O Grupo Hero atualiza seu SGA ThyStore pelo Easy WMS da Mecalux

O Grupo Hero atualiza seu SGA ThyStore pelo Easy WMS da Mecalux

A Hero migrou do ThyStore para o Easy WMS em seu armazém de geleias e compotas na Espanha

O Grupo Hero atualiza seu SGA ThyStore pelo Easy WMS da Mecalux

Implementar o Easy WMS é um processo que se realiza sem afetar as operações do armazém. Hero, a empresa de alimentação líder na Espanha, mudou seu antigo software de gestão de armazéns ThyStore, que gerenciava a logística de suas instalações até agora, pelo novo sistema Easy WMS da Mecalux. Trata-se de um sistema que oferece mais recursos e está em constante expansão para se adaptar à evolução do negócio.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Centro logístico da Hero España em Alcantarilla
    Capacidade de armazenamento: 30.720 paletes
    N.º de referências armazenadas: 1.500
    N.º de paletes recebidos por dia: 1.250
    N.º de paletes que saem do armazém diariamente: 1.250
  • Baixar PDF

Conservando o melhor da natureza

O grupo Hero é uma multinacional de alimentação que nasceu em 1886 em Lenzburg (Suíça). Desde sua fundação a empresa sempre se destacou por oferecer produtos que aproveitam o melhor da natureza, com alimentos nutritivos de alta qualidade e frescura, além de seguir receitas originais.

A Hero aterrissou na Espanha em 1922 instalando sua sede central em Alcantarilla (Múrcia) onde elaborava polpas de fruta e calda. Em conjunto com a alemã, esta fábrica é atualmente a maior que o grupo Hero tem no mundo.

Sua produção anual supera os 250 milhões de unidades de venda, principalmente compotas e todas as referências da Hero Baby (marca de alimentos infantis), que inclui frutas, sobremesas, leites especiais e cereais.

Nestas instalações, a Hero possui um centro logístico onde são realizadas as tarefas de recebimento, armazenamento e expedição. No ano 2000, a Mecalux construiu um armazém automático autoportante.

“Antes tínhamos vários armazéns distribuídos em localizações próximas”, explica Juan Francisco García Gambín,warehouse manager da Hero España em Alcantarilla. “Mas tendo em vista a previsão de crescimento estimada e a economia de custos de aluguel de espaço e transporte, concluímos que a melhor solução seria construir um armazém automático”, acrescenta.

Atualmente, o armazém continua sendo uma ferramenta estratégica para o negócio. “Continuamos pensando que foi uma mudança acertada, pois sem isso nunca teríamos chegado a conseguir os níveis de serviço e personalização que nossos clientes exigem”, aponta Juan Francisco García Gambín.

“A partir desta fábrica praticamente se distribui para todo o mundo inteiro. Alguns de nossos mercados mais habituais são a Espanha, Portugal, Itália, Suécia, Suíça, Bélgica, Holanda, Rússia e também, em menor quantidade, Ásia, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina”, corrobora.

Nos últimos anos a Mecalux ajudou a adaptar o centro de Alcantarilla aos requisitos da Hero España. A empresa instalou estantes push-back e estantes com o sistema Pallet Shuttle na fábrica (utilizadas para armazenar caixas e embalagens), outro bloco de estantes com Pallet Shuttle e estantes convencionais para armazenar farinhas, assim como estantes com Pallet Shuttle junto ao armazém automático para os produtos acabados, prontos para serem distribuídos.

O centro logístico da Hero España em Alcantarilla

A preparação de pedidos é uma das principais operações deste centro logístico. São preparados cerca de 250 pedidos por dia formados, cada um deles, por 15 linhas de pedido.

Os trabalhadores fazem picking guiados por um sistema que otimiza a rota que devem efetuar e que lhes indicam como configurar cada palete de forma correta. Portanto, nesse sentido, evita-se que percam tempo com percursos ineficientes. O operador recebe as instruções em uma tela que irá indicar-lhe a posição à qual deve dirigir-se e quantas unidades deve retirar. Este é um passo prévio para a implementação do picking por voz, algo que a empresa está analisando.

O armazém automático autoportante ocupa uma superfície de 10.000 m2, sendo composto por quatro corredores com estantes de profundidade dupla em ambos os lados que, no total, proporcionam uma capacidade de armazenamento superior a 30.000 paletes com produtos acabados prontos para serem distribuídos.

São recebidos por dia mais de 1.000 paletes provenientes tanto da produção quanto dos fornecedores. A distribuição dos produtos nas estantes tem em consideração seu nível de demanda. “Os produtos de maior rotatividade são depositados perto da cabeceira, enquanto os de pouca rotatividade no final do corredor. Além disso, os paletes mais pesados são armazenados nos níveis inferiores das estantes e os de menor peso na parte superior”, especifica García Gambín.

Do ThyStore para o Easy WMS de forma eficaz

A Hero España deixou de utilizar definitivamente o ThyStore para começar a gerenciar seu armazém automático em Alcantarilla com a última versão do Easy WMS da Mecalux. De acordo com García Gambín, “o principal motivo foi a obsolescência informática. O atual ThyStore trabalha com o Windows XP e cada vez é mais difícil encontrar hardware compatível, sem falar da falta de suporte para esse sistema operacional. Portanto, a melhor opção foi realizar a migração para o Easy WMS”.

A equipe técnica da Mecalux Software Solutions atualizou o SGA da Espanha nas seguintes etapas:

  1. Definição da análise funcional. Trata-se de um documento que coleta todas as funcionalidades que o sistema Easy WMS da Hero España integra.
  2. Configuração e desenvolvimento do SGA conforme o layout determinado e das funcionalidades estabelecidas na análise funcional.
  3. Testes com o Sistema de Controle de Transporte (SCT) Galileo para validar que se comunica corretamente com o Easy WMS visando mover os paletes pelo armazém.
  4. Instalação de um ambiente de testes para que a equipe da Hero España possa familiarizar-se com o novo SGA.
  5. Teste e validação das comunicações com o ERP SAP.
  6. Simulação do início para testar a primeira percepção da Hero España com o Easy WMS.
  7. Implementação do sistema in situ na instalação de Alcantarilla.

Logo depois, a Mecalux fez um monitoramento durante duas semanas no mesmo centro para verificar se tudo funcionava tal como estava previsto a fim de poder resolver qualquer problema com rapidez. Atualmente, esse monitoramento também prossegue com o sistema remoto.

Vantagens de instalar o Easy WMS

A mudança do ThyStore para o Easy WMS da Mecalux representa um salto qualitativo na gestão de todo o armazém. O motivo é que esse sistema oferece uma extensa gama de funcionalidades para abranger qualquer tipo de necessidade logística e está preparado para acompanhar o negócio em seus planos de desenvolvimento futuro.

O fato de fazer a migração em etapas diferentes permitiu que fossem realizados todos os testes necessários, detectando possíveis falhas para solucioná-las antes de sua implementação. “A atualização foi realizada sem interferir em momento algum no correto funcionamento do armazém, no recebimento ou na expedição, não sofrendo nenhum tipo de atraso nos dias de sua implementação”, indica o warehouse manager da Hero España em Alcantarilla.

Um dos maiores benefícios da migração do ThyStore para o Easy WMS é que facilita o controle do estoque de forma automática, o que minimiza qualquer possibilidade de erro. O sistema indica aos operadores os contêineres que devem ser extraídos ou o critério que deve ser aplicado para armazenar os produtos, tais como o FIFO (first in, first out).

Da mesma forma que o ThyStore, a nova versão do Easy WMS se comunica permanentemente com o ERP SAP da Hero España. A empresa utiliza o SGA da Mecalux para gerenciar tanto o armazém de produção quanto o de matéria-prima, além de dirigir a mercadoria para um de seus dois destinos: fazer a reposição na área de picking ou a expedição de paletes completos.

Benefícios para a Hero España

  • Atualização eficiente: O Easy WMS foi implementado no armazém da Hero España em sete etapas diferentes para garantir que não ocorram erros em sua implementação e sem interromper nenhuma das operações.
  • Software mais eficiente: A Hero España tem um SGA muito mais moderno e que oferece mais recursos, preparado para se adaptar às eventuais mudanças e ao aumento da produção.
  • Alto desempenho: o armazém automático proporciona uma grande produtividade, uma vez que é capaz de gerenciar a entrada e saída de 2.500 paletes por dia.
Centro logístico da Hero España em Alcantarilla
Capacidade de armazenamento: 30.720 paletes
N.º de referências armazenadas: 1.500
N.º de paletes recebidos por dia: 1.250
N.º de paletes que saem do armazém diariamente: 1.250

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento