessitava de uma maior capacidade de armazenamento com a finalidade de armazenar mais de 5.000 referências com as quais trabalha, assim como uma solução que facilitasse todas as operações, incluindo a preparação de pedidos. Diariamente se prepara uma média de 100 pedidos (formados por 200 linhas de pedidos cada um deles) que são distribuídos por todo o mundo.

Recentemente, a empresa inaugurou um novo centro logístico de 18.7000 m2 em Ollería setorizado em cinco áreas diferentes. Diariamente chegam ao armazém entre 200 e 400 paletes provenientes da China com produtos que podem ser de consumo diário ou com uma demanda altamente sazonal.

A setorização ajudou a classificar esse volume de paletes em função de suas características, dimensões e nível de demanda. Além disso, possibilitou uma melhor organização do trabalho porque algumas áreas são atribuídas aos operadores para que possam preparar os pedidos, aumentando dessa forma a produtividade do centro.

A Mecalux equipou o centro logístico com quatro sistemas de armazenamento capazes de se adaptarem à grande variedade de produtos disponíveis:

Estantes convencionais

Todas as áreas do armazém contam com blocos de estantes de paletização convencional. Isso ocorre porque é um sistema muito versátil, uma vez que as estantes podem incorporar componentes que se adaptam às dimensões das localizações dos paletes.

Nessas estantes, o picking é feito diretamente a partir dos paletes localizados nos níveis inferiores. Nos superiores são depositados os produtos de reserva, dispondo sempre de mercadoria para evitar qualquer possível interrupção por falta de estoque.

Estantes para picking

Em uma das áreas do armazém foram instaladas estantes para picking de 3 m de altura. Essas estruturas são muito resistentes e proporcionam acesso direto aos produtos, o que ajuda a colocar e retirar a mercadoria de suas localizações com muita rapidez.

Os operadores percorrerão o armazém seguindo as indicações dos terminais de radiofrequência com a finalidade de localizar as referências que compõem cada pedido. Quando o pedido estiver concluído será transferido para a área de consolidação onde se verifica se está correto, sendo embalado, etiquetado e impressa a documentação necessária para sua distribuição.

Estantes compactas ‘drive-in’

São formadas por um conjunto de corredores, cada um deles tem cinco níveis com corredores de apoio em ambos os lados. Os corredores são muito resistentes, pois são fabricados com chapa de aço galvanizado.

Com a ajuda das empilhadeiras retráteis, os operadores entram nos corredores com a carga elevada por cima do nível onde deverá ser depositada. Tanto a carga quanto a descarga da mercadoria são realizadas no mesmo corredor, mas em ordem inversa.

Sistema Pallet Shuttle

A Mecalux instalou 3 blocos de estantes compactas de 11 m de altura, com cinco níveis, e 8,6/7,25/6,9 m de profundidade que utilizam Pallet Shuttle. Essa solução aproveita ao máximo cada milímetro do armazém proporcionando uma maior capacidade. Ao mesmo tempo, agiliza a entrada e saída da mercadoria, uma vez que o carro motorizado executa os movimentos de forma autônoma. Tudo isso o converte em um sistema de armazenamento adequado para os produtos de maior consumo, pois permite armazenar um maior número de paletes e garante sua rápida entrada e saída.

O funcionamento do Pallet Shuttle destaca-se por sua simplicidade porque exige uma mínima mão de obra:

  1. Os operadores, auxiliados por empilhadeiras retráteis, colocam o carro motorizado no canal correspondente.
  2. Os operadores depositam os paletes na primeira posição das estantes.
  3. O Pallet Shuttle transfere os paletes diretamente para a primeira localização livre dentro do canal de forma autônoma.
  4. Para retirar a mercadoria se efetua a mesma operação, mas na ordem inversa.

Os operadores utilizam um tablet com conexão Wi-Fi para emitir as ordens de movimento aos carros motorizados. Através dele podem selecionar a quantidade de paletes que querem colocar ou retirar, fazer o inventário ou gerenciar o pessoal autorizado.

Benefícios para Plásticos Vidal

  • Máxima capacidade de armazenamento: as quatro soluções de armazenamento proporcionam uma capacidade total para receber 23.480 paletes.
  • Excelente organização: a setorização do armazém e a incorporação de estantes convencionais, compactas, para picking e com Pallet Shuttle facilita a classificação da mercadoria baseando-se em suas características.
  • Eficiente sistema de preparação de pedidos: : a distribuição da mercadoria ajuda a otimizar os movimentos dos operadores, assim como agiliza o picking.
Centro logistico de Plásticos Vidal: Estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 13.695 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 9 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento