Combinação de soluções para o operador logístico Tamer na Arábia Saudita

Combinação de soluções para o operador logístico Tamer na Arábia Saudita

O armazém é composto por múltiplas soluções para gerenciar mais de 200 referências

Tamer logo

Mecalux, em colaboração com a Alshaya, equipou o armazém de 32.600 m2 do operador logístico Tamer em Jeddah (Arábia Saudita) com estantes para paletes, estantes compactas com Pallet Shuttle, estantes push-back e um túnel para preparar picking formado por canais dinâmicos. A capacidade total obtida permite armazenar 22.706 paletes. Esse armazém é composto por múltiplas soluções para gerenciar mais de 200 referências, facilitar a chegada de 700 paletes diários e agilizar a preparação de uma média de 440 pedidos/dia.

  • Imagens
  • Armazém da Tamer na Arábia Saudita com várias soluções de armazenagem
    Estantes para paletes de profundidade simples e dupla
    Os operadores utilizam um tablet com Wi-Fi para interagir com os carros
    Nas estantes push-back os paletes deslocam-se por impulso
    Empilhadeiras retráteis para depositar os paletes nas localizações atribuídas
  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Quem é a Tamer

Fundada em 1922, a Tamer é um dos maiores operadores logísticos da Arábia Saudita. Trabalha para empresas do setor de saúde, beleza e fabricantes de bens de consumo.

Sua atividade consiste na importação, armazenamento e distribuição de produtos dos seus clientes, assim como na criação de campanhas de promoção e marketing. Além de operar na Arábia Saudita, também distribui produtos em outros países graças a acordos e colaborações com operadores logísticos internacionais.

Mais de 200 referências em 2

A empresa não deixa de crescer, ao longo dos anos tornou-se a primeira opção para muitas firmas que precisam de serviços logísticos na Arábia Saudita. A chave do sucesso da Tamer foi o investimento. Os diretores da empresa tinham muito bem definido que deviam melhorar seus processos de armazenamento e distribuição de forma constante para satisfazer os clientes.

Para enfrentar a expansão de seu negócio, a empresa acaba de colocar em andamento um novo centro logístico de 32.600 m2 destinado a armazenar os produtos de seus clientes (principalmente, bens de consumo perecíveis).

Para tirar partido dessa superfície, era necessário instalar sistemas de armazenagem que aproveitassem bem o espaço com a finalidade de obter mais capacidade. De acordo com Samer Sabri, diretor executivo da Tamer, “nossa prioridade era ter um projeto satisfatório do armazém, de forma que estivesse preparado para gerenciar as mais de 200 referências com as quais trabalhamos e permitisse distribuir 440 pedidos diariamente”.

Um dos desafios desse operador logístico é o fato de armazenar uma infinidade de produtos de diferentes clientes, dimensões, características e níveis de demanda. Diante dessa situação, a Mecalux, conjuntamente com a Alshaya, propôs instalar quatro sistemas de armazenagem e destinar cada um deles a referências e operações determinadas:

  • Estantes para paletes
  • Estantes compactas com sistema Pallet Shuttle
  • Estantes push-back
  • Canais dinâmicos para picking

“Para escolher essas soluções, avaliamos a facilidade na hora de manusear os produtos”, explica o diretor executivo. A facilidade na gestão da mercadoria é essencial para lidar com a chegada dos 700 paletes enviados pelos clientes localizados em diferentes pontos da Arábia Saudita, além da distribuição de outros 800. As quatro soluções de armazenagem da Tamer oferecem capacidade para receber mais de 22.706 paletes, além da distribuição de 800 paletes diários.

Estantes para paletes
Foram instaladas estantes para paletes de profundidade simples e dupla em praticamente todo o armazém. Medem 10 m de altura, divididos em seis níveis, e têm uma capacidade de armazenamento para 13.980 paletes. Oferecem acesso direto aos produtos, o que proporciona muita rapidez no momento de gerenciar a mercadoria e depositar e retirar os paletes de suas localizações. As estantes de profundidade dupla se caracterizam por terem dois paletes de uma mesma referência em cada localização (um atrás do outro). Nelas são depositadas os produtos com uma elevada rotatividade, por exemplo, os produtos de alimentação mais demandados e com uma data de validade mais próxima.

Sistema Pallet Shuttle
O armazém é formado por blocos de estantes compactas com o sistema Pallet Shuttle. Medem 11 m de altura, têm cinco níveis, e dispõem de canais de 14 m de profundidade para localizar até 13 paletes. Este sistema que elimina o número de corredores aproveita todo o espaço disponível, proporcionando uma capacidade para 6.350 paletes. Cada bloco de estante tem um corredor em cada lado.

A mercadoria pode ser gerenciada de acordo com o princípio FIFO (ou seja, depositar os paletes por um dos corredores e extraí-los pelo lado oposto) ou LIFO (são depositados e extraídos pelo mesmo corredor), dependendo das necessidades logísticas da Tamer.

“Com essa solução, não só conseguimos uma maior capacidade de armazenamento, como também ganhamos muita rapidez, dado que os operadores não têm que entrar nas ruas com as empilhadeiras”, indica Samer Sabri.

No âmbito dos sistemas por compactação, o Pallet Shuttle é o que confere mais agilidade na gestão das cargas. Os trabalhadores depositam o Pallet Shuttle na localização correspondente. Em seguida, a mercadoria é colocada na primeira posição do canal e o carro motorizado se encarrega de levá-la diretamente para a primeira localização livre que se encontra dentro do canal. Inicialmente, a Mecalux forneceu à Tamer um total de cinco Pallet Shuttle. Posteriormente, essa cifra chegou às 12 unidades. Com esse número de carros, a empresa multiplicou o número de movimentos de paletes.

Soluções para picking: push-back e canais dinâmicos
Diariamente são preparados 440 pedidos compostos por aproximadamente 21 linhas em cada um deles. Para facilitar o trabalho dos operadores, foi projetada uma área específica para preparar os pedidos.

A Mecalux instalou dez blocos de estantes push-back e, na parte inferior, foi aberto um túnel de picking onde os operadores coletam as referências que formam cada pedido diretamente dos paletes localizados em canais dinâmicos.

Nas estantes push-back são depositados os produtos de reserva do túnel de picking. Como está literalmente em cima é possível garantir e agilizar a reposição. Nesse sistema, os paletes são colocados em cada canal e deslocados por impulso com a ajuda das empilhadeiras. Quanto ao túnel de picking, ele é formado por canais dinâmicos para picking em cada lado. Os paletes são colocados pelo corredor de carga e, ao estarem inclinados, deslocam-se pela ação da gravidade até a extremidade contrária, que fica no túnel de picking. A vantagem é que os paletes de reserva ficam armazenados no mesmo canal, o que permite dispor dos produtos necessários a todo o momento.

Quatro soluções em um mesmo armazém

Ao combinar múltiplos sistemas, a empresa pode beneficiar-se das vantagens proporcionadas por cada um deles. Em suma, juntou a versatilidade e acessibilidade oferecida pelas estantes para paletes, com a compactação e a rapidez do sistema Pallet Shuttle e, simultaneamente, agilizou a preparação de pedidos graças à disponibilização de uma área específica para esta tarefa formada por estantes push-back com um túnel de picking no nível inferior.

Samer Sabri - Diretor Executivo da Tamer
“No momento de equipar nosso armazém, não tivemos nenhuma dúvida de que queríamos trabalhar com a Mecalux devido à elevada qualidade de seus produtos. A instalação foi adaptada às características de nosso negócio e às nossas necessidades logísticas, o que nos proporcionou capacidade e agilidade na preparação de pedidos.”

Benefícios para a Tamer

  • Preparação de 440 pedidos diários: foi disponibilizada uma área específica no armazém para preparar pedidos formados por uma média de 21 linhas cada um deles.
  • Agilidade na operação: o armazém sobressai por facilitar o trabalho dos operadores e ajudá-los a receber 700 paletes e distribuir outros 800 diariamente.
  • Alta densidade de armazenamento: os sistemas da Mecalux aproveitam ao máximo a superfície com a finalidade de proporcionar capacidade para 22.706 paletes.
Armazém da Tamer
Capacidade de armazenamento: 22.706 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 11 m

Fale com um especialista